Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Como Fazer Um Upgrade de Processador

        254.488 Visualizações     3 comentários     Tutoriais   

Uma série de tabelas mostrando que processadores você pode instalar em seu micro sem trocar sua placa-mãe atual.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Este tutorial é para aqueles usuários que querem trocar o processador da máquina por um mais potente mas não têm idéia de quais processadores o seu micro aceita. Neste tutorial listaremos todos os modelos de processadores que você pode instalar em seu micro sem substituir a sua placa-mãe atual.

Para fazer um upgrade de processador você precisará saber duas coisas sobre sua placa-mãe: o tipo de soquete do processador e o clock máximo do barramento externo (também conhecido como FSB, Front Side Bus ou Barramento Frontal – para os processadores da AMD com arquitetura AMD64 você não precisa desta informação). Essas duas informações estão no manual da sua placa-mãe. Se você não tem mais o manual da sua placa-mãe, leia nosso tutorial Como Descobrir o Fabricante e o Modelo de sua Placa-Mãe .

Há algum muito importante sobre manuais de placas-mães: normalmente eles trazem informações equivocadas sobre o processador mais rápido que você pode instalar em sua placa. Isto acontece porque normalmente os manuais são escritos bem antes de todos os modelos de processadores estarem disponíveis no mercado, ou seja, sua placa-mãe pode aceitar um processador mais rápido do que o manual está dizendo.

Você só pode trocar seu processador por outro que use o mesmo tipo de soquete. Caso contrário, você precisará trocar também a sua placa-mãe (e talvez outros componentes, como memória, se a sua nova placa-mãe usar um tipo diferente de memória, por exemplo).

Nas próximas páginas listaremos todas as opções de upgrade de processador possíveis dependendo do soquete para processadores da sua placa-mãe.

Antes de trocar seu processador recomendamos que você faça um upgrade de BIOS na sua placa-mãe. Leia nosso tutorial Como Fazer Um Upgrade de BIOS para mais detalhes. Com este procedimento você garante que sua placa-mãe reconhecerá seu novo processador. Muitas vezes quando você instala um novo processador que você sabe que sua placa-mãe aceita e o micro não liga é porque você precisa fazer um upgrade de BIOS na sua placa-mãe. Para efetuar este procedimento, você terá de instalar o processador antigo de volta. Evite este inconveniente fazendo um upgrade de BIOS antes de trocar o seu processador.
 
Em nosso tutorial Como Aplicar Corretamente a Pasta Térmica você encontrará informações detalhadas de como substituir um processador. Claro que este procedimento deve ser feito com o micro desligado.

Após substituir o processador você terá de rodar um programa de identificação de hardware como o Sandra, o Hwinfo ou o CPU-Z para verificar se seu novo processador está rodando com o seu clock correto ou não. Se não estiver, você precisará entrar no setup da sua placa-mãe (pressionando a tecla Del durante a inicialização do micro) e modificar a configuração do seu processador. Isto é normalmente necessário quando você troca seu processador atual por um que requer um clock externo maior.

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Na minha opinião a parte do artigo falando do skt 775 ficou meio dúbia.

O artigo diz assim:

* Placas-mãe soquete 775 antigas não suportam os processadores Pentium D, Pentium Extreme Edition, Core 2 Duo, Core 2 Extreme e Core 2 Quad. Isto porque esses processadores necessitam de novos requisitos de alimentação.

Me parece que a frase diz que se uma placa mãe não suporta um Pentium D, ela não vai suportar um Core2Duo, mas se ela suportar um Pentium D, ela vai suportar um Core2Duo.

E não há nenhuma observação na tabela dos Core2Duo.

Eu tenho uma Abit NI8-SLI, que por causa do chipset nForce 4 SLI (Intel), teoricamente não roda um Core2Duo. Nãoo sei se ela roda porque nunca testei, mas baseado que ela tem o mesmo chipset da Asus P5ND2-SLI (que tem um tópico só sobre esse assunto aqui no fórum), que não roda o C2D, pressumo que a minha não roda.

Nem cheguei a pesquisar muito se o NF4 SLI roda ou não, porque a placa está encostada. Mas aproveitando o gancho do artigo eu pergunto: um nForce4 SLI, roda ou não roda um C2D? Porque o barramento de 1066 ele tem...

Se realmente não rodar, precisa de uma mexidinha colocando uma observação no artigo de que nem toda placa que roda Pentium D/EE, roda C2D. Só para elucidar mais...

Abs,

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se voce acessar o site da Abit voce vai ver que no item processador sua placa-mãe suporta os seguintes processadores:

Socket 775 for Intel® Pentium 4 / Pentium 4 EE / Pentium D / Pentium XE / Celeron D processors.

O motivo dela não suportam os processadores Pentium D, Pentium Extreme Edition, Core 2 Duo, Core 2 Extreme e Core 2 Quad, é que eles necessitam de uma corrente eletrica maior do que os antigos processadores, tendo em vista que as empresas fabricam placas mães baseadas nas especificacoes, imagine que os Pentium 4 / Pentium 4 EE / Pentium D / Pentium XE / Celeron D vamos supor que estes processadores usem uma alimentacao de 3.3V (não sei o valor exato pois varia em alguns modelos) e uma corrente eletrica de 20A e que os Pentium D, Pentium Extreme Edition, Core 2 Duo, Core 2 Extreme e Core 2 Quad, usem o mesmo 3.3V mais com uma corrente eletrica de 35A, as placas maes estavam desenvolvidas para fornecer 20A e não 35A por isso elas não suportam, sao questoes eletricas do processador.

:D

Isso acontece porque houve uma imenda, pois a intel tem a mania de que para cada novo processador usar um soquete diferente, coisa que a AMD não fez com o seu soquete 462 que comecou com os K7 600MHz e foi ate os ATlhons XP/Sempron 462 de 3200+ 2.6Ghz.

:-BEER

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora