Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste do Cooler Scythe Ninja3


     36.000 visualizações    Refrigeração    13 comentários
Teste do Cooler Scythe Ninja3
Produto Recomendado

Como Testamos

Testamos o cooler com um processador Core i7-860 (quatro núcleos, 2,8 GHz), que é um processador soquete LGA1156 com TDP (Thermal Design Power) de 95 W. De modo a aumentar o máximo possível a dissipação térmica do processador, fizemos um overclock nele, colocando-o para trabalhar a 3,3 GHz (clock base de 150 MHz e mutiplicador em 22x) mantendo a tensão de alimentação do processador (Vcore) original, que foi o overclock máximo que conseguimos usando o cooler original do processador. É interessante notar que nós poderíamos ter aumentado o clock desse processador ainda mais, mas como queríamos incluir o cooler padrão em nosso comparativo preferimos manter esse overclock moderado.

Nós fazemos medições de ruído e temperatura tanto com o processador ocioso ("idle") quanto em carga total. Para conseguirmos 100% de uso de todos os núcleos do processador, rodamos o programa Prime 95 25.11 (nessa versão, o programa ocupa todos os núcleos disponíveis) na opção "In-place Large FFTs".

Nós comparamos o cooler testado ao cooler padrão da Intel com base de cobre, que vem com o processador usado, e com outros coolers. Importante notar que no passado testávamos coolers com um processador soquete LGA775 e por isso re-testamos coolers "antigos" nesta nova metodologia. Com isso você poderá encontrar valores diferentes dos publicados na próxima página em nossos testes mais antigos.

As medidas de temperatura ambiente foram obtidas com um termômetro digital. A temperatura dos núcleos foi dada pelo programa SpeedFan (que é dada pelo sensor térmico do processador). Nesse caso, foi utilizada a média entre as temperaturas lidas nos núcleos. Durante os testes, o gabinete foi mantido com o painel esquerdo aberto.

A medida do nível de pressão sonora foi obtida com um decibelímetro digital, com o sensor a 10 cm da ventoinha. Paramos as ventoinhas do gabinete e do cooler da placa de vídeo para que estas não influenciasse no resultado, mas mesmo assim a medida obtida serve apenas para fins de comparação, pois uma medição precisa de nível de pressão sonora precisaria ser feita em uma sala com isolamento acústico e sem nenhuma outra fonte sonora atuando, da qual não dispomos.

A pasta térmica usada foi a que veio com o cooler, como em todos os demais testes.

Configuração de Hardware

Configuração do Sistema Operacional

  • Windows 7 Home Premium 64 bits

Programas Utilizados

Margem de Erro

Adotamos uma margem de erro de 2 °C. Com isso, diferenças de temperatura inferiores a 2 °C não podem ser consideradas significativas. Em outras palavras, produtos onde a diferença de temperatura seja inferior a 2 °C deverão ser considerados como tendo desempenhos similares.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Pois é, ele grande mesmo, e um ótimo desempenho.

Só não comprei ele, pelo tamanho, não daria pra fechar a lateral, a não ser se fizesse um rombo.:D

Peguei o Kabuto, que também foi recomendado, e ainda to usando uma ventoinha de 110CFM da Scythe, ficou ótimo.

O que mais me agrada na Scythe, são os preços, paguei U$ 45,00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:) Realmente ele é enorme, eficiente e tem um visual fantástico. Ele não brilha, faísca! O desenho no topo desse cooler também foi bem bolado. Vi um vídeo dele no YouTube, no qual o cara o instalou com a ventoinha virada para a parte superior do gabinete, e pelo jeito o resultado foi muito bom. O que também achei legal é que instalando o "Ninja 3" dessa maneira, apesar de grande, ele não interfere com nenhum slot de memória.

Parabéns pelo teste,como sempre!

scytheninja3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Scythe faz bons coolers a precos justos! e de praxe sao enooooormes! esse ninja3, kabuto, zipang, etc... antes de compra-los, você precisa checar o espaco no gabinete e nas memorias.

e detalhe esse cooler pesa 1 kg!!! ainda bem q vem com placa de suporte, pois outros modelos nao tem (kabuto)!

mas nao existe milagre, a esse preco, quase metade dos modelos top de linha eles com certeza economizaram em algum lugar. Por exemplo, na ventoinha q apesar de ser pwm, nao tem rolamento de metal e sim buchas. E para fixar a fan usa usa ´grampos de arame´, algo meio duvidoso a primeira vista. A qualidade de construcao e boa, mas nao se compara a uma prolimatech ou zalman, perecebe-se principalmente nas aletas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual dos dois é melhor. Esse do teste ou o Mugen-2. Li por aí que a Scythe lançou a revisão B, do Mugen-2. Gostaria de ver o teste desse novo modelo nessa nova metodologia.

Em Nível de ruído nominal: o Scythe Ninja 3 é 37 dBA, e o Mugen-2 é somente 26,5dBa.

Scythe Mugen-2 - Ocioso: 41dBa, em Carga Máxima: 46dBa e 54 ºC

Scythe Ninja 3 - Ocioso: 39dBa, em Carga Máxima: 55dBa e 57 ºC

Por ter 8 heatpipes, o Scythe Ninja 3, não deveria ter baixado mais a temperatura do que o Scythe Mugen-2?

Esse dBa máximo, torna-se insuportável a partir de quanto?

55dBa pode ser considerado silencioso?

Esses coolers cabem no gabinete Leadership Gamer II Blue Eye, e placa mãe Asus M2n-e?

Valeu! :eek:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara...dizer qual é o melhor e difícil... acho q vai de gosto e preco q você vai conseguir comprar...

os 2 nao devem ter performance mt diferentes.

e se você pensa em performance, você pode colocar 2 ventoinhas neles, apesar de que nao sei se acompanha outro par de presilhas.

E você também pesquisar outros modelos de coolers da scythe... da uma olhada no ´grand kama cross´... outro modelo gigantesco e q deve ter uma performance excelente também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, desde a primeira página pensei "claro que tem o selo de produto recomendado, se esse monstro não conseguir fazer o trabalho direito, o que mais irá?"

Mas confesso que me espantei com o preço. Uma grata surpresa, especialmente pelo tamanho massivo do bicho de 1 kg. E com baixo nível de ruído e a dupla opção de gerenciamento de rotação de ventoinha, esse é recomendado com louvor mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho lá minhas dúvidas se esse monstro vai em qualquer placa mãe sem causar problemas por causa do tamanho. Eu tenho um "simples" Iceage prima boss II e já não posso usar um dos bancos de memória...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!