Imprimir artigo
SLI vs. CrossFire
por em Tutoriais
Última atualização:
337.263 visualizações
Página 8 de 8

Como montar arranjos CrossFire

Vamos agora dar algumas dicas importantes caso você queira montar arranjos CrossFire..

Mas, primeiro, vamos falar um pouco da compatibilidade entre placas de vídeo, pois, diferentemente do SLI, o CrossFire permite que você use placas de vídeo diferentes.

As placas de vídeo não precisam ter o mesmo clock ou quantidade de memória, mas elas têm de ser obrigatoriamente ser da mesma família. Nas placas cujo número de modelo é formado por quatro números, os dois primeiros números precisam ser iguais. Por exemplo, você pode misturar uma Radeon HD 7850 com uma Radeon HD 7870, mas não pode misturar nenhuma delas com uma Radeon HD 7770.

Já nas placas mais recentes, com nome de modelo começando com “R”, você só pode misturar placas com exatamente o mesmo nome. Por exemplo, você terá de ter obrigatoriamente duas Radeon R7 260, não podendo misturar uma Radeon R7 260 com uma Radeon R7 260X.

Em caso de dúvida, veja as tabelas de compatibilidade disponíveis aqui.

Para montar arranjos CrossFire, você deverá:

  • Ter uma placa-mãe com pelo menos dois slots PCI Express x16 e que seja compatível com o modo CrossFire. Você poderá verificar isso indo ao site do fabricante da sua placa-mãe (ASUS, ASRock, Gigabyte, MSI, etc.) e procurando pela página de especificações técnicas da sua placa-mãe. Procure, nesta página, por “CrossFire”. Se não houver nenhuma referência a esta palavra, muito provavelmente sua placa-mãe não é compatível. Não deixe de ler a página “Sobre slots PCI Express” que apresentamos anteriormente com dicas de como escolher a placa-mãe ideal.
  • Ter duas (ou mais) placas de vídeo compatíveis, conforme explicado na introdução deste tópico.
  • Conferir se a sua fonte de alimentação dará conta do recado ou se você precisará comprar uma nova fonte. Assista ao nosso vídeo “Como calcular a potência da fonte de alimentação”. Além de verificar a potência da fonte, você deverá verificar se a fonte tem conectores de alimentação auxiliar suficientes para todas as placas (é possível usar adaptadores, porém não recomendamos).
  • Verifique se é necessário conectar as placas de vídeo com pontes. Esta informação está disponível nestas tabelas (células marcadas com “no bridge required” ou “no connector required” indicam conexões que não necessitam de pontes).
  • Após instalar o hardware e ligar o computador, o driver de vídeo detectará o arranjo CrossFire e adicionará opções de configuração antes inexistentes. Recomendamos que você abra o driver (ícone do Catalyst Control Center próximo ao relógio) e certifique-se que o modo CrossFire foi ativado.
AUTOR
Gabriel Torres
Gabriel Torres
Editor Executivo

Gabriel Torres criou o Clube do Hardware em maio de 1996, onde escreve artigos e coordena o trabalho dos nossos diversos colaboradores. É também autor de 24 livros sobre hardware, redes e eletrônica. Foi, de 1996 a 2007, colunista do suplemento de informática do jornal O DIA (RJ). Morou nos Estados Unidos de 2007 a 2013 e atualmente mora na Austrália.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM VÍDEO
ÚLTIMOS ARTIGOS
529.492 usuários cadastrados
1.248 usuários on-line