Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ESP8266 - A Pequena Maravilha para Comunicação WIFI


aphawk

Posts recomendados

Pessoal, existem maneiras muito mais simples de se fazerem as coisas do que vocês estão fazendo. Pareçem masoquistas kkkkkkk!!!!!

 

Prá quê reinventar a roda tantas vezes em seguida ? Ficar dependendo de comandos AT, filtrando respostas.... logo vocês vão refazer um parser, perdendo um tempo enorme, em vez de se dedicarem a construir a aplicação que vocês precisam !

 

Continuam insistindo em usar comandos simples em linguagens simples, em vez de usar comandos sofisticados com linguagens avançadas, que permitem vocês ganharem um tempo enorme e atingir os resultados sem esse sofrimento todo ...

 

Eu poderia ter mostrado isso para vocês antes, mas esperei para ver aonde vocês chegariam.....  Acho que vocês ainda não compreendem como as linguagens Basic modernas vieram para facilitar a vida dos programadores .... sempre temos de manter a mente aberta, e ver o que os outros estão fazendo e usando também, não é ?

 

Vejam isto aqui :

 

http://www.esp8266basic.com

 

O cara fez algo muito inteligente : comandos de altíssimo nível, rodando diretamente dentro de qualquer ESP8266, fazem a conversa via Web muito mais simples. A ideia do cara em fazer a programação via browser, poder rodar, fazer o debugger direto no browser, enfim tudo isso permite andar em largas passadas em vez de passinho a passinho ! O interpretador do cara é bem feito, rápido, e está sempre sendo aperfeiçoado.

 

Deem uma boa olhada porque isso aí facilita 20 vezes qualquer aplicação..... se não entenderem de cara, insistam, porquê é uma mudança total de enfoque !

 

Vejam os exemplos de programas, e quais os comandos que isso suporta. Até a parte gráfica é feita pelo programa rodando direto no ESP8266, em vez de voce ficar maluco pegando os dados dele e fazendo o seu programa HTML desenhar em seu browser.... Deixem isso para o próprio ESP8266 se preocupar em fazer, usando os novos comandos dessa linguagem !

 

Eu escolhí esse sistema para meus novos projetos, pois os comandos de altíssimo nível evitam eu perder meu tempo com HTML, que é o pesadelo de todos que estão tentando fazer algo mais sério com os ESP8266. Logo vocês vão empacar exatamente aí...

 

Mas sintam-se à vontade para continuarem a "escovar bytes" sofrendo com o C e misturando HTML nos projetos....

 

Afinal não disseram acima que " o C é muito mais flexível e poderoso que o Basic" ?  :oops:

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@aphawk , pensei que ia nos mostrar Lua.

 

1 hora atrás, aphawk disse:

Mas sintam-se à vontade para continuarem a "escovar bytes" sofrendo com o C e misturando HTML nos projetos....

Afinal não disseram acima que " o C é muito mais flexível e poderoso que o Basic" ?  :oops:

 

Baixo nível trás flexibilidade e poder sim, mas a um preço alto. Eu não gosto...

 

Pode vi a ser "necessário".

 

47 minutos atrás, ViniciusKruz disse:

Prometo que vou analisar tudo. hehe

 

Com certeza também vou dar uma olhada. Meus primeiros projetos estão próximos.

 

Update

 

Putz, esse negócio é mesmo alto nível!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm ,

 

Embora eu seja obrigado a rodar scripts LUA em meu radiocontrole, eu percebi que muita gente reclama de bugs na implementação do LUA para os ESP8266. Por isso que pesquisei e achei algo que para mim é superior e bem mais amigável, que é esse Basic para ESP8266.

 

Esse Basic é gratuíto, meu amigo. Mas, diferente do baixo nível do C, tem comandos de altíssimo nível.

 

E tem uma vantagem bem interessante : suporta inclusive os navegadores dos celulares Android e IOS ! Já tive muita dificuldade em fazer com LUA um programa que funcionasse tanto no Firefox, Safari e Chrome, e quando lí isso sobre suporte aos navegadores do IOS e do Android, logo me interessei.

 

 

@ViniciusKruz ,

 

Pois é, eu dei uma lida no seu ultimo código e percebi que além de estar escovando os bits ( coisa que eu faço em ASM quando preciso de velocidade absurda, mas detesto ... ), ainda vai acabar reescrever o Parser do C para conseguir pegar os retornos dos comandos AT..... e depois você ainda ia chegar na pior parte : HTML para poder fazer o que você precisa no browser ..... que é onde todos acabam parando ! Por isso resolvi postar essa nova opção, que facilita muito fazer coisas sofisticadas.

 

Pessoal, recomendo que vocês façam esta sequência de exemplos, o tutorial é bem legal e muito fácil de obter resultados imediatos :

 

http://www.esp8266.com/viewtopic.php?f=40&t=9868

 

 

Boa diversão !

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, eu realmente imagino o pesadelo que deve ser desenvolver uma interface em C para se comunicar com o mundo exterior (celulares e cia), mas eu sou realmente um escovador de bits da velha guarda e ainda gosto de desafios, faz o resultado final dar mais satisfação. Realmente gosto de conhecer as entranhas das coisas (às vezes eu acho que tenho um pouco de Dilbert, ou às vezes muito em alguns momentos de inpiração, mas certamente muito menos que o nosso colega @aphawk , este supera o Dilbert longe), um ASM é a melhor coisa para isso, e o desempenho é imbatível, mas às vezes poder fazer as coisas com muito mais facilidade não tem preço.

 

Bom mesmo é poder combinar as duas coisas, o tremendo poder de fogo de um assembler e C com a facilidade de programação de um Bascon (infelizmente não tem para o ESP8266) e outras linguagens de alto nível.

 

@ViniciusKruz  Você por um acaso está usando o Eclipse ? Qual é a diferença entre a IDE do Arduino para o Eclipse ? Um coisa que me chateia um pouco na IDE do Arduino é que ela é muito crua e de compilação muito lenta. Eu, que já programei muito em Delphi, estranho bastante o quanto ela é tosca e sem nenhuma facilidade, isto atrapalha bastante o desenvolvimento.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, aphawk disse:

Esse Basic é gratuíto, meu amigo.

 

Assunto bem lembrado! Ainda vou dar uma olhada na licença ou nos termos de uso.

 

5 horas atrás, aphawk disse:

suporta inclusive os navegadores dos celulares Android e IOS !

 

Pelo que entendi, ele escreve o HTML e deixa a compatibilidade de CSS com a pessoa.

 

5 horas atrás, aphawk disse:

vai acabar reescreverendo o Parser do C para conseguir pegar os retornos dos comandos AT

 

Minha sugestão foi procurar um parser que já esteja pronto, e com isso ainda aproveitar o C. Na realidade, eu estava fora de contexto tinha em mente aquele ambiente do Arduino, com setup() e loop(). Eu acho aqueles sketches tão bonitinhos...

 

Mas logo percebi que a coisa sendo feita é diferente.

 

21 minutos atrás, Intrudera6 disse:

eu sou realmente um escovador de bits da velha guarda e ainda gosto de desafios, fazer o resultado final dar mais satisfação. Realmente gosto de conhecer as entranhas das coisa

 

Você já tentou calcular o preço disso na sua vida?!

 

Se pra você a vida não poderia ser melhor, então talvez esteja tudo bem. Afinal, programadores de baixo nível existem, e sem eles não temos hoje.

 

Mas tenha em mente o seguinte. Eu já conheci programadores de baixo nível com uma abordagem de alto nível. Parece mais sadio! Buscar padrões de projeto, trabalhar arquiteturas de software, pesquisar e querer fazer coisas "orientação a objetos em C", camadas, ou ao menos bibliotecas. Já ouviu falar?!

 

Eu faço pouca ideia de como se pratica orientação a objetos em C , porque conheço de menos e sei que C veio longe da orientação a objetos, mas os comentários de quem buscava "simular" isso me pareceram extremamente interessantes, de um ponto de vista de engenharia e economia.

 

23 minutos atrás, Intrudera6 disse:

Um coisa que me chateia um pouco na IDE do Arduino é que ela é muito crua e de compilação muito lenta.

 

Lenta quanto? Tem um exemplo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu prezo mais hoje, quase 60 anos nas costas, é fazer a coisa funcionar com o menor esforço possível. E para isso dependo de uma linguagem de alto nível em termos de comandos. Por exemplo, em uma única instrução no Bascom eu configuro completamente o hardware interno do Atmega328 para criar um buffer de comunicação serial, já interrupt-driven, definindo todo o formato que vou utilizar. Isso é ganhar tempo.

 

Em outras linguagens, ou tem de fazer na marra com um monte de instruções e loops, ou vão depender de uma bilioteca que alguém tenha feito, e sem nenhuma garantia de que tudo foi testado. Aí aparece um probleminha e o cara vai perder um tempão prá resolver. Não é o que eu gostaria de fazer hoje em dia ...

 

Quanto ao Arduíno, tudo bem, existem trocentas bibliotecas prontas para fazer a mesma coisa,  e quando eu acho um programa interessante, tento compilar, e nada ... depois descubro que tem 5 bibliotecas com o mesmo nome, cada uma feita por uma pessoa diferente, e que não são 100% compatíveis entre si (!!!!), depois de muita pesquisa encontro qual é a versão que o autor usou; baixo ela, e quando vou compilar aparecem erros .... e descubro que para funcionar na IDE atual tem de declarar outras coisas....

 

Definitivamente, DETESTO isso !

 

Não tem lógica nenhuma, e um engenheiro detesta coisas sem lógica ! É uma perda de tempo enorme.

 

Coisas semelhantes acontecem com o NodeMCU....

 

Isso me faz focar nesses novos Basic, se vocês repararem os autores dos Basics sempre são engenheiros, e isso tem muito a ver com o altíssimo nivel de poder dos comandos especialmente desenvolvidos para aproveitar ao máximo o hardware. Sempre são linguagens muito objetivas quanto à fazer as coisas com a menor quantidade de instruções.

 

Quanto a linguagens orientadas ao objeto, eu cheguei a programar em Assembler para os 8088 utilizando essa técnica, mas depois de algum tempo desistí pois tinha dificuldade em lembrar os Métodos.... e acabei desenvolvendo meu próprio SO, com minhas funções desenvolvidas para facilitar controle de processos. Era muito mais prático !

 

Paulo

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, aphawk disse:

Quanto a linguagens orientadas ao objeto, eu cheguei a programar em Assembler para os 8088 utilizando essa técnica, mas depois de algum tempo desistí pois tinha dificuldade em lembrar os Métodos.... e acabei desenvolvendo meu próprio SO, com minhas funções desenvolvidas para facilitar controle de processos. Era muito mais prático !

 

Sistema operacional de que? Como é o nome dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm

Programação para mim hoje é um hobby (que infelizmente tenho pouco tempo para praticar, e tenho outros hobbs que competem pelo tempo), mas eu praticamente larguei a programação convencional, agora só me interesso pelos microcontroladores. Tem tanto tempo que eu não programo em Delphi que eu nem conseguiria dar manutenção num programa que eu mesmo tenha escrito no passado. Mas eu ainda me lembro dos recursos e do maravilhoso debug.

 

O que eu acho estranho  é que um programa pequeno e simples demore alguns minutos para compilar e gere um arquivo de 250kbytes no Arduino IDE (isso chamando umas 6 bibliotecas apenas e com umas 600 linhas de código, este é o tamanho do programa que eu postei de exemplo e o seu arquivo .bin gerado), o Bascon é bem mais eficiente em todos os sentidos.

 

 

Mas como eu já disse antes, eu sou um recruta em C, antes de me meter na IDE do Arduino eu nunca tinha feito nada em C, e certamente programo em C de uma forma pouco eficiente (se é que se pode chamar isto de programação).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm ,

 

Chamamos de SOCO ... Sistema Operacional para Controle de Operações.

 

Isso ficou propriedade da empresa em que trabalhamos. Mas era uma coisa muito legal, multitarefas, com controle de prioridades. 

 

Portamos para o Z80, e era um conjunto grande de Macros,

posso dizer que mais de 30% de nossos programas eram feitos de Macros ! Claro que tinham de ser compilados com um Macro-Assembler, coisa que era bem nova nos idos de 1985....

 

@Intrudera6 ,

 

Esse problema que você citou é justamente o motivo do Windows ser a carroça que é .... 

 

O uso absurdo de bibliotecas faz com que um simples programa tenha de incluir um monte de código sem uso.

 

Um programinha pequeno para Arduino, quando compilado, você vê a quantidade de coisas que são processadas , que fazem uma enorme demora e também fazem os tamanhos serem grandes .

 

Mas é o preço que se paga para ter uma linguagem baseada em C++ . 

 

Sempre falo que se o Windows fosse escrito inteirinho em Assembler, ficaria mais de 100 vezes menor, umas 10 vezes mais rápido, mas demoraria 1000 vezes mais para ficar pronto !

 

Devemos muito ao C, meu amigo !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm ,

 

Não, são todos os eventos que sejam necessários para o controle de um processo industrial.

 

Por exemplo uma fábrica de chocolates na Bahia. Existem um monte de operações necessárias para que o chocolate surja a partir do cacau. Moagem, misturas, cozimentos, fornecimento de água, fornecimento de leite, tudo segue um processo padronizado pelo fabricante, que nos fornecia tudo detalhado, com a sequência de eventos, tempos envolvidos, quantidades , e tudo isso tinha de ser feito e monitorado pelo nosso hardware baseado em Z80.

 

A visualização de toda a planta era feita em um Apple II, o qual conversava com o nosso hardware e recebia todas as informações e mostrava na tela gráfica.

O operador do sistema podia mudar o processo, tempo, quantidade, tudo a partir do teclado do próprio Apple II.

 

O SO que fizemos tinha macros muito poderosas, por exemplo :

 

Macro Monitor( A1,0,20,0,100,A4>18,0,E200)

 

Essa macro cria um monitoramento da entrada analógica 1, que recebe sinais entre 0 e 20 mA, as quais tem de ser convertidas em valores entre 0 e 100, que aciona um alarme A4 caso o valor de entrada seja maior do que 18 mA, essa monitoração está ativa o tempo todo ( o valor 0 significa controlar a todo instante, tipo tempo real, e o valor dessa entrada , já convertido para um valor entre 0 e 100 tem de ser sempre enviado ao Apple II, como a informação de nome E200.

 

Veja bem, no meio de todo o programa em Asm, bastava eu colocar essa macro, e na compilação já incluia toda a rotina necessária para se fazer isso tudo ! E não havia nenhuma interferência entre as centenas de macros !

 

Demoramos uns 8 meses para criar o SOCO, mas depois disso o tempo para se desenvolver um controle de processo industrial baixou de 3 meses para menos de 20 dias.

 

Essa filosofia é a mesma que encontro no Bascom : posso criar funcões bem poderosas, e também aproveitar as funções já existentes.

 

Talvez por isso eu tenha me identificado tanto com ele.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@aphawk , eu sempre tive a "curiosidade" de sentir a dificuldade ou a facilidade de programar algo para o Z80. Você teria aí algo um tantinho mais interessante do que um "Hello World", que possa ser compartilhado?

 

Eu não sabia que se podia usar "macros" em ASM. Aliás, por que o nome é esse e não "função" ou "procedure"?

 

(fique à vontade para solicitar mover este gérmen de thread para um novo tópico)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm ,

 

Nossa.... eu não guardei nenhum programa daquela época !!!! Parei de mexer com Z80 e o 6502 em 1989. Depois disso foi tudo em 8088 e 80286.

 

Mas tem muita coisa na Internet com certeza.

 

O mais legal era usar os outros periféricos da família, como o Z80PIO e o Z80CTC. Precisava do Z80, Z80CTC, Z80PIO, mais um ADC0808, mais um AY5-1013, mais 2 x 1K RAM e mais 8 x 2K EPROM, para fazer o que um simples Atmega328 faz hoje 5 vezes mais rápido, com muito mais recursos extras.....

 

Lembre-se que o ASM não tem nada disso de função ou procedure.  Por isso que tinha de fazer com macros. Mas o que o linker fazia quando encontrava a tal macro era substituir ela por um monte de código em ASM, acertando as variáveis e os endereços do resto do programa.

 

 

Aqui neste link tem bastante coisa sobre o conjunto M80 / L80 , que era o que eu usava naquela época :

 

http://www.cybernostra.com/compclassica/msx/programacao/assembly/140-tutorial-l80-m80-bibliotecas-e-arquivos-relocaveis?showall=1&limitstart=

 

 

Seguem os manuais :

 

http://www.cybernostra.com/msx/Tutoriais/assembly/macro-80.pdf

 

http://www.cybernostra.com/msx/Tutoriais/assembly/link-80.pdf

 

 

Se quiser ver como se usa macro hoje em dia, segue como posso fazer com os AVRs :

 

http://www.avr-tutorials.com/assembly/writing-macros-avr-assembler

 

 

Paulo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, aphawk disse:

O mais legal era usar os outros periféricos da família, como o Z80PIO e o Z80CTC. Precisava do Z80, Z80CTC, Z80PIO, mais um ADC0808, mais um AY5-1013, mais 2 x 1K RAM e mais 8 x 2K EPROM, para fazer o que um simples Atmega328 faz hoje 5 vezes mais rápido, com muito mais recursos extras.....

 

Se hoje nós podemos considerar que um starter kit de Arduino custa 400 reais, um kit para aquela plataforma seria talvez uns 2 mil reais?!

 

adicionado 5 minutos depois
1 hora atrás, aphawk disse:

Aqui neste link tem bastante coisa sobre o conjunto M80 / L80 , que era o que eu usava naquela época :

 

http://www.cybernostra.com/compclassica/msx/programacao/assembly/140-tutorial-l80-m80-bibliotecas-e-arquivos-relocaveis?showall=1&limitstart=

 

[...]

 

Se quiser ver como se usa macro hoje em dia, segue como posso fazer com os AVRs :

 

http://www.avr-tutorials.com/assembly/writing-macros-avr-assembler

 

Obrigado. Com o que você disse, são suficientes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm ,

 

Muito mais caro .... eram usados pequenos racks, com placas pcb padrão de tamanho EUROCARD. Formavam um BUS de comunicação entre até 10 placas, então toda placa exceto a CPU e a fonte tinha de ter endereços configuráveis e usar transceivers tipo 74LS245 e 74LS373. Além disso, os conectores eram bem caros....

 

Uma placa tinha muita coisa nela para poder funcionar, por exemplo uma placa tinha a CPU e espaço para as memórias RAM e EPROM apenas.

 

Outra placa tinha o relógio de precisão em tempo real com backup de baterias ( era um monstro !!!! ) , o Z80CTC e a USART AY5-1013 para fazer a comunicação serial.

 

Outra placa tinha um ou dois Z80PIO com acopladores óticos. Outra placa tinha os conversores A/D, outra placa tinha memória SRAM protegida com backup de baterias ( outro monstro,,, ) e uma placa era a fonte de alimentação, que tinha de fornecer alta corrente para isso tudo.

 

Uma configuração mínima para controle industrial não saía naquela época por menos de US$ 7.000 de custo. Me lembro disso porque eu ganhava naquela época o equivalente a US$ 1.200 por mês, e um dos centros de custo de hardware de um projeto pequeno que fizemos eu olhei e pensei "poxa, são 6 meses de salário, e venderam por mais de 3 anos...." kkkkk é bom ter boa memória viu.....

 

Hoje, usando um Atmega328, deve sair menos de R$ 300,00 .......

 

Paulo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou colocar aqui a minha experiência com esse ESP8266BASIC :

 

Resolvi atualizar o firmware com a versão 3.0 , que é muito mais poderosa do que a 2.0. Fiz o que manda no site : Baixei o programa, liguei o meu NODEMCU na porta USB, apareceu como COM11, então rodei o programa, coloquei COM11, coloquei 4MB, apertei o botão FLASH, em seguida apertei também o botão RST, esperei dois segundos, soltei o botão RST, esperei mais 2 segundos e soltei o botão FLASH. Ai cliquei para fazer a gravação, esperei até aparecer as mensagens com os percentuais, fechei o programa, esperei 1 minuto e finalmente apertei o botão RST, e esperei dois minutos.

 

E nada .....

 

Fiz tudo de novo... e nada .....

 

Aí resolvi fazer a coisa da maneira mais séria :

 

Baixei o programa ESP8266Flasher.exe no arquivo Nodemcu-flasher-master.zip

 

Depois baixei os binários do ESP8266BASIC, no arquivo Basic-NewWebSockets.zip . Dentro dele, navegue para o subdiretorio Flasher, depois o Build, e depois o 4M . aí está o arquivo a ser gravado, com o nome ESP8266Basic.cpp.bin .

 

Aí , rodei o ESP8266Flasher, selecionei o arquivo que mostrei acima, fiz o procedimento dos dois botões de novo, e mandei gravar.

 

Aí sim, funcionou na hora, apareceu uma nova rede WIFI com o nome ESP, conectei nela, e logo de cara fui no SETTINGS e mudei para a minha própria rede WIFI, e defini um novo IP, que é o que eu sempre usei, 192.168.0.99 .

Salvei, e apertei o botão RST, e desta vez tudo funcionou, entrou na minha rede WIFI, acessei o IP, e apareceu o menú, conforme descrito no tutorial do ESP8266BASIC.

 

Fiz o novo programa que permite desligar e ligar a alimentação do modem da NET, que insiste em travar de vez em quando. E agora consigo desligar ele, espero uns 5 segundos, e ligo de novo.

 

Já está tudo funcionando de novo, e já recoloquei o NODEMCU na caixinha que fiz para isso, levei até a sala, e já liguei o modem da NET na caixinha. Problema resolvido !

 

Segue o grande programa em BASIC que eu acabei de fazer .... repare que assim que a minha caixinha é ligada na tomada, demora uns 30segundos até o ESP8266 entrar na rede, a seguir o programa roda automaticamente, já energizando o relé de cara :

 

cls
io(po,2,0) 
print "RELE REMOTO   "  
button "LIGA", [SetThePin] 
button "DESLIGA", [ResetThePin]  
wait 

[SetThePin] 
io(po,2,0) 
wait 

[ResetThePin] 
io(po,2,1) 
wait 


end 


 

Olha, mais fácil do que isso, impossível !!!! Aparecem até os botões com os nomes kkkkk !

 

Como é que tem gente que não gosta do Basic ?????????

 

Ah, roda sem problema no meu desktop, no meu Iphone, e no IPAD....

 

Paulo

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/08/2016 às 05:48, aphawk disse:

Pois é, eu dei uma lida no seu ultimo código e percebi que além de estar escovando os bits ( coisa que eu faço em ASM quando preciso de velocidade absurda, mas detesto ... ), ainda vai acabar reescrever o Parser do C para conseguir pegar os retornos dos comandos AT..... e depois você ainda ia chegar na pior parte : HTML para poder fazer o que você precisa no browser ..... que é onde todos acabam parando !

 

@aphawk  Paulo, eu geralmente uso esses recursos quando a coisa chega ao extremo. Quando comecei a programar microcontroladores aprendi ASM somente o suficiente pra entender a arquitetura e como a coisa trabalha, registradores, memória, registro de trabalho etc. Logo de cara conheci o Basic e com menos de 2 meses já estava programando uma coisinha ou outra, usei Basic por uns 2 anos naquela época, mas pra todo lado que eu citava o Basic eu era criticado, diziam: comercialmente nada é feito em Basic... entre um monte de outras coisas... daí eu, querendo começar a aprender algo que no futuro não tivesse que reaprender outra coisa "nova" por estar em desuso ou obsoleta, comecei a aprender C e demorei pelo menos uns 6 meses pra conseguir entender alguma coisa desta linguagem, daí pra frente adotei a IDE CCS C que uso até hoje e se eu tivesse cedido às pressões, já teria trocado para o C18 porque como todos sabem da fama, a IDE CCS C é mal falada por muitos, mas pra mim está passando de bom. Quando eu encontro algum obstáculo, como encontrei nesse caso dos comandos AT, eu esmiúço(escovo bits) o sistema, analiso cada variável, volto até no ASM se necessário, para ter toda a certeza se as divergências encontradas estão vindo da lógica, do código ou de algum BUG da IDE. Eu ia analisar a licença do Basic ESP8266, mas você já respondeu, é free, já é um bom começo, ainda hoje, aliás, agora mesmo, já estou com o ferro de solda ligado arrancando os fios do meu ESP e ressoldando para as conexões necessárias para os testes que sugeriu. PS: Depois de muito quebrar a cabeça, aprendi que linguagem boa é aquela em que a gente testa, tira as próprias conclusões e consegue fazer o que precisa com ela. Não tenho preconceito com linguagens não. Adotei o C há tempos atrás para microcontroladores, e hoje uso C# e a IDE VISUAL STUDIO pra programação para desktop. Aliás uso o Visual Studio justamente para acelerar as coisas, realmente não tenho tempo para ficar desenhando janelas em modo texto.

 

 

Em 20/08/2016 às 11:02, Intrudera6 disse:

Você por um acaso está usando o Eclipse ? Qual é a diferença entre a IDE do Arduino para o Eclipse ? Um coisa que me chateia um pouco na IDE do Arduino é que ela é muito crua e de compilação muito lenta.

 

Tentei usar o Eclipse, mas não gostei muito na época e acabei adotando a IDE CCS C pela quantidade de ajuda que encontrei. Não sei as diferenças entre estas IDEs, aliás tenho um Arduíno Mega aqui mas faço um teste ou outro com ele, realmente não uso.

 

Abraço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

 

Coloquei pra instalar o firmware, mas já tem meia hora e não termina nunca, daí surgiram umas dúvidas, não sei se estou fazendo corretamente. Tentei fazer pelo sistema deles:  https://github.com/esp8266/Basic/raw/NewWebSockets/Flasher/ESP_Basic_Flasher.exe

 

Baixei, ele encontrou a porta 5... tudo normal, tentei em todas as opções: 1m 2m e 4 m, todas elas falharam.

 

Parti pra segunda opção sua, peguei o flasher NODEMCU https://github.com/nodemcu/nodemcu-flasher/blob/master/Win32/Release/ESP8266Flasher.exe , selecionei o arquivo da pasta de build, 4M (ESP8266Basic.cpp) e dei start.

 

Isso demora mesmo?

Como saber qual memória meu esp8266 tem? Ele é um ESP 07 e no datasheet  não encontrei nada a respeito.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm ,

 

Pense em alto nível : o comando Button cria um evento, isto é, além de já desenhar o botão com o texo que quisermos dentro dele, ele cria uma espécie de interrupção: caso voce clique nesse botão, vai ser executado o programa associado ao botão.

 

O código é de uma simplicidade incrível mesmo.

 

 

@ViniciusKruz ,

 

Você definiu muito bem : quem escolhe a linguagem é você !!!!!!

 

Em 2009, eu criei o meu primeiro tutorial, era sobre usar Basic com os Pics.

 

Usava o Onhonsoft Pic Simulator :

http://www.oshonsoft.com/pic16.html

 

As críticas que escreveram sobre usar o Basic eram bem pesadas, muitos falavam o que você falou : ninguém fez produtos comerciais com isso. Outros diziam que nada ultrapassava o poder e a elegância do C.... Outros que nenhuma escola ensinaria Basic hoje em dia por ser ultrapassado.

 

Troquei algumas discussões boas com alguns membros, mas eu tinha um argumento muito bom : qualquer um aprende a programar em Basic em um décimo do tempo do que aprenderia a programar em C, e o altíssimo nível dos comandos em Basic permitem a qualquer um programar sem ter de ter todo o conhecimento dos registradores internos do PIC que é necessário a quem quiser fazer alguma coisa em C.

 

Olhando hoje, vejo que continuo certo nesses argumentos, e te digo mais :

 

Eu ganho dinheiro fácil com alguns pequenos produtos onde uso um Atmega328 ligado a um pequeno módulo GPRS, vendo para provedores de Internet via rádio em todo o Brasil.

 

Qualquer um pode fazer a mesma coisa, é achar um nicho de mercado e fazer o seu produtinho. 

 

Quem fala que não dá para viver de Basic não tem ideia nenhuma do que fala !

 

Agora, olhe isto aqui :

 

http://runbasic.com

 

O ESP8266Basic veio disso aí !!!!!!

 

Repare que agora posso rodar meus programas em Basic dentro de um Webserver  !!!!

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ViniciusKruz ,

 

Tenta pelo caminho que eu postei.... eu também sofri , mas com o programa correto a gente vê na hora a atualização sendo feita em tempo real na tela ! Ah, usei a velocidade padrão, que é a de 230K, atualizou em menos de 2 minutos.

 

Cuidado para selecionar o arquivo .bin com o mesmo tamanho de sua memória Flash.

 

Com apenas o módulo ESP07, vai ter de fazer um procedimento de aterrar um pino para entrar em modo de programação.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!