Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ESP8266 - A Pequena Maravilha para Comunicação WIFI


aphawk

Posts recomendados

Eu montei uma tabela correspondendo os pinos com as funções, vou mandar abaixo, acho que a versão 0.9 também vale para um ESP12F (V1.0):

 

PINOS ESP8266 com IDE Arduino / Basic



ADC0   A0    TOUT

PIN 16 D0    GPIO 16 USER  WAKE    
PIN 5  D1    GPIO 5  SCL(V0.9)
PIN 4  D2    GPIO 4  SDA(V0.9)           
PIN 0  D3    GPIO 0  FLASH SDA(ESP-1)
PIN 2  D4    GPIO 2  TXD1  SCL(ESP-1)   LED AZUL(V0.9)
PIN 14 D5    GPIO 14       HSPICLK MTMS
PIN 12 D6    GPIO 12       HSPIQ   MTDI
PIN 13 D7    GPIO 13 RXD2  HSPID   MTCK CTS0
PIN 15 D8    GPIO 15 TXD2  HSPICS  MTDO RTS0
PIN 3  D9    GPIO 3  RXD0
PIN 1  D10   GPIO 1  TXD0  SPICS1       LED AZUL(ESP-1)

PIN 9  SDD2  GPIO 9  SD2
PIN 10 SDD3  GPIO 10 SD3
PIN 8  SDD1  GPIO 8  SD1  MOSI
PIN 11 SDCMD GPIO 11 CMD  CS
PIN 7  SDD0  GPIO 7  SD0  MISO
PIN 6  SDCLK GPIO 6  CLK  SCLK

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ViniciusKruz ,

 

Olha , tem de tomar cuidado pois quando transmite esses ESP8266 consomem picos altos de corrente se estiverem configurados para alta potência de saida. 

 

Melhor usar baterias do que fontes tipo FAST.

 

@alexandre.mbm ,

 

Quando surgiram, faz uns 10 anos acho... eram a unica maneira de se comunicar com baixa potência.

 

Hoje é só mais uma tecnologia obsoleta em função do avanço de outras como esses ESP's .....

 

Paulo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, aphawk disse:

Ah, outra coisa, comprei 5 Eeproms de 4 Mb para trocar as de 512K dos meus ESP8266-01 , paguei R$ 8,64 pelas 5 peças kkkkkk

 

Assim poderei usar o Branch 3.0 neles ....

 

Sim, por isso que comprei as Eeproms para trocar !

 

http://www.ebay.com/itm/181981752783?_trksid=p2057872.m2749.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT

 

Caro, né ? kkkkkkkk

 

Paulo

 

 

Eu fiquei tão curioso, que acho que vou comprar para mim, mas encontrei uma alternativa com alguém vendendo 10 unidades (para o risco de queimar, e quem sabe até comprar a versão de 512KB e trocar por 4MB), o chip é o W25Q32FVSSIG, que é aparentemente mais rápido (50MB/s) que o de W25Q32BVSSIG (40MB/s) e quase pelo mesmo preço do de 5 unidades. http://www.ebay.com/itm/10Pcs-WINBOND-W25Q32FVSSIG-W25Q32FVSIG-25Q32FVSIG-SOP-8-IC-Chips-FLASH/282035997383?_trksid=p2047675.c100005.m1851&_trkparms=aid%3D222007%26algo%3DSIC.MBE%26ao%3D1%26asc%3D38702%26meid%3D46ea59fdd4ed4a7abe852e4b3ff1a86a%26pid%3D100005%26rk%3D1%26rkt%3D6%26sd%3D181981752783

 

W25Q32FVSSIG é compatível com o ESP8266 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Andei lendo mas não fixou. O que tem de tão especial no ZigBee?

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-765841173-modulo-zigbee-xbee-s2-_JM

 

Esse produto é fantástico, ao contrário do valor rsrsrs...

 

ZigBee é um protocolo de comunicação assim como TCP-IP. Esse anúncio do link, são os módulos (xBee), que usam o tal protocolo(ZigBee) que usei testando aqui . Com essas belezinhas dá pra montar uma rede, se você tiver 10 deles, ou quantos quiser, eles se comunicam entre si, ou seja, se quiser mandar um dado para o último, basta mandar para o primeiro que o dado vai passando de um para o outro até chegar lá. Eles são usados para transmitir dados pela porta serial de qualquer coisa, funciona da mesma forma que se você estivesse usando um cabo mesmo, só que com eles é wifi. Eles tem também porta ADC, varias IOs, PWM... tudo pode ser controlado via porta serial assim como os ESP8266

 

Veja o que dá pra fazer com eles:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-712924628-placa-io-zigbee-_JM

adicionado 13 minutos depois

Pessoal, uma dúvida aqui, como faz pra ligar o ESP8266 em um RTC DS1302? No DS1302 não  dá pra configurar um endereço como nas memórias, ou seja, tem que ter uma porta I2C só pra ele e como o ESP só tem uma porta I2C, como faz? Nos PICs dá pra criar uma segunda, terceira, quarta porta I2C, nos ESPs com Basic também é possível? 

adicionado 59 minutos depois
57 minutos atrás, ViniciusKruz disse:

ter uma porta I2C só pra ele

 

Desculpa, errei, este CI não é i2c, o pcf8583 sim é i2c mas me parece que dá pra ligar ele no mesmo bus i2c, vou estudar ele melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá para pendurar muitos periféricos I2C numa mesma porta , só que eles tem que ter obrigatoriamente endereços diferente. Mas no seu caso, eu usaria um DS3231, é muito mais preciso que este DS1302 e custa pouco (custa 0,75 USD), é fácil conseguir com ele 2ppm de precisão (5 segundos de erro por mês ou menos, mas quando novo consegue-se precisão melhor que 1 seg/mês). Eu coloquei um destes num frequencímetro e ajustei, consegui um erro melhor que 1 segundo a cada 3 meses mudando a capacitância do cristal TCXO por software.

 

http://www.ebay.com/itm/DS3231-AT24C32-IIC-Module-Precision-RTC-Module-Memory-Module-/141976856663?hash=item210e7ae857:g:kbwAAOSw~1FUXL96

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Intrudera6 ,

 

Essa memória não é o mesmo tipo da que o pessoal indicou que funciona... tem outro modo de comunicação.

Acho melhor não arriscar ....

 

@ViniciusKruz ,

 

A imensa maioria dos microcontroladores possuem apenas UMA porta I2C por hardware. Mas nada te impede de criar quantas portas você quiser, por software !

 

Não vejo a necessidade de se ter dois bus I2C .... afinal quase tudo que é CI I2C permite alterar o endereço dentro de uma pequena faixa. 

 

Eu usaria um RTC do tipo I2C, fica bem fácil de conversar com ele mesmo sem biblioteca.

 

A dica do @Intrudera6 é muito boa, esses DS3231 são muito precisos.

 

Só uma pergunta ao Intruder :

Qual era esse seu frequencímetro que tinha essa precisão toda para permitir corrigir um TCXO ??????

 

Paulo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, aphawk disse:

Eu usaria um RTC do tipo I2C, fica bem fácil de conversar com ele mesmo sem biblioteca.

 

A dica do @Intrudera6 é muito boa, esses DS3231 são muito precisos.

 

Então, tenho no meu "estoque" o DS1307 e o PCF8583, ambos são i2c, vou usar um desses mesmo, quanto à precisão, eu já consegui com o DS1302 cerca de 2seg/Mês mas foi colocando capacitores no cristal, foi uma precisão muito boa, mas sem os cristais ou com os cristais errados, fica uma porcaria mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

 

Estou usando um HP5385A com 10 dígitos de resolução (que comprei usado e deve ter mais de 20 anos de idade, mas muito bom), usando como referência uma base de tempo de 10MHz, um PICOSYNC versão 1 (que comprei usado pelo eBay) sincronizado pelo GPS, cuja precisão estimo em 1E-9 ou melhor (quando devidamente pareado com o GPS). Eu sou realmente muito chato com a precisão.

 

Com este HP consigo medir a frequência do TCXO do DS3231 com 5 casas decimais. Fiz um programa num Arduino em que eu posso mudar manualmente o ajuste de zero do capacitor de referência do DS3231 (que corrige a deriva térmica dele e consigo teoricamente uma precisão máxima de até 0,1PPM ajustando esta capacitância), fazendo isso consigo uma precisão enorme, pena que depois de alguns meses ele foge um pouco do ajuste, mas ainda continua com uma excelente precisão.

 

Mesmo tendo comprado estes equipamentos usados (com mais de uma década de uso) eles custaram alguns bons trocados, mas são uns brinquedos interessantes, e muito precisos.

 

Estimei a precisão colocando dois PICOSYNC (tenho dois) num Osciloscópio e observando a deriva entre eles num gráfico de lissajous. Eu desisti de ajustar o HP5385A pelo PICOSYNC, pois ele não era capaz de manter estável a frequência (na precisão que eu queria) e eu acabei ligando ele diretamente no PICOSYNC pela entrada de base de tempo externa dele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Intrudera6 ,

 

Caramba, põe chato nisso ein ( brincadeira... ) :D

 

Esse frequencímetro sozinho só tem precisão suficiente para ajustar a base de tempo para obter 2,59 segundos por mês .....  

 

Agora, 10-9 .... esse PICOSYNC deve ser uma maravilha !

 

Vou pesquisar sobre ele para aprender o que é kkkk !

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este PICOSYNC é um GPSDO com temperatura estabilizada, mas dá para encontrar coisas interessantes usadas no eBay para uso num laboratório caseiro por um preço acessível, por exemplo um relógio atômico de rubídio por menos de 200 USD.

 

O bom de uma referência de tempo usando o GPS é que ela nunca vai sofrer de envelhecimento, estará sempre precisa e não precisa de calibração (a não ser que os satélites saiam do ar).

 

Já ouviu falar de um CSAC (micro relógio atômico de césio) , precisão incrível que cabe num equipamento móvel. http://www.microsemi.com/products/timing-synchronization-systems/embedded-timing-solutions/components/sa-45s-chip-scale-atomic-clock, já vi vendendo no eBay por uns 1900 USD, se não me falha a memória.

 

Tem este GPSDO http://www.prnewswire.com/news-releases/symmetricom-now-offers-gps-disciplined-atomic-oscillator-modules-and-high-frequency-source-modules-147143545.html

 

Um Piconsync no eBay

http://www.ebay.com/sch/i.html?_odkw=GPSDO&_osacat=0&_from=R40&_trksid=p2045573.m570.l1313.TR0.TRC0.H0.Xpicosync.TRS0&_nkw=picosync&_sacat=0

 

 

Tem este GPSDO usado sem caixa http://www.ebay.com/itm/Trimble-GPS-Receiver-GPSDO-10MHz-1PPS-GPS-Disciplined-Clock-/262401923665?hash=item3d185f9a51:g:KIsAAOSwYudXG3wA

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Intrudera6

 

Vem cá, com essa preocupação toda com a precisão, imagino que: ou você projeta equipamentos para medicina ou então está pensando em ir a Marte!! Caramba meu, relógio atômico??!!!! KKKKKKKKKK Eu trabalho com relógios de ponto, desses de funcionários registrarem as entradas e saídas das empresas... a grande maioria deles ou adianta ou atrasa alguma coisa, inclusive os importados, eles tem uma precisão nada boa (nem todos, tem uns que são realmente bons), agora imagina só, se relógio de ponto, que deveria ser 99% preciso, mas não é, vejo duas razões: ou é praticamente impossível chegar a uma precisão de 99% ou então ninguém se importa com isto.

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@ViniciusKruz

Eu já conhecia os módulos e seus preços. Quer dizer que ele faz "rede mesh" sem TCP/IP?

 

Alguém poderia linkar um tutorial "hello world" de uma rede ZigBee?

 

@Intrudera6

Essa precisão toda... o hobby de vocês é projetar nave espacial?!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, ViniciusKruz disse:

@Intrudera6

 

Vem cá, com essa preocupação toda com a precisão, imagino que: ou você projeta equipamentos para medicina ou então está pensando em ir a Marte!! Caramba meu, relógio atômico??!!!! KKKKKKKKKK Eu trabalho com relógios de ponto, desses de funcionários registrarem as entradas e saídas das empresas... a grande maioria deles ou adianta ou atrasa alguma coisa, inclusive os importados, eles tem uma precisão nada boa (nem todos, tem uns que são realmente bons), agora imagina só, se relógio de ponto, que deveria ser 99% preciso, mas não é, vejo duas razões: ou é praticamente impossível chegar a uma precisão de 99% ou então ninguém se importa com isto.

 

 

 

Infelizmente eu só gasto dinheiro com isso, isto é um hobby um pouco caro (às vezes) mas as coisas duram bastante então o preço acaba se diluindo. Ser perfeccionista pode ser as vezes quase uma maldição.

 

Acho que deveriam se importar, registrar ponto é coisa séria. E estes DS3231 são muito precisos e bastante baratos, acho que agregaria muito ter uma precisão decente num relógio de ponto.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Alguém poderia linkar um tutorial "hello world" de uma rede ZigBee?

 

Não tem um Hello world, porque a comunicação usando ZigBee não difere em nada de uma comunicação serial comum usando um cabo pra conectar os equipamento. Aqui tem todos os detalhes dele:  http://www.rogercom.com/ZigBee/ZigBee.htm

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Intrudera6 disse:

Infelizmente eu só gasto dinheiro com isso, isto é um hobby um pouco caro (às vezes) mas as coisas duram bastante então o preço acaba se diluindo.

 

Concordo totalmente com você ....  olha meu Ebay :

 

 

Captura de Tela 2016-09-01 às 15.42.08.png

 

Mas melhor gastar com diversão do que com remédio de doença !

 

Paulo

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Intrudera6 disse:

Acho que deveriam se importar, registrar ponto é coisa séria. E estes DS3231 são muito precisos e bastante baratos, acho que agregaria muito ter uma precisão decente num relógio de ponto.

 

Os mais novos, que estão saindo agora são muito precisos, mas os primeiros depois da regulamentação do Ministério do trabalho eram uma negação, ainda tem muita fábrica fazendo porcaria por aí, tem muito equipamento de péssima qualidade, aqueles cartográficos, que registram o ponto em um cartão de papel, vixi, como são mal feitos, precisão nota zero. Chegam a atrasar ou adiantar 1 minuto ao mês, estou com um, mas este tem é defeito mesmo, que está atrasando 5 minutos por semana, mas esse vai ser consertado, porque passou de todos os limites hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk Eu compro mais que você, já estou em 670. Mas com eBay não gasto tanto assim, a minha despesa de lazer pesada é com viagens (que nesse caso o buraco é bem mais embaixo), e o meu lazer semanal é cinema, eu sou fanático por ficção científica, por sinal neste sábado vou ver o novo Star Trek, Sem Fronteiras.

 

Mas eu ainda não me meti em criar uma rotina para acessar o BME280 em basic, ainda está me faltando tempo e também um pouco de coragem (acho que gastarei muitas horas para isso). Uma das etapas era testar a I2C do ESP-1, e verifiquei que ele encontra o BME280, isto sem precisar colocar nenhuma resistência no SDA e SCL.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Intrudera6 ,

 

Caramba...  isso me deixou muito feliz porque tava achando que eu tinha alguma doença consumista kkkkk  agora que você disse que compra  mais que eu já me sinto "normal" !

 

Nos meses frios eu gasto no Ebay... nos meses quentes é com pesca mesmo !

 

Eu assistí ontem o Star Trek ... eu sou um trekker também !

 

Eu usaria um resistor de 4K7 nas linhas de SDA e SCL.

 

@ViniciusKruz ,

 

Opa que plaquinha legal !!!  Parabéns !

 

É muito bom ver que estamos todos progredindo com esse brinquedo !

 

Paulo

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para que eu vou colocar mais uma carga em cima das IOs do ESP8266 se está aparentemente funcionando sem ? Mas se for realmente necessário, ao invés de 4,7K porque não 10K ?

 

O fato de comprar um pouco mais do que você não significa que não sejamos consumistas, esta doença está muito mais disseminada do que você pensa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Intrudera6 e @ViniciusKruz ,

 

Calma, não respondam assim de antemão sem analisar os circuitos.... eu não sei quais pinos serão usados para isso !

 

Eu uso o Nodemcu, e apenas alguns pinos tem resistores de pull up.... e o ESP8266Basic permite eu escolher os pinos !

 

Se eu mudar os dois pinos que normalmente são usados, vou ter de colocar os resistores !

 

A norma original recomenda mesmo resistores de 10K, mas para altas velocidades é melhor usar 4K7 para diminuir um pouco o efeito capacitivo que arredonda um pouco o sinal. Isso vem da prática de muita gente que já postou sobre esse assunto,  afinal hoje é normal I2C a 400 Khz, e quando a Phillips criou esse Bus, a velocidade era 10Khz ( vixeeeee  ) :eek:

 

Paulo

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk @Intrudera6

 

Os resistores é só uma questão de hábito mesmo (minha avó já dizia "o seguro morreu de velho!!!"), pelo que li, os ESPs já tem realmente os pull ups internos porém eu vi um camarada aconselhando o uso de um pull up externo, os valores em 4k7 são só modo de dizer mesmo, é que por padrão usa-se este valor nas linhas i2c, mas no caso dos ESPs, pelo fato de já possuírem os dito-cujos internos, os externos podem ser de 10k mesmo, é só pra garantir hehehe.

 

 

Fiz uma correção na plaquinha nos relês, agora vejam ela prontinha pra receber os componentes:

Obs.: tomara que nada exploda!!!!!

 

20160902_214319.jpg

20160902_214246.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!