Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mosfet queimando


Domenor

Posts recomendados

Olá pessoal,

Estou com duas fontes iguais de impressora que queimam o mosfet da saída de 3,3V. Quando liga sem carga os 3,3V fica estável e o mosfet não queima. Quando se pluga a placa onde entra os 3,3V aí a coisa desembesta! O mosfet começa a esquentar e se não desligar ele frita... Só que acho que não é a placa (onde entra os 3,3V) em curto porque não achei nada em curto nela e cheguei até a ligar minha fonte de teste nela, ajustando para 3,3V e ficou estável. Em uma das fontes o trafo de alta frequencia que gera os 3,3V estava ruim, não saía nada. Inverti com o da outra e saiu os 3,3V mas dá este problema nas duas. Já revirei e não achei nada mais queimado. Será que este trafo que inverti também pode estar ruim e quando se poe carga ele arria de vez?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
29 minutos atrás, Domenor disse:

O mosfet é até super dimensionado (12A 600V) , e os resistores estão OK. Se for o trafo, tem como enrolar novamente? Algum lugar que faça isso, se é que vale a pena...

 

Pode ser o driver do mosfet que está ruim, ou CI de controle. 

Se for do tipo auto-oscilante, pode ter componente ruim aí. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Ola pessoal,

Depois de muito tempo, entrou uma outra fonte igual a essa pra reparo, defeito identico. Como nao tinha alternativa, resolvi desmontar o trafo da etapa dos 3,3V. Conferi todos os enrolamentos (eram 5 no total) e enrolei tudo novamente. Ficou bem tosco, mas por incrivel que pareca funcionou. Realmente algum dos enrolamentos, provavelmente o primario, estava em curto. Um abraço a todos!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!