Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pensando nos próximos 4 anos. vale a pena ainda investir em i7 4790k (socket 1150) z97, ou se esforçar e ir de socket 2011 x99 ? (i7 5820k)


Posts recomendados

Cara, eu nem lembro mais do tópico, mas você já tem alguma VGA para quebrar o galho por enquanto? Porque gastar essa grana toda e comprar uma GTX 970 fica meio desequilibrado. Eu apertaria um pouco as coisas e levava uma GTX 980. Podia comprar uma placa-mãe Gamer 5 e deixar o NH-D15 para depois.

 

Tem também a geração pascal que chega este ano.

 

Das placas de vídeo, eu sempre gostei das MSI e Gigabyte. A Asus Strix 980 tem problema de aquecimento no VRM, não sei quanto a 970. E as Zotac costumavam vir com pasta térmica vagabunda. EVGA fica ali no meio termo, nunca vi falarem bem nem mal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa

 

Apesar de concordar contigo que com a GTX 970 ficaria meio desequilibrado, não acho sensato pegar a GTX 980...São quase R$1500,00 a mais pra, estourando, ter um ganho de 15% (as vezes nem isso) em relação a GTX 970. Acho que se o cara tem 3k pra se dispor de uma GTX 980, é melhor ele juntar mais 1k e pegar a GTX 980 TI que é bem mais parruda ou se não tiver pegar a GTX 970 mesmo. Uma opção um pouco mais barata que a GTX 980 seria a R9 390X, que além de competir com a própria(e ganhar em alguns casos), é mais barata.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas a 980 não é 1500 mais caro. A não ser que você vá comparar com aquelas GTX 970 mini e uma 980 top. Mesmo assim, tem 980 de 2500. Dependendo do caso, a diferença é de 800 reais. A diferença para a GTX 980 ti é mais ou menos a mesma. Sai caro pular de VGA independentemente.

 

Eu acho a GTX 970 muito palha para um sistema top. Acho dinheiro mal investido. Para quem tem um i5-4440 e monitor 1080p é outra coisa.

 

AMD eu correria longe. Os drivers são péssimos e elas não são feitas para quem trabalha com Adobe. Além disso, sempre tive problema com codecs na minha HD 6870. Cheguei a quase ter que parar de usar o meu software de edição. No dia que migrei para a GTX 770, meus problemas acabaram da noite para o dia. Sem contar que o FF e rewind melhoraram muito, mas isso eu credito a GTX 770 ser mais forte, mas vai saber?

 

Hoje em dia eu não uso VGA da AMD nem pago. Não sei como é para games, mas eu escuto histórias parecidas. No jogo que eu jogo, a imagem com a Nvidia é bem melhor do que com a AMD.

 

EDIT: não tem saída. Profissional de edição e Nvidia são sinônimos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa

 

Bom, eu tinha olhado na Kabum e a diferença da mais barata 970 e a mais barata 980 estava essa que citei, agora que vi que na Pichau possui um modelo de 980 que custa 2500. Mas seja 1500 ou 1000 reais a diferença, pra mim não compensa pagar isso tudo a mais pra não ter um ganho que valha todo esse dinheiro investido, a diferença média de fps entre essas duas placas não chega a ser nem 15 direito. Eu ainda acho que só compensa pegar a GTX 970 ou pular pra GTX 980 TI de uma vez. Mas essa é apenas minha opnião, não pagaria 1000 reais a mais por um ganho insignificante desses. Mas respeito a sua opnião de qualquer forma.

 

Sobre a AMD, tinha esquecido que o OP mexe com edição, realmente placas da AMD se dão mal em adobe, esqueça essa recomendação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Narak13 disse:

@Contiusa

 

Bom, eu tinha olhado na Kabum e a diferença da mais barata 970 e a mais barata 980 estava essa que citei, agora que vi que na Pichau possui um modelo de 980 que custa 2500. Mas seja 1500 ou 1000 reais a diferença, pra mim não compensa pagar isso tudo a mais pra não ter um ganho que valha todo esse dinheiro investido, a diferença média de fps entre essas duas placas não chega a ser nem 15 direito. Eu ainda acho que só compensa pegar a GTX 970 ou pular pra GTX 980 TI de uma vez. Mas essa é apenas minha opnião, não pagaria 1000 reais a mais por um ganho insignificante desses. Mas respeito a sua opnião de qualquer forma.

 

Sobre a AMD, tinha esquecido que o OP mexe com edição, realmente placas da AMD se dão mal em adobe, esqueça essa recomendação.

 

Mas o lance é que as diferenças de um modelo para o outro estão assim mesmo, então a questão não é se a 980 vale ou não a pena, porque aí nem a 980 Ti valeria.

 

Em todas as gerações de VGAs a migração da GTX X70 para a GTX X80 e para a GTX X80 Ti sempre foi salgada, mas é o tipo de upgrade para profisisonais ou gamers entusiastas. Não seria uma configuração custo benefício.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa

 

Essa parte eu entendo, a partir desse processador e essa placa a configuração já começa a ser entusiasta e o preço já começa a ser altíssimo.

 

O que eu quero dizer é que você paga uma alta diferença de preço por um ganho relativamente bem pequeno entre a 970 e a 980. Já entre a 980 e a 980 TI você paga praticamente a mesma diferença de preço mas em compensação a diferença de desempenho é bem alta o que faz compensar o dinheiro investido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só lembrando que renderização e edição de imagem e vídeo é um cenário diferente de jogos quanto mais forte em Multi-Thread melhor, já em jogos atuais DX 11 o que manda mais é ipc elevado aliado ao clock, o melhor processador para jogos é o i7 6700K ganhando até do i7 5960x octa-core top de linha.

 

Na verdade, qualquer Core i7 desde o i7 990x são bem fortes para renderização e além disso tem muita gente que investe em CPU K(desbloqueada) e mobo para overclock, "tascando over neles" e acelerando os seus trabalhos em render. Mas a minha sugestão é um Core i7 4790k ou Core i7 6700k por serem arquiteturas mais recentes, servirão para trabalhar com renderização e jogar qualquer jogo no ultra sem gargalo até mesmo em SLI ou Cross e vão durar ainda alguns anos.

Quanto a placa de vídeo sugiro uma GTX 980 ou GTX 980 TI ou uma GTX 970 versão overclock de fábrica, alguns destes modelos encostam nas GTX 980 por um preço bem menor, e a maioria dos programas Adobe de edição são otimizados para Geforce e usam bastante Cuda Cores, então descartaria Radeon.


Veja aqui alguns testes no anandtech em renderização Multi-Thread:

63179.png

 

51120.png

 

Veja este vídeo do digital foundry testando i7 quad, hexa e octa-core, em jogos que usam muita CPU como o GTA 5:

 

O autor do review comenta no final do seu artigo:

http://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-2016-what-is-the-fastest-gaming-cpu

 

Traduzido pelo google tradutor:

 

"Intel Core i7 6700K é a CPU de jogo mais rápido

Em teoria, o Core i7 6700K é realmente a CPU mais fraco dos três testado. Executar qualquer um dos pontos de referência multi-core padrão e você certamente verá os chips Haswell-E limpar o chão com a mais recente tecnologia Skylake da Intel. No entanto, claramente jogos não jogar pelas mesmas regras como referência enlatados, onde o preço do 6700K vs perfil de desempenho é simplesmente brilhante. O que inicialmente considerado um processador notável parece ainda melhor quando empilhadas contra própria competição high-end da Intel, mais. Mas isso não é sugerir que o 5820K e 5960X não vai fazer um grande jogo no jogo. Em muitos casos, há apenas alguns pontos percentuais entre as três fichas."

 

Mas, lembre-se que no futuros os jogos em DX 12 e Vulkan vão ser melhor usados para processadores de múltiplos núcleos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa   @OCCT @Narak13
Eu estava olhando algumas informações da GTX 970... e fiquei decepcionado em saber que os 4 gb dela se dividem em 3.5 gb e 512mb. Com perca de performance. E vi uma notícia dela ter um bug que perde 20% do desempenho dela.
Eu estou inclinado para a GTx 980 ti. Porém, vi reviews mostrando o sli fluindo diferença de 5 a 10 fps em jogos.

Apesar disto, pretendo ficar com a GTx 980 ti versão OC da gigabyte ou msi...

Lembrando pessoal, que antes eu tinha um AMD fx 8350. Espero mais ganho de performance. hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Gabriel Alves_fotógrafo disse:

@Contiusa   @OCCT @Narak13
Eu estava olhando algumas informações da GTX 970... e fiquei decepcionado em saber que os 4 gb dela se dividem em 3.5 gb e 512mb. Com perca de performance. E vi uma notícia dela ter um bug que perde 20% do desempenho dela.
Eu estou inclinado para a GTx 980 ti. Porém, vi reviews mostrando o sli fluindo diferença de 5 a 10 fps em jogos.

Apesar disto, pretendo ficar com a GTx 980 ti versão OC da gigabyte ou msi...

Lembrando pessoal, que antes eu tinha um AMD fx 8350. Espero mais ganho de performance. hehehe

 

É, cara, a GTX 970 seria uma "placa top de entrada". Acho ruim colocar ela com um i7-4790K. Essa história da memória é antiga, não sei se resolveu com os drivers, mas é um detrator. 

 

O único problema da GTX 980 Ti é que ela é muito cara. Mas é uma superplaca. O melhor modelo / preço que estou vendo é a MSI GTX 980 Ti da Terabyte. Ela não é a mais forte, mas tem o dust-free que nenhuma outra placa tem. Quando você liga o micro, ela gira os fans na direção contrária por alguns segundos para limpar a poeira que acumulou no dia anterior. A minha GTX 770 tem isso e eu posso dizer que depois de um ano sem limpar ela fica muito mais limpa do que o gabinete em geral. É perceptível a diferença, e isso vai influenciar nas temperaturas e no estado geral da placa. Eu também já vi uma ao vivo e acho a mais bonita de todas, mais ainda do que a Strix.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Alves_fotógrafo

 

É verdade ela é uma placa com 3.5 GB de vram, mas nada que comprometa tanto assim só no caso do jogo passar dos 3.5 GB de vram ai ocorrem sttuterings e travamentos porque os 0.5GB de vram restantes são mais lentos até que dual, triple e quad channels de algumas combinações de memórias rams convencionais, talvez era melhor terem lançado uma GTX 970 com 3GB vram ou 3.5 GB de vram sem estes 0.5 GB lentos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Contiusa disse:

 

É, cara, a GTX 970 seria uma "placa top de entrada". Acho ruim colocar ela com um i7-4790K. Essa história da memória é antiga, não sei se resolveu com os drivers, mas é um detrator. 

 

O único problema da GTX 980 Ti é que ela é muito cara. Mas é uma superplaca. O melhor modelo / preço que estou vendo é a MSI GTX 980 Ti da Terabyte. Ela não é a mais forte, mas tem o dust-free que nenhuma outra placa tem. Quando você liga o micro, ela gira os fans na direção contrária por alguns segundos para limpar a poeira que acumulou no dia anterior. A minha GTX 770 tem isso e eu posso dizer que depois de um ano sem limpar ela fica muito mais limpa do que o gabinete em geral. É perceptível a diferença, e isso vai influenciar nas temperaturas e no estado geral da placa. Eu também já vi uma ao vivo e acho a mais bonita de todas, mais ainda do que a Strix.


@Contiusa na verdade eu estou "disposto" a pagar até 3500,00 na gtx 980 ti. Mas, quanto mais barato melhor kkkkkk. Eu estou de olho justamente nessa placa do terabyteshop. Dói de pensar em tal valor. Medo de investir tudo isto e ser uma placa fraca para os jogos em poucos anos... lembro da gtx 480, 580, como se fosse ontem... referencias, frias (pra época) e tops de linha... hoje em dia são placas desprezíveis. (ou não?)

 

1 hora atrás, OCCT disse:

@Gabriel Alves_fotógrafo

 

É verdade ela é uma placa com 3.5 GB de vram, mas nada que comprometa tanto assim só no caso do jogo passar dos 3.5 GB de vram ai ocorrem sttuterings e travamentos porque os 0.5GB de vram restantes são mais lentos até que dual, triple e quad channels de algumas combinações de memórias rams convencionais, talvez era melhor terem lançado uma GTX 970 com 3GB vram ou 3.5 GB de vram sem estes 0.5 GB lentos. 




@OCCT vou de GTX 980 ti mesmo. Deve ser melhor negócio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Alves_fotógrafo Eu acho que ela tem folgas para mais uns dois ou três anos, a menos que você vá usar um monitor 2K ou 4K. Mas acho que até 2K ela está bem dimensionada para mais alguns anos. 

 

Se daqui a um ou dois anos ela estiver fraca ou você comprar um monitor 4K, venda e compre outra, porque a Pascal deve vir bem forte. Muito provavelmente você poderá comprar uma GTX 1180 pelo preço de uma GTX 980 agora. Você não precisaria inteirar muita grana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa assim espero !!!
Placa de vídeo não é igual cooler ou processador, que você pode usar por uns 4 a 5 anos sem parar. depois de 2 anos, já tem placas de vídeo descendo a lenha nessa GTx 980 ti, e gráficos mais robustos, detalhados, de jogos que estarão por vir, como Crysis 4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Contiusa disse:

@Gabriel Alves_fotógrafo é, mais aí não tem como fugir :lol: Mas acho que três anos é um prazo legal para uma placa de ponta.

 

@Contiusa  :wiggle:

Por curiosidade qual a sua configuração ?

E em breve, eu posto aqui fotos do computador montado. Estou esperando a grana cair na conta... cai hoje :P. Vendi meu antigo mac mini 2012 (core i7 terceira geração, 16 gb ram ddr 3 1600 Mhz, placa onboard  graphics 4000) por 4680,00... É cara... você deve se perguntar quem paga  numa configuração dessas... kkkk, eu também. :D

Pelo menos dava conta de trabalhar. Agora com a configuração que discutimos aqui... devo sentir uma diferença legal.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Alves_fotógrafo


Micro de trabalho -- Win7 64 / i7-3770K 4.2Ghz / Noctua NH-U14S (push-pull) / GA-Z77X-D3H / GTX 770 Lightning / G-Skill 8GB 2400Mhz / Samsung 850 Pro 256GB / WD Velociraptor 1TB / Corsair AX 750W / Carbide 300R -- (só comprei a fonte de 750W porque estava quase o mesmo preço da de 650W. Em geral, em jogos, roda a 40-55% da fonte, o que não é tão mal)

 

Micro reserva -- Win7 64 / FX-6300 / Zalman 9900NT / GA-970A-D3P / Sapphire HD 6870 / Vengeance 8GB 1333Mhz / Corsair GS 128GB / Corsair HX 650W / CM Sileo 500 --

 

 

 

 

-------

 

@Gabriel Alves_fotógrafo eu acho que a diferença maior que você vai sentir é com o SSD. Fora isso, só pela placa de vídeo em jogos, porque o meu i7-3770K nesses 4.2Ghz fajutos deve passar do i7-4770K. Se eu puxar um pouquinho, passa do i7-4790K em stock tranquilo.

 

Se você já tinha SSD, não vai sentir diferença nenhuma. Por exemplo, o meu i7 dá o boot no Windows alguns segundos mais rápido do que o meu FX-6300. Só sente diferença quem faz exportação ou conversão de arquivos. Ou quem faz render pesado, tipo empresa de engenharia. Aí um i7-6700K com overclock daria uma diferença.

 

Hoje em dia, até quem está com um i7-2600K com over está bem. Eu mesmo só farei um upgrade daqui a um ou dois anos, mais para manter uma máquina atual, porque eu poderia levá-lo até o final da década com um over de 4.8Ghz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Contiusa disse:

@Gabriel Alves_fotógrafo


Micro de trabalho -- Win7 64 / i7-3770K 4.2Ghz / Noctua NH-U14S (push-pull) / GA-Z77X-D3H / GTX 770 Lightning / G-Skill 8GB 2400Mhz / Samsung 850 Pro 256GB / WD Velociraptor 1TB / Corsair AX 750W / Carbide 300R -- (só comprei a fonte de 750W porque estava quase o mesmo preço da de 650W. Em geral, em jogos, roda a 40-55% da fonte, o que não é tão mal)

 

Micro reserva -- Win7 64 / FX-6300 / Zalman 9900NT / GA-970A-D3P / Sapphire HD 6870 / Vengeance 8GB 1333Mhz / Corsair GS 128GB / Corsair HX 650W / CM Sileo 500 --

 

 

Nunca pensou @Contiusa, em vender os dois micros, e fazer um pc mais forte ?

Se o medo é de queimar um ou outro, no-break de 2000 va segura quedas de energia.

Difícilmente computador montado da pal. Bem, é só uma sugestão.

Uau, você ainda tem a HD 6870. Nessa época ela era uma "gtx 970". Baita placa. Eu tive uma que esqueci o nome... 8950 acho que era.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Narak13, @OCCT, @Contiusa estou agora comprando as peças. Vi preços interessantes.

Me deparei com uma chatisse. A gtx 970 ou 980ti G1 gaming da Gigabyte, não cabe no gabinete que eu ia comprar, o Zalman Z11.

Vocês me recomendam outro na mesma faixa de preço, dos 400 a 450 reais ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gabriel Alves_fotógrafo disse:

 

Nunca pensou @Contiusa, em vender os dois micros, e fazer um pc mais forte ?

Se o medo é de queimar um ou outro, no-break de 2000 va segura quedas de energia.

Difícilmente computador montado da pal. Bem, é só uma sugestão.

Uau, você ainda tem a HD 6870. Nessa época ela era uma "gtx 970". Baita placa. Eu tive uma que esqueci o nome... 8950 acho que era.

 

Não tem porque eu gastar dinheiro para comprar uma CPU que eu já estou batendo com o meu atual. Como eu falei aí em cima no edit. O meu i7-3770K com esse over de 4.2Ghz deve ter passado o i7-4770K. Se eu puxar um pouco para 4.6Ghz, ele deve passar o i7-4790K com folgas. Até quem tem um i7-2600K pode chegar no i7-4790K.

 

Detalhe, a diferença que eu sinto com o meu i7 a 4.2Ghz é mais um placebo do que qualquer outra coisa. Só em operações muito específicas eu vou sentir diferença. O boot deve ter ganhado uns dois segundos, só isso. A porcentagem que você ganha em um upgrade ou em um overclock faz mais diferença para renders demorados ou exportação, importação de arquivos muito pesados.

 

A Intel parou no tempo (resolveu acompanhar a AMD). 

 

A única diferença que você vai sentir com a sua máquina nova é por causa do SSD (se o seu Apple não tinha SSD). E migrar para um SSD vindo de um HD é como sair de um Fusca para um Mercedes. Caso contrário, você só vai estar com uma máquina mais nova e com uma VGA mais potente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Na verdade eu sempre usei SSD... to com um de 120 gb em casa, com 510mb/s leitura e escrita da kabum HYperx.

Vou instalar nele antivirus, sistema, programas de edição e ccleaner.

Jogos ficarão no hd de 1 tb normal.

Sempre fiz assim.

@Contiusa Eu estava vendo a relação de gabinetes. Acabei optando pelo Bizon Pcyes!, ele é enorme. Cabe com folga a Gtx 980ti ou 970 G1 gaming, que tem 31.2cm. Tem um acessório para inibir poeira. Bem legal. e no próprio gabinete do lado externo, em cima dele, tem encaixe para hds sata. Se quiser plugar um HD sata que não seja hd externo e sim interno, da para plugar. Achei genial. Tirando, os coolers que vem e o espaço. Da uma olhada nele Contiusa. Descobri ele neste video.

 

@Contiusa , agora minha dúvida é Teclado e mouse. Entendo bolhufas de dpi e etc.

Se tiver indicação até 170 reais me avisa. To dando uma olhada no kit da microsoft sem fio. E fiquei na dúvida contra o da Cooler master (unico contra é ter fio, mas ok.)

 

http://www.americanas.com.br/produto/110049278/teclado-e-mouse-wireless-desktop-800-microsoft?opn=YSMESP&loja=02&WT.srch=1&epar=bp_pl_00_go_pla-inf-acesacessorios-todas

 

e

 

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.fcgi?codigo=61288&origem=52&gclid=Cj0KEQjw8u23BRCg6YnzmJmPqYgBEiQALf_XzVPUu4JrWeG0YZc-rkvqwNG8W3ZPChHZxGmDElQeSv0aAtCS8P8HAQ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gabriel Alves_fotógrafo disse:

Na verdade eu sempre usei SSD...

 

Então você vai sentir uma diferença muito pequena para o seu i7 Ivy Bridge. Talvez você sinta o efeito placebo, porque 26% só será sentido em operações demoradas ou muito pesadas. No dia a dia normal de trabalho, a sensação será igual.

 

Esse gabinete da PCyes não vai caber o NH-D15. Ele é mais estreito do que o meu Carbide 300R que cabe o meu NH-U14S na risca. Você precisa de um gabinete maior. Ele também só tem fans de 120mm em cima. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT @Contiusa caramba, eu jurava que caberia o NH D15 da Noctua nesse Gabinete. Sorte, que eu só paguei o boleto do Cooler noctua, fonte, memória rams e teclado e o mouse da cooler master.

Mas será que não cabe mesmo ? O Noctua NH D15 ?

Na sexta, eu pago o Processador, placa-mãe e o gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, cara, acho que não vai dar não. Você vai ter que encontrar um gabinete com espaço de 170mm para o CPU cooler (meio padrão). Tem que ver o espaço das memórias também. O ideal seria um gabitete com 180mm de espaço. Ou você pode comprar um fan de 120mm para colocar na frente. Aí libera um espaço para as memórias. 

 

De qualquer maneira, mesmo com o fan de 120mm você precisaria de um gabinete com 170mm de largura para o CPU cooler.

 

A PCyes também não diz o espaço para o CPU cooler. mas o meu gabinete tem 21cm e cabe na risca. O da PCyes tem 20cm. Ele tem o recuo na porta de trás, mas isso é para os cabos. Na porta da frente parece liso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!