Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Josef Poth

Como conectar todos os fans?

Recommended Posts

Bem, tenho um gabinete Corsair Carbide Spec 03, que tem suporte para 6 fans. E pretendo ligar todos os fans. como poderei fazer isso?

Minha mobo, uma Asus H170M Plus/BR possui 2 conectores para fans do chassi, porém 4 pin. Minha fonte, uma EVGA 600B, possui 3 molex. Como posso fazer essas conexões e obter o máximo desempenho dos fans?

Tenho 4 fans Cougar Dual X 120mm, e 2 outros fans que vieram no gabinete. esses fans da Cougar já vieram com um cabo adaptador 3pin para Molex. entretanto os outros 2 que vieram no gabinete são 3 pin, e não vieram com adaptador, como posso fazer para conectar tudo?

@EDIT

Se for questão de comprar adaptadores, se possível tem como mandar com link, de preferência na loja Oficina dos bits, pois já irei fazer a compra do cabo HDMI e  do cabo de força para ligar a fonte.

Editado por Josef Poth

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Josef Poth Adquira em uma loja virtual um adaptador para fans.

cabo-adaptador-multi-fan-p-6-coolers-fans-6x3-frete-gratis-D_NQ_NP_882405-MLB20863194968_082016-F.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Black Heart Isso seria um PCIE para 3pin, certo? Teria alguma outra alternativa, ou apenas essa?

Compartilhar este post

Link para o post

@Josef Poth É apenas um exemplo,há versões em que se plugam as fans direto no molex da fonte

Editado por Black Heart

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Black Heart Esse por exemplo resolveria? Oficina dos Bits

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Black Heart Poderia também comprar esse? 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-691074112-cabo-adaptador-multi-fan-p-4-coolers-fans-4x-3-pinos-12v-_JM

Ai daria para ligar os 6 fans, 4 nesse adaptador e os outros 2 direto no Molex. A conta está certa? E seria compatível? Ou vou precisar do Molex para conectar alguma outra coisa, tipo algo na placa-mãe??

Compartilhar este post

Link para o post

@Josef Poth Sim.Os conectores requeridos não são molex.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Black Heart Traduzindo, posso comprar apenas 1 desse que citei que estará tranquilo? 

Molex é usado pra que afinal? Só pra conectar fan?

Compartilhar este post

Link para o post

@Josef Poth Não,porém o uso deles é praticamente mínimo atualmente,alguns leitores frontais que contam com informações sobre temperaturas e rpm's,por exemplo,usa um molex,um controlador de fans também. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Black Heart Com exceção desses casos, como controlador de fan, etc, em que mais é usado, além de fans, em um computador de entrada?

Compartilhar este post

Link para o post

@Josef Poth Inimaginável,rs

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Black Heart Então vou fazer o que te falei mesmo, pegar aquele adaptador que te falei, conectar 4 fans nele, e os outros 2 conecto direto no molex, ai economizo um pouco, rsrsrs'

E obrigado pela ajuda, foi de grande esclarecimento 

adicionado 31 minutos depois

@Black Heart Só mais uma pergunta, surgiu agora, posso conectar meus fans 3-pin em plug 4-pin?

Editado por Josef Poth

Compartilhar este post

Link para o post

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Black Heart esse adaptador então pode suprir minhas necessidades? 

http://www.oficinadosbits.com.br/produto13906/Akasa_Cabo_Molex_para_AK-CBFA03-45.html

Claro, não vou conectar o plug 4-pin na placa-mãe, iria ser apenas pelo moles mesmo. 

Me corrija se estiver errado, esse cabo vai ter uma tensão de 12v para os fans, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Compartilhar este post

Link para o post
    6 horas atrás, Josef Poth disse:

@Black Heart esse adaptador então pode suprir minhas necessidades? 

http://www.oficinadosbits.com.br/produto13906/Akasa_Cabo_Molex_para_AK-CBFA03-45.html

Claro, não vou conectar o plug 4-pin na placa-mãe, iria ser apenas pelo moles mesmo. 

Me corrija se estiver errado, esse cabo vai ter uma tensão de 12v para os fans, certo?

Esse é o melhor adaptador, porque você pode plugar todos os fans, inclusive o CPU cooler, e controlar pelo PWM e alimentar pela fonte.

Isso se você tiver fans de 4 pinos. Se forem de 3 pinos, pode ligar só na fonte, mas fica a opção de no futuro você controlar tudo pelo PWM (variar a velocidade de acordo com a carga da CPU) e manter o sistema mais silencioso.

Obviamente que nesse caso o CPU cooler vai plugado no PWM madrinha (o conector com os 4 pinos). Os outros fans (que vão de carona no PWM do CPU cooler) vão plugados nos conectores com um pino faltando.

Editado por Contiusa

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Contiusa Nesse caso, eu ligaria todos os fans nesse cabo, e o plug 4-pin ligaria na mobo, assim ela controlaria a rotação de todos os fans? Isso não sobrecarregaria a placa-mãe? O PWM funcionaria normalmente?

Compartilhar este post

Link para o post
    1 hora atrás, Josef Poth disse:

@Contiusa Nesse caso, eu ligaria todos os fans nesse cabo, e o plug 4-pin ligaria na mobo, assim ela controlaria a rotação de todos os fans? Isso não sobrecarregaria a placa-mãe? O PWM funcionaria normalmente?

Sim, pode ligar todos os fans, mas não sobrecarrega a placa-mãe porque os fans são alimentados pela fonte, não pela placa-mãe. A placa-mãe só fornece o sinal PWM para o fan madrinha (do CPU cooler).

Como na foto abaixo. O fan madrinha (CPU cooler) vai no conector esquerdo (embaixo) com o sinal PWM. Os outros fans vão de carona nos conectores da direita (com um pino faltando). E o molex (em cima e a direita) alimenta todos os fans na fonte. Ou seja, a placa-mãe só tem trabalho de enciar o sinal PWM. E o conector esquerdo acima vai na entrada CPU-FAN para receber o sinal PWM para os fans do adaptador.

Mas para que os fans sejam controlados pelo PWM presica ser de 4 pinos. Pode até conectar fans de 3 pinos, mas eles vão rodar a 12v. Pode até colocar alguns de 3 pinos e outros de 4 pinos, tanto faz.

splitter.jpg

Editado por Contiusa

Compartilhar este post

Link para o post
    Em 27/11/2016 às 22:14, Contiusa disse:

Sim, pode ligar todos os fans, mas não sobrecarrega a placa-mãe porque os fans são alimentados pela fonte, não pela placa-mãe. A placa-mãe só fornece o sinal PWM para o fan madrinha (do CPU cooler).

Como na foto abaixo. O fan madrinha (CPU cooler) vai no conector esquerdo (embaixo) com o sinal PWM. Os outros fans vão de carona nos conectores da direita (com um pino faltando). E o molex (em cima e a direita) alimenta todos os fans na fonte. Ou seja, a placa-mãe só tem trabalho de enciar o sinal PWM. E o conector esquerdo acima vai na entrada CPU-FAN para receber o sinal PWM para os fans do adaptador.

Mas para que os fans sejam controlados pelo PWM presica ser de 4 pinos. Pode até conectar fans de 3 pinos, mas eles vão rodar a 12v. Pode até colocar alguns de 3 pinos e outros de 4 pinos, tanto faz.

splitter.jpg

Lendo aqui para aprender rsrsrs

Eu não entendi uma coisa. Nessa última foto os 4 fans não seriam controlados pelo PWM, correto?

Já no link que o outro colega postou, parece que todos os fans funcionariam com o PWM? A Mobo no caso controlaria todos igual faz com o cooler?

Compartilhar este post

Link para o post
    5 horas atrás, LCI disse:

Já no link que o outro colega postou, parece que todos os fans funcionariam com o PWM? A Mobo no caso controlaria todos igual faz com o cooler?

Sim, todos os fans iam aumentar e diminuir de rotação de acordo com o madrinha (o fan do CPU cooler). Obviamente que se você plugar um fan de 3 pinos ele não vai variar, mas você tem a opção.

Editado por Contiusa
    • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
    5 horas atrás, Contiusa disse:

Sim, todos os fans iam aumentar e diminuir de rotação de acordo com o madrinha (o fan do CPU cooler). Obviamente que se você plugar um fan de 3 pinos ele não vai variar, mas você tem a opção.

Acho que não expliquei bem a minha dúvida.

O que quero saber é se o conector é igual tanto pra 3 ou 4 pinos. ou tem adaptador com as saídas dos fans adicionais específicas pra 4 pinos ou 3 pinos.

Se sim, um adaptador de de 3 pinos de nada adiantaria em um fan de 4 pinos, fazendo o fan ficar sempre na mesma velocidade, correto? 

Compartilhar este post

Link para o post

@LCI não, são todos conectores de 4 pinos. Obviamente que o fan de 3 pinos vai caber no de 4 pinos (eles são menores). Se fosse assim, você não poderia usar fan de 3 pinos em conectores da placa-mãe de 4 pinos, não é mesmo? A compatibilidade é retroativa.

A única diferença entre os conectores é que só um deles vem com os 4 pinos completos. Os outros são de 4 pinos, mas com um pino faltando. Como na foto abaixo. Repare que só o da direita tem os 4 pinos. Os outros dois tem um pino faltando. O da direita seria o madrinha. Ele vai enviar o sinal PWM para a placa-mãe nesse pino a mais, e a placa-mãe por sua vez vai controlar "todos", e eu digo todos os fans do adaptador.

Obviamente que se você usar um fan de 3 pinos ele não vai poder ser controlado.

splitter3.jpg

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi agora. mesmo o conector do fan sendo de 4 pinos e ter 3 pinos do adaptador nele, ele vai ser controlado tb.

adicionado 0 minutos depois

Uma vez que a placa-mãe vai mandar a tensão pro madrinha e todos serão controlados da mesma forma do madrinha.

Compartilhar este post

Link para o post
    5 minutos atrás, LCI disse:

Entendi agora. mesmo o conector do fan sendo de 4 pinos e ter 3 pinos do adaptador nele, ele vai ser controlado tb.

adicionado 0 minutos depois

Uma vez que a placa-mãe vai mandar a tensão pro madrinha e todos serão controlados da mesma forma do madrinha.

Sim, eu acho que esse quarto pino é só para dar o retorno. Os outros, mesmo com só 3 pinos vão ser controlados. Um membro aqui do fórum tem esse adaptador e controla todos os fans dele de 4 pinos.

Se todos tivessem 4 pinos o PWM da placa-mãe ia ficar biruta :lol: por isso só um deles tem o retorno. Deve ter algum detalhe, mas eu não sou engenheiro.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais