Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

I5 chegando a 104 graus


Posts recomendados

Olá pessoal, tudo bem?
Estou com um I5 que acabei de comprar, e resolvi fazer um teste pra ver a temperatura do CPU. Para minha surpresa, dependendo do jogo, chega a mais de 100 graus (bateu os 104) de temperatura. A placa de vídeo fica nos 60, e a placa-mãe nos 41. Uso os programas IOBIT (Monitor de Desempenho), um que chama SpeedFan (que veio com os 2 coolers que instalei) e o RealTemp.
Liguei na loja que comprei, pedi pra colocarem 2 coolers laterais. Fizeram, peguei de novo e não adiantou nada :( não abaixou nem 1 grau.

Novamente liguei lá, e o rapaz me disse que isso é normal. Esse processador esquenta mesmo, que é assim que funciona, ele tem um assim também faz 2 anos, etc. Ele disse que se eu não estiver tendo problemas de desempenho (lags, travamentos, etc) então está tudo bem. Porém até onde pesquisei na net, isso não é nada normal. Peguei 1 tabela de processadores da Intel, e aqui diz que no máximo a temperatura deve chegar a 73 graus.
O problema é que se eu mandar em outro técnico, ele não pode abrir o gabinete pois senão perde a garantia :(
Perguntei se eles colocaram pasta térmica, ele disse que sim. Agora vou tentar pedir pra colocarem a pasta Arctic Silver nessa segunda feira, pois vi na net que é uma das melhores, pra ver se ajuda em alguma coisa.
Não posso jogar nada. Battlefield 4 e Dark Souls 1 chegam a quase 100 graus, e o Call of Duty bate mais de 100 graus. Sei que se continuar assim vai diminuir muito a vida útil do PC.
O engraçado é que eu coloco a mão na lateral do gabinete onde estão os coolers e o ar que sai de lá não é tão quente. Se estivesse a 100 graus era pra sair um ar bem quente, não é? Já que os coolers estão sugando o ar de dentro e jogando pra fora.

Enfim, o que vocês recomendam que eu faça? Não aguento mais ligar lá na loja :( 
Obrigado desde já, abraços.

Foto1.jpg

Foto2.png

1c0d349f-aeec-489f-940f-68bce68b06bf.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Dabota disse:

Rapaz....o  processador está assando e o cooler nem expulsa o ar quente, tu nem sente....o problema é o cooler...não está funcionando bem, ou então está mal instalado. Procura um tutorial na internet, sempre tem....ai tu mesmo ola como está a situação  do cooler.

 

Esse é o problema, amigo, eu não posso fazer isso, pois se eu abrir o gabinete, perco a garantia :( (tem um selinho lá, se abrir rompe o selo).
Se não eu abria, mexia no cooler, colocava mais pasta térmica eu mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

por ser box estão altas mesmo, com meu cooler box no i7 3770, jogando ficava na casa dos 80, com pasta térmica vagabunda e sem cooler num gabinete comum, testando com prime95 passava dos 100º e reiniciava; resolvi com substituição por um akasa venom voodo, que no prime95 não passa de 65º!

o que voce pode fazer é controlar a velocidade do cooler pela bios ou programas, sete-a a 100% e veja se há diferença, se não resolver reclame novamente na loja e peça para reinstalarem, pois como disseram pode atenuar as temps; não espere grandes melhoras, pois pra solucionar definitivamente recomendo um aircooler razoavel e boas pasta térmica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, dacvid37 disse:

por ser box estão altas mesmo, com meu cooler box no i7 3770, jogando ficava na casa dos 80, com pasta térmica vagabunda e sem cooler num gabinete comum, testando com prime95 passava dos 100º e reiniciava; resolvi com substituição por um akasa venom voodo, que no prime95 não passa de 65º!

o que voce pode fazer é controlar a velocidade do cooler pela bios ou programas, sete-a a 100% e veja se há diferença, se não resolver reclame novamente na loja e peça para reinstalarem, pois como disseram pode atenuar as temps; não espere grandes melhoras, pois pra solucionar definitivamente recomendo um aircooler razoavel e boas pasta térmica.

Então amigo, tentei procurar na BIOS uma forma de regular a velocidade dos coolers, mas não encontrei. Vou procurar algum programa que faça isso.
Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ISkyesI a maioria desses casos aqui no forum estão relacionados a cooler mau fixado (apresentando folgas e mau contato com a parte metalica da cpu), ou, por conta da presenca de um adesivo, na mesma parte metalica, aplicado para conferir a garantia...

Essa parte metalica se chama "Integrated Heat Spreader" (IHS).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dacvid37 Vou tirar uma foto sim, e posto aqui. Hoje eu resolvi leva-lo em um outro técnico aqui perto de casa. Ele disse que muitos vão até ele reclamando desta outra loja onde comprei. Uma pena, achei que eram ponta firme :( . Deixei com ele pra ver se ele conseguia resolver o problema, talvez abrir o PC sem romper o selo de garantia, e adivinha? Quando ele foi ver (na minha frente), o selo já estava rompido. Se eu soubesse disso antes eu mesmo tinha aberto o gabinete e mexido lá dentro. 

Ele também me alegou que eu posso (devo) ir até o procon caso a situação não seja resolvida. Mas ele vai tentar dar um jeito no PC até amanhã a tarde.

@drcyberjr Obrigado amigo, não sabia dessa do adesivo no processador. Vou comentar com o técnico.


Abraço pessoal, obrigado pela ajuda que estão me dando. Tem me ajudado muito :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Comprei novo cara, não foi usado não! Paguei quase R$ 3.000,00 nele


Desculpem a ausência, ultima semana de aula, muita correria. Mas enfim, férias.
 

Neste meio tempo aconteceu algo estranho. Fui ver e o lacre da garantia já tinha sido aberto. Com certeza abriram quando pedi pra colocarem os coolers laterais e nem colocaram outro adesivo. Aproveitei e abri pra conferir. Eu e meu irmão fizemos alguns testes. Pra começar, o processador não estava quente. Colocamos as mãos bem no cooler dele e o ar de lá saia frio (?) sendo que estava indicando 90 graus. Colocamos também a mão no dissipador (não sei se é assim que chama aquele negócio de metal que fica bem abaixo do cooler, antes de chegar no processador) e estava frio também.

Depois pegamos um ventilador da sala, que é bem potente, e colocamos direto na CPU ligado no máximo (com o gabinete aberto), e isso não fez descer nem 1 grau da temperatura. E o ventilador é bem forte. 
Vejam nas fotos que tirei.

O estranho é que me lembro, 1 ano atrás, quando ainda estava com um outro PC um pouco mais antigo, que minha placa de video estava super aquecendo. Eu fazia o mesmo procedimento, abria o gabinete e colocava esse mesmo ventilador, e de 120 graus a placa de video caia pra 60.

Enfim, eu conversei mais uma vez com o dono da loja que me vendeu o PC, ele disse que realmente é normal. Esse processador é normal trabalhar em torno dos 100 graus, tanto que se fosse um perigo, os jogos iriam travar (dar lags) e o PC ia desligar. O que seria preocupante é se chegasse a 120 graus ou mais. 
Ele também me garantiu que se queimar o processador por causa de temperatura, ele me dá outro. Depois disso, fiquei mais tranquilo.

Realmente não sei dizer o que aconteceu/está acontecendo, mas enfim,,,

Abraços.

P_20161130_190037[1].jpg

P_20161130_190017[1].jpg

P_20161130_190028[1].jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
6 horas atrás, ISkyesI disse:

@Foxwalt Comprei novo cara, não foi usado não! Paguei quase R$ 3.000,00 nele

@ISkyesI É, amigo, desculpe te dar a notícia, mas você foi seriamente enganado. Seu processador (bem antigo) é um Core i5-650, da Primeira Geração da Intel. Os processadores atuais que estão sendo lançados já estão na Sétima Geração e acho que nem preciso mencionar que a diferença de desempenho é brutal... Seu processador é um dual core lançado no primeiro trimestre de 2010 e que já está fora de linha há muitos anos. E você pagou um valor absurdo por ele. Qual o restante da configuração da máquina (informe também o modelo da fonte)?

 

6 horas atrás, ISkyesI disse:

Neste meio tempo aconteceu algo estranho. Fui ver e o lacre da garantia já tinha sido aberto. Com certeza abriram quando pedi pra colocarem os coolers laterais e nem colocaram outro adesivo. Aproveitei e abri pra conferir. 

Vai ver querem te acusar de ter rompido o lacre... Já deu pra ver que a loja não é honesta, não seja inocente.

 

6 horas atrás, ISkyesI disse:

Eu e meu irmão fizemos alguns testes. Pra começar, o processador não estava quente. Colocamos as mãos bem no cooler dele e o ar de lá saia frio (?) sendo que estava indicando 90 graus. Colocamos também a mão no dissipador (não sei se é assim que chama aquele negócio de metal que fica bem abaixo do cooler, antes de chegar no processador) e estava frio também.

É simples a explicação de porque está frio: o processador não consegue transferir calor para o dissipador, que está mal encaixado. Se estivesse montado corretamente e o computador estivesse sendo forçado em jogos, a temperatura ao toque e do ar que sai do cooler estaria claramente elevada, o que seria o normal.

 

6 horas atrás, ISkyesI disse:

Depois pegamos um ventilador da sala, que é bem potente, e colocamos direto na CPU ligado no máximo (com o gabinete aberto), e isso não fez descer nem 1 grau da temperatura. E o ventilador é bem forte. 
Vejam nas fotos que tirei.

Ligar ventilador ao lado do computador aberto só serviria para acumular poeira e mascarar um problema, que seria a má circulação de ar dentro de gabinetes pequenos, apertados e com cabos mal organizados.

 

No seu caso é natural que não esteja fazendo efeito já que, como mencionei repetidas vezes, o problema é que o processador não transfere calor para o dissipador.

 

6 horas atrás, ISkyesI disse:

O estranho é que me lembro, 1 ano atrás, quando ainda estava com um outro PC um pouco mais antigo, que minha placa de video estava super aquecendo. Eu fazia o mesmo procedimento, abria o gabinete e colocava esse mesmo ventilador, e de 120 graus a placa de video caia pra 60.

A placa de vídeo estava com problemas. Ela não deveria chegar a essa temperatura, deveria começar o throttling para segurar a temperatura em níveis aceitáveis, isso aí é sério risco de danos. E, se o ventilador ajudava, é sinal de gabinete ruim e/ou instalação e manutenção mal feitas.

 

É o mesmo gabinete atual? Pelas fotos parece um gabinete comum... O que é uma pena, já que com esse valor (R$3.000,00) você poderia ter comprado uma máquina recente e bem melhor.

 

6 horas atrás, ISkyesI disse:

Enfim, eu conversei mais uma vez com o dono da loja que me vendeu o PC, ele disse que realmente é normal. Esse processador é normal trabalhar em torno dos 100 graus, tanto que se fosse um perigo, os jogos iriam travar (dar lags) e o PC ia desligar. O que seria preocupante é se chegasse a 120 graus ou mais. 

Primeiramente, verifique se a temperatura bate em ao menos três programas. Use também o programa da placa-mãe.

 

A Intel (fabricante do seu processador) não considera isso normal... A temperatura máxima normal de ser alcançada com cooler box é de 72.6ºC, conforme você pode ler aqui. O que está acima disso não é normal. Acima de 80ºC já pode ser considerado muito preocupante. O seu já está realizando throttling para não queimar, em situação mais que crítica. Ou o dono dessa loja é simplesmente um desinformado (o que está errado, já que no ramo dele seria necessário entender das coisas que vende) ou ele quer simplesmente te enganar (o que é mais provável). É pilantra...

 

Normal trabalhar em torno dos 100ºC? Nem um pouco. Não dá problemas porque faz throttling e reduz a tensão. Os jogos não ficam com problemas de performance porque são leves o suficiente para o processador conseguir empurrar mesmo com frequência reduzida. Chegar a 120ºC ele nem chegaria, queimaria antes (ou não, já que, se nem o throttling resolvesse, a máquina ia provavelmente desligar).

 

6 horas atrás, ISkyesI disse:

Ele também me garantiu que se queimar o processador por causa de temperatura, ele me dá outro. Depois disso, fiquei mais tranquilo.

Garantiu como? Há um termo de garantia devidamente assinado por ele que diz isso? Cuidado...

 

6 horas atrás, ISkyesI disse:

Realmente não sei dizer o que aconteceu/está acontecendo, mas enfim,,,

Cooler com problemas. Já disse...

 

Eu, sinceramente, processaria a loja...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Olá amigo. Obrigado pela resposta.
Então, o problema é que ela é uma loja bem conceituada aqui da cidade, a mais bem falada. Nunca ouvi ninguém reclamar deles, e tenho bastante contato de gente no ramo da informática. Todos me disseram que essa é a primeira vez que isso acontece.

Vou tentar mexer no cooler, e ver se melhora.
Obrigado, bom fim de semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@ISkyesI Se essa é a loja mais "bem conceituada", passando a perna nos outros na maior cara dura, tenho medo de descobrir como são as não conceituadas. :o

 

Você comprou um computador antigo, com desempenho muito inferior aos modernos, como se fosse novo e atual. E além disso o vendedor afirmou, de maneira absurda, que o problema claro de temperaturas é normal. Isso não é nem um pouco normal. Você chegou a verificar em vários programas, inclusive o da placa-mãe, e os resultados bateram? E na BIOS? 

 

Acho que você não deveria tentar arrumar para não dar motivos de falarem alguma coisa. Procure a justiça, corra atrás dos seus direitos.

 

No mais, tome cuidado com essa "gente no ramo da informática". Tem várias pessoas por aí se chamando de técnicos, mas são meros apertadores de parafuso.

adicionado 4 minutos depois

Bom final de semana. Te desejo sorte com esse problema. Acho realmente que você deveria procurar a justiça.

adicionado 10 minutos depois

P.S.: não precisa ficar com receio de citar o nome da loja aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...