Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Crashes em RX 460


Nihal

Posts recomendados

Olá, gente. Estou atrás de ideias de testes, soluções e até prováveis motivos de crashes com minha RX 460. Todo o meu sistema é novo:

  •     GA-H170N-Wifi
  •     i5 6600
  •     Corsair Vengeance 16GB
  •     PowerColor RX 460 4GB
  •     Corsair CX 430

É um Windows 8.1 (64 bit) rodando em um SSD OCZ. Minha tela tem ficado aleatoriamente preta, e apenas restart resolve.

 

Editado: Resultado de todos os testes realizados até agora em

 

Não é relacionado à jogos ou aplicações que usem a GPU, às vezes acontece poucos minutos após iniciar, enquanto olho logs no Event Viewer e abro o Explorer. Ontem já havia feito rápidos testes de estresse na GPU, com um jogo e renderizando uma cena 3D, e ela se manteve estável (sem crash) com o clock em 100%, temperatura média de 50ºC e um pico de 70ºC (aceitável para o modelo).


A única alteração que fiz nela foi aumentar levemente a velocidade dos fan e alterar o temperatura na qual passam a trabalhar em 100% através do MSI Afterburner, pois achei a de fábrica muito alta (90ºC!). A temperatura dela está ótima quando os crashes acontecem, ~35ºC. A do i5 também está baixa nestas horas. Não consegui descobrir uma ação específica que cause o crash, é aleatório. Os drivers estão atualizados. Não é problema físico no monitor.


Não tenho certeza de que seja a placa a causadora, mas visto que usando a GPU integrada do i5 não consegui crashar, me parece ser ela. O único vestígio é às vezes constar "Display driver amdkmdap stopped responding and has successfully recovered." no Event Viewer imediatamente antes do crash, mas nem sempre essa mensagem aparece.


O que acham? Drivers instáveis, placa defeituosa, talvez fonte? Essa placa é alimentada apenas pelo PCIe, então tem baixo consumo. Pela pesquisada que dei outras pessoas tem tido os mesmos problemas, e reinstalar drivers (tentar versões anteriores) não resolve. A diferença é que eles têm tido crashes em jogos, até agora só tive fora de jogos.


Há algum teste que eu possa fazer para melhor isolar as causas?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia

Como você disse que ela se manteve estável em renderização 3D, acredito que o problema seja relacionado ao software.

Nesse caso, você tem duas opções:

1ª - Por ser um conjunto de hardware igualmente novo, recomenda-se usar software mais recentes, isso inclui atualizar o sistema para a última versão do Windows 10 e a última versão do Radeon Crimson.
2ª - Testar os componentes individualmente e, se possível, em outras máquinas evitar qualquer variável.

Estarei acompanhando o tópico, obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andy Hunter Talvez eu tenha encontrado uma solução, postada mais abaixo.

 

Obrigada pelas sugestões. Infelizmente atualizar o Windows para o 10 está fora de questão, e também pelos relatos de usuários os drivers da RX parecem ser um pouco mais instáveis no 10.

 

Não tenho como testar todos os componentes em outro computador por questões de compatibilidade—mas não fiquei parada neste meio tempo. O problema definitivamente está ligado à placa de vídeo. Usei a placa de vídeo onboard por mais de uma hora sem crashes, enquanto eles aconteciam quase sempre nos 5 primeiros minutos pós boot.

 

Também determinei que o sistema não está crashando junto. Meu teclado não possui luzes de Num Lock, etc, então fui atrás de um que possuísse. O teclado responde normalmente. Terei certeza absoluta assim que pegar meu fone de ouvido hoje mais tarde (estou sem som no momento).

 

Possível solução

 

Alterando a tolerância do sistema com delay da GPU

É uma solução improvisada. Não resolve a origem do problema, mas impede que a tela preta ocorra. Loguei há 35 minutos e ainda não tive um crash, sendo que 90% deles ocorriam já nos 5 primeiros. Mais tarde confirmo se permaneceu estável.

  1. Digite tecla Windows+R, e abra o regedit.
  2. Vá em HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\GraphicsDrivers
  3. Crie um valor DWORD se seu sistema for 32bit, QWORD se for 64bit.
  4. Nomeie-a TdrDelay.
  5. Edite o valor para 8 ou 10, deixe em hexadecimal.
  6. Reinicie.

O TdrDelay especifica o número de segundos a GPU pode atrasar uma requisição do GPU Scheduler. O valor padrão é 2 (segundos). O que fiz foi dar mais tempo à GPU para responder, desta forma o timeout não ocorre, e por consequência o crash também.

 

Portanto ou é um problema de driver, ou leve defeito nesta placa de vídeo em especial.

 

(editado)

Reinstalando chipset e GPU

A alegria durou pouco. Uma hora e pouco, para ser exata. Um novo crash aconteceu.

 

Quando instalei os drivers da placa-mãe, alguma coisa não deu certo e o driver de PCI falhou em ser instalado corretamente. Ele era identificado no driver mananger, mas tinha a exclamação amarela.

 

Só fui perceber e corrigir o problema após instalar a placa de vídeo. Agora refiz a instalação na ordem apropriada (chipset primeiro, GPU depois). Isso por si só não resolve o crash (removi o tdr para testar), mas aliado à alteração no registro parece ter estabilizado a GPU.

 

Já se passaram 5 horas após a implementação destas duas alterações e nenhum crash. O delay que estou usando no momento é de 8 segundos. Ainda não reiniciei o sistema após as reinstalações, então resta ver se isto influência em algo, pois noite passada após instalar drivers da GPU eu também não tive crashes. Começaram só após reiniciar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com um problema semelhante, estou tendo tela preta aleatoriamente, notei q isso começa após instalar o drive da placa de video rx460 xfx 4gb. Não importa se ta em jogo ou mesmo com tudo fechado, ele dá uma tela preta rapidamente como se tivesse desconectado e conectado o hdmi rapidamente.

Estou realmente triste com essa compra, está impossivel jogar ou assistir qualquer coisa com esse problema, e n tem tempo as vezes demora 30min ou simplemente dá com 1min de win ligado. Ja formatei varias vezes e ja testei com win7, win 8.1 e win 10, todos dão o mesmo problema.

Gostaria de ajuda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dvid Ainda não solucionei o problema aqui. O melhor sucesso que tive foi um reinstall do driver mais recente + TdrDelay. Ontem consegui ficar 6 horas sem crashar.

 

Estou realizando uma bateria nova de testes desde então. Segue a extensa lista de tentativas e resultados:

 

Spoiler

 

  • Primeira instalação. Instalei o driver que veio e atualizei. Crash em 5 min.
  • TdrDelay de 8 segundos. Crash em 1 hora e 20 minutos.
  • Reinstalação de chipset e GPU (driver mais novo), mantendo TdrDelay. Crash em 6 horas.
  • Deixei o memtest rodando por 4 horas (2 passes e meio) para excluir a RAM. Com a velocidade que crasho erros apareceriam rapidamente, mas o teste foi limpo.
  • Usei apenas a GPU interna por mais de 6 horas. Nenhum crash na iGPU por 6 horas.
  • Reinstalei drivers através deste procedimento:Ela não instala corretamente com a versão "minimal" do driver, então usei a completa. Desabilitei o TdrDelay para acelerar os crashes. Crash após 15 min.
  • Abri meu gabinete, reinstalei completamente a placa e a deixei solta (o gabinete força ela um pouco para frente). Crash em 10min.
  • Conectei a placa em um monitor diferente (mais antigo) através de um cabo HDMI>DVI (ele não tem HDMI). Assim verifico possível incompatibilidade do driver com monitor.  Crash em 14min.
  • Cabo DVI>DVI no monitor antigo. Crash em 48 min.
  • DVI>DVI no monitor antigo, driver mais recente reinstalado sem áudio HDMI. Crash em 35min.
  • DVI>DVI no monitor antigo, driver mais recente da PowerColor. 29 min.
  • DVI>DVI e nenhum driver instalado. Nenhum chrash em 1:30h.
  • DVI>DVI, último driver, MSI Afterburner desinstalado. 52 min.
  • Teste em progresso: DVI>DVI, último driver, MSI Afterburner com power em -10%.
  • Próximos testes: Driver novo assim que sair, DVI>DVI no monitor mais novo se estabilizar o antigo (mas acho que a entrada dvi dele está ruim...); instalar a placa em um clone do meu sistema em outro HD; usar combinação mais promissora com TdrDelay de 10 (o teste mais demorado de todos, portanto o último).

 

 

 

@Dvid @Gabriel Merlo Ferreira Hoje sairá um novo driver. Segundo a AMD:

 

"Crimson ReLive Edition 16.12.2 coming later today - general stability improvements for an even better experience"

 

Com sorte resolve nosso problema. Estou exausta de tanto testar essa desgraça. Os melhores resultados que tive foram com instalação limpa (usando DDU) do driver mais recente, cabo DVI e TdrDelay. Só o TdrDelay + driver novo já é o suficiente para segurar umas 6 horas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Merlo Ferreira Não sei. É minha primeira AMD.

 

Testei o novo driver e foi pior, de 30-50min foi para 9min exatos. Só DVI+Tdr melhorou, mas mesmo assim não são 6 horas de uso garantidas, é algo entre 15min e 6 horas.

 

A única novidade é que coloquei meus monitores em dual nas duas placas e consigo ver o Windows pós crash pela iGPU. Não deu para interagir com o sistema, mas dá para ver o que aconteceu por último. Vou ver se consigo alguma informação útil assim.

 

Não se esqueça de reportar o problema para a AMD. Nas próprias configurações da placa tem um link para isto. Quanto mais pessoas reportarem mais rápido eles dão uma olhada.

 

Fora isso, meu tópico na AMD: https://community.amd.com/thread/209747

Se clicarem em "I have the same question" será mais difícil de ignorarem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

À título de curiosidade, quais as marcas das placas que vocês compraram e quando compraram? Nos primeiros meses após o lançamento da RX 460 realmente vi muitos relatos de instabilidade pela internet à fora, lembro também que alguns usuários disseram que poderia ser um problema relacionado com lotes defeituosos (isso excluindo a possibilidade de incompatibilidade de hardware entre a Mobo e a Placa de Vídeo) ... eu mesmo só comprei a minha uns 3 meses após o lançamento e já tenho mais de um mês de uso sem nenhum tipo de problema. Se a placa ainda estiver na garantia então sugiro entrar em contato com as lojas onde compraram e verificar a possibilidade de troca ... uma atualização na BIOS pode ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ítalo Bandeira Comprei na Black Friday. A minha é uma PowerColor RX 460 4GB. Não acho que os problemas dos primeiros meses sejam defeitos, pelo o que andei lendo era driver.

 

E minha BIOS está na última atualização possível para Skylakes. Acima disso só BIOS experimental para Kaby Lakes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Merlo Ferreira Pois é. Estou com preguiça, mas se os testes que estou fazendo agora não derem frutos testarei no Ubuntu Live (se houver driver para ele...). Só não queria mesmo testar o 10 já que ele é podre. Se a AMD dá suporte às outras versões então... deveria dar suporte à elas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nihal Sim, certeza que deveria. Acontece que o foco de todo mundo que desenvolve software pra Windows agora é no 10, por razões óbvias. Podem muito bem ter simplesmente adaptado o driver pra "funcionar" no 7 e 8, então acho que no mínimo vale o teste.

 

Quanto ao 10, antes eu usava o 7 e, sinceramente, não tenho nada a reclamar do mais novo. Minha experiência com ele tem sido ótima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Merlo Ferreira A minha implicância é a falta de customização. Impedir que os usuários comuns desabilitem atualizações automáticas (que podem gerar problemas de drivers) por exemplo, é, francamente, uma ideia estúpida.

 

Acabei de testar o 16.9.1. 1 hora e 45 antes do crash (sem tdr), é o driver mais estável até então. Também pude ver que não há pico de CPU, RAM ou disco. A única bizarrice é que o HWMonitor reporta uma tensão louca para a RX no crash. Exemplo: 542500.313V

 

O mais legal? Esse campo de tensão não aparece até o momento do crash.

 

Fora isso tive o mesmo pico de clock memória da GPU nos dois crashes. Vou capturar os dados de um terceiro crash para confirmar esses detalhes e então testo em outro sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nihal olá, boa tarde, quando eu testei as 480 semana passada(estarei liberando testes em breve) tive um problema similar do driver, qual a versão do windows 10 você baixou, eu digo a Build dele como neste exemplo

 

Sem título.png

como pode ver a versão é a 1607 e a Build é a 14393.576

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel POTUS Não faço a menor ideia, hahah. É uma edição do WIndows 10 Pro, mas só saberei detalhes quando instalar.

 

"Teve" problemas? Significa que conseguiu solucionar?

 

P.s.: Enquanto isso estou pesquisando como bootar no Ubuntu Live. Sequer consegui entrar no SO no momento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nihal então quando eu tive este problema eu simplesmente removi a placa de vídeo, atualizei a BIOS do meu PC, a BIOS que estava não era a mais recente, a que estava era esta: F7, eu fiz o update para a versão F20D que saiu 11/11/2016 e reinstalei o driver de vídeo da GPU e voltou sem nenhum problema. E olhe eu nunca usei um Linux na vida, nem sei como instalá-lo haha desculpe hehe, não sei como lhe ajudar kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera, então... eu testei no win 7, win 8.1 e win 10 a ultima versão em iso q o proprio site da MS disponibiliza  e todos deram crashe, eu instalei a ultima versão do Ubuntu e os drives da AMD para linux q ela disponibiliza e adivinha ? Não deu crashe nenhum, horas e mais horas de teste com linux e nada, instalei até a steam e testei os jogos e nada de crashe.

Aqui na empresa foi comprada a mesma placa que a minha, mudando apenas a opção de dual fan para single fan entre elas, nada de crashe no pc da empresa. Instalei a minha placa agora aqui no pc da empresa e não tive nenhum crashe, agora o me pergunto o que será??? Pelo visto a placa n tem defeito ja q funciona normal aqui na empresa, mas o q tem de errado no meu pc??? 

Meu pc>

Processador AMD FX 8320E Octa Core, Black Edition, Cache 16MB, 3.2GHz (4.0GHz Max Turbo) AM3+ FD832EWMHKBOX

placa-mãe> 

Placa-Mãe ASUS p/ AMD AM3+ mATX M5A78L-M/USB3, 4xDDR3, HDMI/DVI/VGA, USB 3.0 Boost, Proc 140W, Porta Serial, Saída SPDIF, CrossfireX

Memoria>

Memória Kingston HyperX FURY 8GB 1866Mhz DDR3 CL10 Red Series - HX318C10FR/8

Fonte>

Fonte HRCS ATX 700W - HR700 - HR

SSD 240GB Kingston

 

o PC da empresa onde testei e a placa funcionou é um xps desk da dell de 3 anos atrás

 

Processador I7 3770k

memoria 16gb DDR3 1333mhs

placa-mãe da dell (n tem especificaçao porque é um desk xps)

fonte da dell 350w

 

Modelo da placa de video dos dois pcs Placa VGA AMD XFX 4GB Rx-460p4dfg5 128 Bits GDDR5

Todas as soluções aqui nåo resolveram e nem essa atualizaçao do drive da amd que lançou =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel POTUS O problema da última BIOS é que seria apenas para kaby lakes (ou pelo menos era da última vez que li). Não bootava com Skylakes. Tenho receio de fazer besteira, haha.

 

Estou instalando o Windows 10 em outro drive para testar. O Ubuntu Live está com problemas com a RX mesmo, nem inicializa a interface gráfica com ela. Com a iGPU funciona sem problemas. Para piorar o driver da AMD está instalando corretamente, e não estou com saco de resolver isso também—eu teria que instalar o Ubuntu para conseguir.

 

Assim que testar no Win10 pesquiso direitinho como atualizar essa BIOS (pelo menos é dual BIOS) e o que fazer em caso de tragédia para verificar se é ela.

 

P.S.: É claro que o site da Gigabyte vai dar erro de IIS justo no dia que preciso baixar nova BIOS. Hahaha.

 

@Dvid Pode ser a BIOS como o Gabriel disse. Uma coisa que me deixa bem desconfiada é o fato da RX não "inicializar" após o crash se não desligar o sistema completamente. A iGPU volta sem problemas com um restart, mas a RX só volta a funcionar desligando e religando o computador. Isso explicaria as leves diferenças nos nossos problemas também, há alguém em outro tópico, por exemplo, cujo computador vai para a tela preta e reinicia, não congela nela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nihal No meu caso, ele não trava completamente, o audio continua saindo mas a tela fica somente preta e volta o normal em 1s ou no maximo 3s, foi como eu disse, o problema visualmente é como tivesse desligado e ligado o monitor rapidamente em questão de 2s. Só uma vez q foi necessário o reinicio do sistema e a minha BIOS foi atualizada para ultima versão e o problema ainda continua.

E estranho não ter iniciado o Ubuntu live, aqui funcionou normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dvid Pois é... Meu Live não foi de forma alguma.

 

Consegui esse efeito de apagar e voltar ao mexer em algumas chaves de registro que determinam potência para GPUs "extras", mas só piscou uma vez, na segunda congelou de costume.

 

Enfim, vou investigar minha BIOS um pouco e ver se com atualização resolve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou no Windows 10 no momento (credo). Logo após logar pela primeira vez o Windows tomou a iniciativa de instalar um driver para a RX, o que não me deu tempo de instalar um da AMD pois o driver automático fez a placa congelar no meio da instalação. Depois de reiniciar consegui instalar o 16.12.1 com sucesso, reiniciei e deixarei ligado durante a noite para verificar a estabilidade da placa.

 

O chato é que o Windows também bagunçou todas minhas configurações e jogou o computador em sleep sem que eu percebesse, interrompendo o teste. Ainda nem tentei atualizar a BIOS, o site da Gigabyte continua fora do ar.

 

@Gabriel POTUS Meu Windows 10 é Pro, mesma versão que o seu porém build 14393.0 no momento. Desabilitei as atualizações para ele não fazer mais besteiras.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!