Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

OC pc novo


BARTH20

Posts recomendados

Bom galera?

Estou querendo fazer OC no meu novo equipamento. 

Gostaria de dicas e sugestões.

i7 7700k - Z270xp-SLI - Memória Ddr4 16gb 3000mhz G.skill Ripjaws V 2x 8gb - Fonte Cx500 - WC seidon 240p - video 1060 6gb g1-gaming

Eu baixei o programa da gigabyte e ela setou assim.

A memória eu setei manualmente a 'Frequência de memória = 30'

 

 

Capturar2.PNG

Capturar3.PNG

Capturar4.PNG

Capturar.PNG

Capturar1.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BARTH20 você teria que fazer pelo BIOS, não pelo EasyTune. Estou há um tempo sem fazer over, então você precisa pesquisar o seu BIOS e setar o clock e a tensão manualmente. Eu não mexeria em memória. Sete apenas o XMP do BIOS.

 

Um guia para você estudar.

 

Eu aprendi depois de ler quase 150 páginas do guia do Ivy Bridge. Aí eu comecei a mexer no BIOS e fazer um over básico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guia rápido:

  1. Não use essas utilidades de OC, faça tudo direto pela BIOS.
  2. Ligue o XMP e deixe as frequências no padrão. Coloque a tensão no modo fixo; sugiro começar em 1.25v
  3. Teste por 5min com Prime95 Small FFT, e se a temperatura máxima ficar
    1. em 81 ou menos, aumente a tensão.
    2. entre 81~83, siga adiante.
    3. mais que 83, baixe a tensão.
  4. Achado a tensão máxima, é só achar o clock máximo. Vá aumentando o multiplicador e testando por uns 30min, também com Prime95 Small, até achar instabilidade.
  5. Achado, você pode só baixar o multiplicador em 1 e testar por um período de tempo maior, ou então brincar com o BCLK para conseguir um valor intermediário (digamos, se 100x47 não aguenta, tente 101x46) e ver se pega.

E é isso. Mais a fundo, ai sugiro um guia avançado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BARTH20 o BIOS tem LLC (o nome varia), que joga o Vcore um pouco para cima para não haver queda de tensão abaixo do que você setou, mas é pouca coisa, geralmente 020-030V. Não poderia subir mais de 100V.

 

Você fez alguma coisa errada. A impressão é de que você não mudou o core voltage ou não salvou na hora de sair do BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, para 4.7Ghz o core voltage vai ficar na média de 1.3V / 1.35V. Alguns chips sequer chegam aos 4.7Ghz com estabilidade. Não sei o que você fez aí, mas a mobo deve estar compensando a falta de tensão com o LLC. E aqui no Brasil seria mais indicado fazer o delid para subir acima de 4.6Ghz.

 

Só para constar que alguns chips premiados podem rodar a essa tensão, mas não é assim que se faz. Você precisa começar bem mais alto e ir descendo de 05 em 05 e fazendo teste de estresse. Prime95 ou OCCT na aba CPU.

 

Agora se é para setar qualquer Vcore e passar meia hora no AIDA64, jogar meia hora e dizer que está estável, a opção é sua. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BARTH20 não tem erro no CPU-Z. O erro é você estar fazendo o overclock errado.

 

Você precisa ler sobre overclock. Para eu te ensinar, eu teria que ler o manual da sua placa-mãe e ler umas 100 páginas de tutorial de over do Kaby Lake.

 

Como eu já faço over no Ivy Bridge, eu poderia ler umas 20 páginas de tutorial. Mas isso é uma tarefa sua, até para você aprender. Overclock é muito simples, mas depois que você aprende. Fazer à galega é perigoso. Se estiver com preguiça de pesquisar, melhor deixar em stock. Ou então encontre um amigo que saiba fazer e ele faz para você.

 

Ou alguém aqui do fórum pode ter a mesma CPU e uma mobo parecida.

 

Caso contrário, o Tio Google é a melhor ferramenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Contiusa disse:

@BARTH20 o BIOS tem LLC (o nome varia), que joga o Vcore um pouco para cima para não haver queda de tensão abaixo do que você setou, mas é pouca coisa, geralmente 020-030V. Não poderia subir mais de 100V.

Minha experiência me diz o contrário. Claro, minha mobo é diferente da do OP (Z170 e da Asrock), mas já vi subir mais que 100mv com LLC no máximo. Não é o ideal que o PC esteja configurado assim, mas também não é estranho que isso aconteça se deixar em Auto.

 

 

@BARTH20Procure Load Line Calibration ou LLC na sua BIOS. Quando achar, teste diferentes valores (é tentiva e erro) para ver quais te deixam mais próximos da tensão especificada em load.

 

Ah, outra coisa, sugiro usar o HWMonitor para ver tensões, o CPU-Z não é muito confiável nesse aspecto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni então é problema de falta de precisão da placa-mãe, porque até onde sei, sobe pouca coisa. Aqui no fórum mesmo já teve mais de um usuário com i7-7700K subindo isso aí, 20-30V. Então não dá para dizer que é problema do Skylake, Kaby Lake. Não sei se estavam usando no máximo, mas o meu LLC no máximo também não passa de 30V.

 

100V é muuuuita coisa mesmo. Eu culparia a placa-mãe. É quase os valores loucos que se vê com setup automático. Mas desconfio de que isso é uma coisa da Asus.

 

Mas over é assim mesmo. Cada sistema overcloca de um jeito.

 

56 minutos atrás, Imakuni disse:

Ah, outra coisa, sugiro usar o HWMonitor para ver tensões, o CPU-Z não é muito confiável nesse aspecto.

 

Do que eu sei, é o contrario. HWmonitor o pessoal costuma desconsiderar. Aqui no fórum mesmo já vi muita gente com Vcore errado no HWmonitor. Ele costuma trocar muito os valores.

 

CPU-Z é o feijão com arroz do overclock. *Mas bugs acontecem em todo sistema e em todo app.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BARTH20 clock, tensão e LLC na minha placa-mãe. Depois tem os pormenores de turbo, core limit, C3/C6, thermal monitor, CPU EIST (na minha placa-mãe), que são setups fixos. 

 

O LLC também pode ser fixo. No final, quando você encontrar o clock e a tensão ideais, você pode brincar com o LLC -- você pode diminuir o core voltage e aumentar o LLC e vice versa. Acho que aqui no meu eu deixei o LLC no máximo e ajustei o core voltage (mas não me lembro). Mas não posso garantir nada porque o overclock pode mudar muito de uma geração para a outra.

 

Por isso que é bom ler o tutorial do Kaby Lake. Estude o guia que eu linkei porque eu fiz o mesmo com o Ivy Bridge e fazer over se tornou uma brisa. Tem muita gente fera dando opinião.

 

Pode descer ou subir de 10 em 10 também porque senão demora muito. No final você pode ajustar de 05 em 05.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa

Lembrando q na cpu-z chegou a 1.32 durante o stress no cpu-z

e o EasyTune conseguiu rodar a 4.7

Será q consigo deixar a 4.8 manualmente?

O que seria bom de mudar pra tentar o 4.8

Quanto tempo você roda o OCCT?

Achei essa tabelinha mais n sei como desativar o AVX ou colocar no NEGATIVO.

7700K OC.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BARTH20 para falar a verdade, eu rodei pouco tempo no OCCT. Eu deixaria por seis horas pelo menos.

 

Se eu fosse colocar a 4.8Ghz, eu começaria testando com 1.35V. Se passar de 1.37V eu parava. Sei que tem gente rodando a 1.45V, mas perto dos 1.4V eu já acho muito. Não vale a pena colocar o chip em risco com o passar dos anos. Eu tenho o meu i7 há 3-4 anos e pretendo usá-lo por mais uns 2-3 anos no mínimo. Depois ele vai se tornar o micro reserva. Ou seja, mais de dez anos de uso. Colocar em risco por causa de 200Mhz? Não vale a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!