Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Luis Davi

Servidor ou NAS. Quais diferenças e vantagens?

Recommended Posts

Olá pessoal, 

 

Trabalho numa empresa que tem 6 computadores no escritório e duas impressoras de rede. Atualmente o sistema de rede está precário. Eles ainda usam pendrive de um computador para outro para compartilhar arquivos.

Estou dando ideias de melhorias e uma delas seria um local comum para compartilhamento dos arquivos que quase todos os PCs precisam de acesso. Pensei em duas opções, um servidor de arquivos ou um NAS. 

Fiquei com um pouco de receio e dúvida na hora de escolher entre eles porque não sei quais os pontos fortes e fracos de ambos. Penso que um servidor seria melhor para se por exemplo, a empresa precise rodar algum software de ERP nele.. por outro lado o custo é mais alto. O NAS, falando em um DLINK simples com HDs de 2TB tem alguns recursos legais, e custaria acho que menos de R$1500,00..

O que vocês indicariam?

Será que um servidor seria melhor?

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha vocês utilizam algum AD na empresa? Caso não utilizem eu iria preferir colocar um servidorzinho com um Samba4 com uma pasta criada para compartilhar arquivos, já o servidor NAS eu iria recomendar se tivesse mais demanda, por exemplo uns 50 computadores que utilizariam o mesmo.

 

obs: De uma olhada no FreeNAS que é feito sobre o FreeBSD.

Editado por Pedro B.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Pedro, obrigado pela resposta.

     

    O que seria AD?

    Sobre servidor NAS, eu ia pegar um simples, como um DLINK DL320 de dois discos, nem ia mexer no sistema. 

     

    A estrutura lá é assim: Roteador Linksys > Switch > 4 desktops na rede cabeada e 2 sem fio e duas impressoras cabeadas. Tentei configurar um grupo doméstico e uma rede corporativa pelo Windows mesmo pra tentar compartilhar algumas pastas mas não consegui.. uns computadores se enxergam, outros não... tá estranho. 

    Não tenho a senha de admin do roteador principal lá... então vou ter que resetar ele, mas até agora não pude fazer isso porque vão ficar sem internet no escritório por um tempo. Só tendo acesso ao painel de admin vou conseguir entender mais ou menos quem é quem ali...

     

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×