Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
daviddeylon17

Problema ponta de ferro de solda estação yaxun 702

Recommended Posts

olá pessoal eu tenho enfrentado o seguinte problema com o meu ferro de solda que vem na estação de ar yaxun 702,é o seguinte o ferro de solda é muito bom esquenta rápido,porém a ponta dele a superficíe é lisa e o estanho escorrega e cai,e o estanho nem gruda na ponta do ferro,eu sempre uso a esponja vegetal umida mais nao resolve,eu apelei com o ferro de solda e lichei a ponta dele um pouco, e momentaneamente a ponta ficou boa segurando estanho,mais depois passou um tempim e a ponta do ferro voltou a ficar lisa,vocês sabem como eu resolvo este problema ?? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Espera esquentar por um tempo depois que a solda já derrete a solda... eu passo aqueles Bombril para a ponta ficar brilhosa novamente e vou vagarosamente tentando achar um ponto que possa segurar o estanho e vou aplicando lá e e tentando aumentar essa área ,o resto segura justo.

 

 

Tópico com mesmo assunto e várias dicas abaixo. Nesse tópico falam que o estanho não tem que estar no ferro e , sim na peça, porém por experiência própria quando o ferro está com certa quantidade de estanho derretido ele derrete a solda velha mais rapidamente
 ^^

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá,

Na minha opinião, nunca se deve lixar a ponta de nenhum tipo de ferro de solda, isso porque a ponta possui um revestimento que permite uma melhor aderência da liga estanho/chumbo.

Tenho essa mesma estação e a ponta original eu estraguei porque usava com temperatura muito alta, percebi que a ponta ficou escura, "queimou" o revestimento e parou de aderir a solda. Nesse ponto não tive mais o que fazer, acabei comprando outra ponta.

Após este acontecido, só uso o ferro da estação para "serviços especiais", componentes pequenos, que exigem maior precisão e temperatura controlada. Para todo o resto, uso ferro de solda comum 25~30W.

Acho que o grande "erro" nesse caso é querer usar o ferro da estação pra tudo. O ferro da estação é excelente, aquece super rápido, mas para determinadas aplicações.

Por exemplo, para poder soldar algo em uma placa com grandes áreas cobreadas precisamos de maior potência, pois a dissipação de calor será maior. Se usamos esse ferro da estação, naturalmente vamos aumentar a temperatura para tentar soldar, o que no caso de nada adiantará, pois esse ferro pode chegar a uma temperatura alta, mas não tem potência suficiente.

 

Resumindo, recomendo comprar uma ponta nova e cuidar melhor dela. Evite temperatura maior que 250°C

 

Att,

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem uns caras bem doidos no youtube que lixam até aparecer o cobre depois que o negócio fica preto... ou simplesmente trocam a ponta, mas por uma de cobre (fio de cobre de bom diâmetro) , porém duram pouco ambas ^^

 

 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo em tudo com o Fervolt!

Comigo acontece de sujar a ponta quando estou dessoldando uma placa suja da sucata.

Tem gente que lava a placa antes de dessoldar. ;)

O que eu faço é passar varias vezes num pano úmido, nuca usei esponja nem bucha vegetal, em casos mais críticos eu passo a ponta de leve no bom-bril até limpar.

O segredo da coisa é estanhar a ponta logo depois de limpa-la pois o calor faz a ponta oxidar muito rapidamente, se deixar, a ponta fica preta novamente, sim, tem que gastar solda, não tem outro jeito.

Lixar sempre estraga a ponta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • ok galera obrigado pelas dicas,eu tambem reparei que com temperatura maior do ferro de solda a ponta rapidamente fica preta,então o segredo é não aumentar muito a temperatura deixar nos 300 graus ou 250.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×