Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Escolha entre Coolers para Processador (AMD FX-8370)


Posts recomendados

Fala galera, meu pc está esquentando um pouco com o cooler box do amd fx-8370, nada de muito grave, porém moro no RJ e aqui faz MUITO calor.

Criei o Tópico pelo seguinte motivo, dúvida entre dois modelos de Cooler e na compatibilidade com o tamanho da placa-mãe / Gabinete...

 

Opção 1: http://www.pichau.com.br/cooler-thermaltake-riing-silent-12-120mm-led-red-cl-p022-al12re-a

 

Opção 2: http://www.pichau.com.br/hardware/cooler-deepcool-neptwin-dp-mch6-nt

 

Opção 3: deixo por conta de vocês indicarem algum modelo de sua preferência na mesma faixa de preço, pois não quero gastar muito mais que isso.

 

Esse é meu Gabinete: http://cougargaming.com/index_ss.php?id=368

Essa é minha placa-mãe: http://br.gigabyte.com/Motherboard/GA-970A-DS3P-rev-2x#ov

 

Meu PC montado: http://ap.imagensbrasil.org/image/j4Y8sj

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raphael Philippe Os que colocam no gabinete o pessoal chama de Fan, Cooler seria o que encaixa no processador. Se for para substituir esse coolerbox aí, recomendo o CoolerMaster Hyper 212x,

serve para - Intel LGA 2011-3 / 2011 / 1366 / 1156 / 1155 / 1151 / 1150 / 775
- AMD FM2+ / FM2 / FM1 / AM3+ / AM3 / AM2+ / AM2

 

Não sei se o @Contiusa vai concordar em relação ao coolerbox, agora em relação a fans para o seu gabinete ele manja mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raphael Philippe nessa faixa de preço tem o 9900 MAX, Excelente cooler, não bate nas memórias, bonito e vai sobrar espaço para um fan na lateral do gabinete. Pode até trocar o fan depois se quiser. Dá até para fazer um overclock básico. Se quiser um over mais forte, tem o Maelstrom 240T. No Kabum também tem, veja o frete mais barato.

 

Não recomendo o Ring Silent, pois o MAX vai ser melhor e mais compacto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, WolfLegendary disse:

@Raphael Philippe Os que colocam no gabinete o pessoal chama de Fan, Cooler seria o que encaixa no processador. Se for para substituir esse coolerbox aí, recomendo o CoolerMaster Hyper 212x,

serve para - Intel LGA 2011-3 / 2011 / 1366 / 1156 / 1155 / 1151 / 1150 / 775
- AMD FM2+ / FM2 / FM1 / AM3+ / AM3 / AM2+ / AM2

 

Não sei se o @Contiusa vai concordar em relação ao coolerbox, agora em relação a fans para o seu gabinete ele manja mais.

 

Posso estar enganado mas acredito que mais Fans não ajudariam TANTO, porque esse Gabinete já vem com um de 200mm na parte da frente (jogando o ar pra dentro) e um de 120mm na parte de trás (jogando o ar pra fora). Os demais componentes estão em uma temperatura razoavelmente boa, meu maior problema mesmo é o processador que parado ta chegando na casa dos 40º, jogando LOL por ex ele ta na faixa dos 60º mas as vezes chega a 70º~72º, provavelmente o CoolerMaster Hyper 212x já resolveria esse problema, mas acredito que os outros 2 sejam um pouco melhores que ele, se eu arrumar um Cooler que n seja tão caro mas segure de boa, da pra arriscar um leve over nesse FX ai, mas bora esperar pra ver o que o @Contiusa vai dizer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raphael Philippe mas essas temperaturas devem estar erradas. Os FX tem um bug de leitura. O único aplicativo que diz a temperatura correta é o AMD OVerdrive. Baixe ele e veja a margem térmica. Ela é regressvia. Quando mais baixo estiver, pior. Se passar de 0ºC e ficar negativo, é porque está acima do recomendado. O bom de trocar o cooler box é que você não ouve mais barulho e as temperaturas abaixam bem, mesmo no verão. Se não for fazer over, o Hyper 212X é uma boa opção.

 

 

overdrive.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa vou baixar depois e testar, eu usei o HWmonitor e o Speed Fan pra monitorar, infelizmente acordei com um problema de internet, tô respondendo agora da Net dá academia usando o celular, n sei quando a minha vai voltar... Sobre os coolers descartei o riing silent 12 então (deixarei o 9900 Max no lugar dele) o T240 está um pouco mais caro e acho que não to muito afim de Water Cooler, eu vi um bom review do deepcool neptwin (o que você acha dele?) E entre o 9900 Max, Deepcool Neptwin e o Hyper 212x qual seria mais forte? Ps: se o cooler segurar bem e a temp diminuir muito, eu farei um overzinho, mas nada muito forçado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raphael Philippe o 9900 MAX deve ser a mesma coisa do Neptwin, se não for melhor. Ele também é bem mais compacto. O Hyper 212X vai ser o pior dos três, mas ele é mais barato e vai dar para fazer um over leve. Mas se com o frete der uma diferença de 15-20 reais para o 9900 MAX, melhor levar o MAX.

 

Se quiser um bom custo benefício, tem o Gammaxx S40, que deve regular com o Hyper 212X e está mais barato. Ele também tem o sistema de presilhas que é compatível com o soquete AM4 (Ryzen). O 212X e o MAX não são compatíveis com o AM4 (caso você pense em um futuro upgrade).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Testei a temperatura usando o AMD OverDrive, a margem térmica chega a 6º~5º em alguns momentos...

Sobre o Cooler você realmente me deixou com uma grande dúvida haha, mas uma dúvida boa, eu não sabia que o 9900 Max tinha um desempenho tão bom, dei uma olhada em seu post de como substituir o Fan (não é nada complexo, mas ainda sim da um pouco de trabalho), agora não sei se vou de DeepCool Neptwin ou no Zalman 9900 Max (o led azul n me agradou muito, porque meu pc é todo black com alguns leds vermelhos) a diferença de preço entre os 2 mais o frete não está dando na margem de 30$ (nada muito alarmante) 

 

Vi esse vídeo da montagem do Neptwin e achei bem simples, vi que esse cara tem um site e vários reviews além do canal dele no youtube, mas assumo que achei estranho o lado que ele colocou os Fans, isso pode está errado? porque se não estiver, é uma ótima solução com os pentes de memória: 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raphael Philippe se os fans do Neptwin estiverem soprando para trás, não tem problema. Não faz diferença montar o fan na frente ou atrás. Mas em algumas placas-mãe o fan de trás vai bater no dissipador, então não é sempre que dá certo.

 

Mas eu acho ele muito grande. Não acredito que ele seja melhor do que o MAX. O que realmente desempata é o fato de o MAX ser bem menor. Mas ele chega a ter um desempenho quase parecido do NH-U14S, que é um cooler Noctua melhor do que o NH-D14. Eu fiz testes com eles. Na época não tinha à venda no mercado, mas com a experiência que eu tenho com eles, e custando 200 reais, fica difícl encontrar algo melhor pelo mesmo preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa tava editando o tópico agora pra colocar mais uma info, dae você me respondeu na hora, então to empolgado com o MAX, vi em uns testes ele batendo no NeptWin por 4º~6º, mas o problema que aquele vendedor de 199 no ML, tem bastante reclamações de entregar produtos usados... e ele é o único que vende a esse preço, tinha uma loja em BH que tinha ele a 194,65 á Vista (Waz) mas ta fora de estoque, nos outros lugares estão todos a 340$+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raphael Philippe é, estou vendo as reclamações. Não tinha visto antes. Parece que ele está vendendo placas de vídeo e placas-mãe usadas. Outro dia eu li que ele tinha encomendado mais 30 desse MAX (os que ele estava vendendo antes tinham acabado).

 

Melhor então o Neptwin. Outra opção é o Thermaltake L32. Ele tem o desempenho parecido do MAX e vende no Boa Dica. Também não bate nas memórias. Eu acho o MAX melhor, mas só pelo conjunto. Os dois são muito parecidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Queria comprar o 9900 Max, mas como não achei ele por menos de 360$ com disponibilidade, estou indo pra segunda opção é que o NeptWin a 239,89.

Estou levando em consideração seus testes com o Zalman 9900 NT e o DeepCool Lucifer V2 que ficaram bem próximos e seguindo a lógica da fabricante que DeptWin V2 > Lucifer V2 > FrostWin V2

 

Muito obrigado pela ajuda de todos, Principalmente a você @Contiusa

 

PS: depois que tudo chegar e tiver instalado eu prometo que volto aqui pra contar toda a experiencia de montagem e melhoria na temperatura, assim fica de ajuda aos demais user.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raphael Philippe cara, entre o Neptwin e o L32 se torna uma questão pessoal.

 

Eu, e estou dizendo apenas eu, levaria o L32 porque ele é bem mais compacto. Se pensarmos que o Neptwin com 6 heatpipes vai ter o mesmo desempenho de um Lucifer V2, que também tem 6 heatpipes, o L32 vai estar empatado e vai custar mais barato se você aproveitar para ir ao Centro da cidade para fazer outra coisa e dar uma passada lá no Avenida Central.

 

Mas qualquer um dos dois serve. Escolha o que você gostar mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Queria dizer que finalmente meu Cooler(DeepCool Neptwin V2) chegou, já instalei e podemos dizer que estou testando ele.

Agora vou contar um pouco da experiência para todos vocês:

 

Comprei na Pichau e ele veio embalado assim: Embalagem FechadaEmbalagem Aberta

Unboxing: CaixaTorreTorre + Peças

 

Montagem: 

Torre sem Coolers

fqr1laA.jpg

 

Torre com Coolers

Jq348oI.jpg

 

PC Idle:

0RCgsBU.png

 

PC Rodando GTA V em 1920x1080 no High

vGqmXGH.jpg

 

Muito Importante: lembrando a todos que o AMD OverDrive não mede a temperatura, ele usa margem térmica(quanto mais longe do Zero melhor) , tenho 95% de certeza comparando com os tests que fiz com o coolerbox e o cooler novo NeptWin V2 que ele usa como margem 70º.

 

Agora vamos falar sobre tudo, a embalagem me agradou bastante, todas as peças vem em saquinhos separados com a etiqueta explicando se usa em processadores AMD ou Intel. Quanto a montagem não vi nenhuma dificuldade, mas fui preguiçoso e não quis tirar a placa-mãe do PC e precisei de uma leve ajuda da minha mãe para segurar o blackplate do processador enquanto eu o parafusava, de resto não tive nenhum problema, tudo vem muito bem explicado no manual (se você for um pouco mais experiente nem precisa olhar o manual)

Quanto as temperaturas, fiquei bem satisfeito, não possuo prints antigas do Coolerbox mas posso dizer a todos vocês que na média de  40º em Idle caiu para 22º , em alguns momentos chegando a 15º~20º com o Fan de 4 pinos rodando à 870RPM e jogando GTA V ele fica na casa de 42º~46º tendo alguns breve picos, porém o Cooler aumenta seu RPM e logo a temperatura cai.

No geral ele é bem silencioso e me agradou bastante, provavelmente eu poderia reduzir ainda mais essas temperaturas tirando do automático na Bios e aumentando as velocidades manualmente.

Sobre o Zalman Cnps 9900 Max tenho certeza que ele é um ótimo cooler e do mesmo nível do Neptwin V2, porém o vendor que encontrei a 200$ não era confiável e preferi não arriscar (algumas pessoas aqui do forum arriscaram e não houve nenhum problema) e também houveram outros motivos para a escolha do Neptwin: 1 esse mês a DeepCool disse que vai lançar o Kit para o Socket AM4, é mais fácil trocar os Fans e também posso optar por Fans com maior rotação no futuro (apesar de não ver motivos usando esse processador atual).

 

Tudo isso que descrevi eu vejo como pontos positivos, de ponto negativo só tenho uma coisa a reclamar: a Deepcool pecou bastante em não enviar uma seringa de pasta térmica junto com um cooler High End, não que tenha vindo sem pasta térmica, mas veio em um mini sache estilo aqueles de catchup porém com 1/3 do tamanho.

 

Gostaria de agradecer a todos que ajudaram e principalmente ao @Contiusa, que sempre tem boa vontade para ajudar a todos e sabe muito sobre o assunto.

 

Se falei alguma besteira ou algo errado, me desculpe galera... n tenho experiencia em escrever análises, mas aceito qualquer critica/sugestão...

 

Se alguém tiver alguma dúvida, não sei muito, mas estou disponível pra ajudar... não tem muitas coisas sobre o Neptwin na net, menos ainda sobre o Neptwin V2. Então espero que essa mini "análise" possa ajudar bastante a todos que tenham dúvidas.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!