Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

i7 7700k + wc h55


Posts recomendados

Então, seguindo um pouco o mesmo tema do meu post na área de Overclock,

Atualmente estou usando junto com o i7 7700k um WC H55 da Corsair, mas ando um pouco noiado com a temperatura que o processador anda alcançando.

Em idle a temperatura varia de 37 a 42 graus, chegando a 50 as vezes, e jogando jogos como TESO, WoW, TERA, GTA V, etc a temperatura chega na casa dos 80, me deixando muito preocupado pois nem overclock eu to fazendo ainda, imagina quando for fazer.

 

Eu posso continuar com esse WC h55 sem ter problemas ou teria alguma restrição, no caso se eu queira fazer oc ele aguenta?

Caso eu tenha que trocar de WC para poder fazer oc, teriam alguma recomendação?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SHIFTD não recomendo usar o micro desse jeito. 80ºC em jogos já passou do recomendável. O ideal é não passar de 75ºC com coolers de entrada. Mas o ideal mesmo é não passar de 65-70ºC. Com um bom cooler e o core voltage ajustado, até 70ºC já é um sistema mal otimizado.

 

E você está falando de 80ºC no inverno de SC. No verão ele vai fritar.

 

O seu core voltage deve estar altísssimo. Rode um teste de estresse do AIDA apenas com CPU marcado e veja como fica o core voltage (Vcore) no CPU-Z. Às vezes ele varia, então diga os valores que alcança.

 

Pode ser problema com o water cooler, mas tudo indica core voltage.

 

Outra coisa importante: você não pode usar a opção "Desempenho" do gerenciador de energia do Windows. Está usando?

 

Onde está instalado o H55?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Contiusa disse:

@SHIFTD não recomendo usar o micro desse jeito. 80ºC em jogos já passou do recomendável. O ideal é não passar de 75ºC com coolers de entrada. Mas o ideal mesmo é não passar de 65-70ºC. Com um bom cooler e o core voltage ajustado, até 70ºC já é um sistema mal otimizado.

 

E você está falando de 80ºC no inverno de SC. No verão ele vai fritar.

 

O seu core voltage deve estar altísssimo. Rode um teste de estresse do AIDA apenas com CPU marcado e veja como fica o core voltage (Vcore) no CPU-Z. Às vezes ele varia, então diga os valores que alcança.

 

Pode ser problema com o water cooler, mas tudo indica core voltage.

 

Outra coisa importante: você não pode usar a opção "Desempenho" do gerenciador de energia do Windows. Está usando?

 

Onde está instalado o H55?

 

Boa noite @Contiusa, atualmente estou usando a opção de alto desempenho do gerenciador de energia, irei realizar os testes com ele no normal.

 

Já o H55 está instalado com o radiador na parte traseira do gabinete, tem só 1 fan no radiador.

 

Fiz esses testes, em 6min de teste já tinha passado dos 80 graus.

 

o vCore tanto no AIDA quanto no CPU-Z quase chegando nos 1.4 v

Screenshot_1.jpg

Screenshot_2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SHIFTD então, primeiro você precisa voltar a usar o gerenciador de energia no "Equilibrado". Essa opção "Desempenho" é um scam da Microsoft. Você não tem ganho algum com isso além do fato de o processador ficar rodando com clock alto em idle. É imprescendível voltar a usar em "Normal". 

 

Essas coisas não tem mistério. Se você quiser a máquina mais rápida, só fazendo overclock manual, como manda o 'manual'. Mas ficar usando esses apps de terceiros é o mesmo que clicar naqueles anuncios "Seu micro está lento? Clique aqui que ele vai virar um foguete". Entende? Isso também faz o chip rodar com Vcore alto o tempo todo. 

 

Sobre o Vcore, está altíssimo. 1.4V dá para colocar o seu chip a 5Ghz com um over manual e delid. Você precisa setar manualmente no BIOS para pelo menos 1.25V. Possivelmente 1.2 ou 1.22V.

 

Se você voltar para "Equilibrado" e acertar o core voltage para 1.2 / 1.25, as temperaturas vão desabar.

 

Fora isso, não adianta fazer muita coisa. Também não é recomendado ficar rodando assim, com Vcore na Lua e usando app de gerenciamento da Microsoft. Eu ajustaria essas coisas para ontem. Esse processador é caro e muito bom para fritar assim de bobeira.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Então, eu entrei na BIOS e tentei fazer a alteração do vCore, que no caso, se encontra em "Auto"  "1.300", porém está bloqueada, não consigo fazer uma alteração nela, sabes me dizer o por que?

 

Sobre o modo equilibrado já mudei como você recomendou.

adicionado 17 minutos depois

Modifiquei algumas opções do Smart Fan da placa-mãe da Gigabyte, percebi que o sensor do watercooler n estava analisando a temperatura do CPU em si e sim a do Sistema, mudei pra CPU e deu uma leve alterada nos valores em um novo teste de stress durante 10min.

 

Mesmo assim, acredito que como tu mencionou, ainda de pra abaixar a temperatura mais um pouco alterando o vCore certo?

 

Screenshot_3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SHIFTD ainda está altíssimo, especialmente com apenas CPU marcado, que acaba sendo um teste bem leve. 

 

Não sei como mexer na sua placa-mãe, mas você precisa pesquisar na internet como mudar o Vcore e deixar fixo. 1.37V ainda está praticamente nos 1.4V. Se você baixar para 1.25V, provavelmente vai cair mais de 10ºC. Aí pelo menos você já está em uma margem segura de 70ºC.

 

Mas você está em SC, então era para estar bem mais frio. Mas antes de ajustar o core voltage não adianta fazer outros testes. As placas da Gigabytes costumam ser simples. Não deve ser difícil encontrar um tutorial no Youtube.

 

Mas você também precisa passar em um teste de estresse para validar o Vcore, mas acho que 1.25V é um bom começo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Abaixei o vCore para 1.24v, realizei um teste de stress de 10min somente, mas com as opções CPU, FPU, Cache e System memory.

 

Os resultados foram os seguintes:

 

Em comparação com o primeiro teste deu uma abaixada na temperatura, tu acredita que eu possa abaixar um pouco mais o vCore?

Screenshot_4.jpg

Screenshot_5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SHIFTD bom, com tudo isso marcado no AIDA aumenta bastante a temperatura. Mas continua alto. O meu i7-3770K rodando a 4.4Ghz, que é o clock do seu em teste de estresse, ficaria a 54ºC com temperatura ambiente de 20ºC. Aí você adiciona uns 10ºC de gabinete fechado, memória, etc, e não poderia passar de 65ºC, talvez 67ºC de média.

 

Só se estiver muito quente aí, mas imagino que esteja fazendo uns 15-17ºC em Floripa, não? Então deveria estar ainda mais baixo do que o meu.

 

Pode tentar abaixar o Vcore para 1.20V, mas passe depois por umas duas horas no AIDA apenas com CPU, FPU e cache. Mas não deve abaixar mais muita coisa. Talvez uns 2-3ºC, mas ajuda.

 

Resta agora ver como está a instalação do H55, se ele tem fluido corretamente no radiador, se a bomba está funcionando corretamente. Como está a rotação dela no HWmonitor? É para estar a 1500rpm (algumas placas-mãe leem pela metade). Outras leem a velocidade correta, que é por volta de 3000rpm.

 

Mas você precisa colocar a bomba do H55 rodando a 12V (no máximo, full speed). Tem gente que diz para diminuir, mas isso acarreta em quebra da bomba ou até de anular a garantia por mal uso do hardware. Ela só pode rodar na velocide máxima. Não o fan, mas a bomba. Se bem que o fan é de 3 pinos, então ele também só vai rodar no talo.

 

Coloque a bomba no CPU_FAN e depois vá no BIOS e deixe ela em "full speed", "max", "disable", dependendo do BIOS. 

 

O fan você pode colocar em qualquer SYS_FAN. Se um dia você comprar um fan decente de 4 pinos, aí você inverte a posição com a bomba para poder controlá-lo pelo PWM.

 

Mas o lance da bomba é muito importante. Deixe ela rodando a 100%. Elas não fazem barulho no máximo, ou não deveriam. 

 

Dá para tirar uma foto do gabinete com a porta aberta? Tem fans em todas as aberturas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala @Contiusa, realizei algumas recomendações que tu me passou ontem, primeiramente eu estava trabalhando com a bomba do H55 na velocidade "normal" e com a FAN do radiador a mesma coisa.

 

A bomba do H55 eu coloquei no "CPU_OPT" e a fan do radiador em "CPU_FAN", ambos conectores do H55 são de 3 pinos, mas mesmo assim consigo controlar a velocidade dele manualmente,

 

Bom, hoje cedo setei a velocidade da bomba do H55 para Full Speed, e o fan do radiador para 1200rpm, abaixei o vCore para 1.230v, as temperaturas abaixaram drasticamente em comparação aos testes anteriores, chegando a ficar entorno de 30ºC em idle e mantendo na média de 60ºC com teste de stress, não ultrapassando os 65ºC.

 

Bom, realizei o teste por 1 hora só por que preciso ir trabalhar, mas queria deixar os resultados pra tu dar uma analisada.

Também não abaixei o vCore para 1.200v porque ontem de noite estava mexendo na BIOS e eu cheguei a abaixar para 1.230v e na hora de reiniciar o PC não ligou, tive que resetar a placa-mãe, acredito que seja alguma outra função que eu mexi na inocência, pois agora deixei em 1.230v e fluiu normal ao meu ver.

 

Edit1: Não tenho fans em todas as aberturas, tenho somente 1 frontal que chega entorno de 1200rpm máximo e 1 fan no radiador trabalhando como exaustor que chega a 1700-1800rpm trabalhando no máximo.

 

Não pretendo colocar outro fan no teto agora, somente mais um no radiador, já que não sei ainda se vai ser preciso trocar o H55 por outro wc de 240mm como o H100i v2.

 

Também cheguei a ler que esses i7 7700k são bem esquentadinhos, procede essa informação?

 

Edit2: Em um teste de Stress na CPU, como eu vou saber se ele está estável ou instável?

 

Edit3: Acabei de ver na página da minha placa-mãe que a uma atualização da BIOS disponível onde especifica na descrição "V core voltage adjust", será que seria interessante eu atualizar  a BIOS ou do jeito que está agora após esses teste nem precise tanto.

 

Seguem as imagens abaixo para análise.

T1.jpg

T2.jpg

T3.jpg

T4.jpg

T5.jpg

WhatsApp Image 2017-06-22 at 12.22.39.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, SHIFTD disse:

Também cheguei a ler que esses i7 7700k são bem esquentadinhos, procede essa informação?

 

Isso é um mito que está correndo a internet. Eles estão quentes por duas razões:

 

1 - eles já vem overclocados de fábrica. 4.4Ghz em teste de estresse nos 4 núcleos é um over mediano que pede um water cooler.

 

2 - o Kaby Lake transferiu o controlador de tensão para a placa-mãe, por isso que eles costumam rodar em stock a 1.4V. Quando o controlador era no chip, ele já vinha da Intel com um ajuste adequado. Agora depende muito do fabricante de placa-mãe. Provavelmente a atualização do BIOS tem a ver com isso, de um melhor ajuste automático de Vcore, porque as reclamações tem sido muitas e o pessoal tem reclamado da Intel. Mas atualize se quiser. Como você já está ajustando manualmente, você teoricamente não precisa de upgrade. Mas é sempre bom ter a última versão. 

 

Então eles são chips normais como outro Intel qualquer. Eles só tem o clock mais alto e as placas-mãe estão deixando o Vcore correr solto. Aí as temperaturas vão na lua e o pessoal começa a dizer "o Kaby Lake é esquentadinho". A pessoa precisa entender que nada é por acaso, especialmente nos chips Intel, que já são muito refinados para sair um abacaxi assim do nada.

 

Sobre o teste de estresse, se não der tela azul ou o micro reiniciar, dá para dizer que está estável. Pode rodar o OCCT se quiser porque ele pega muito mais erros do que o AIDA. Aí o teste vai apitar e parar, dizendo que deu erro.

 

Sobre os fans, eu compraria um fan para colocar no teto, jogando o ar para fora. E você podia colocar o fan do H55 jogando o ar para dentro. O ar vai entrar no gabinete e sair pelo teto. Não vai afetar as temperaturas dos outros componentes do gabinete. Faça um teste, porque a temperatura pode cair um bocado.

 

A bomba pode deixar no máximo mesmo. Se deixar abaixo dos 12V ela vai quebrar rápido. Sem contar que ele vai rodar meia boca.

 

O técnico instalou o H55 com a pasta térmica pré-aplicada ou ele usou uma implastec da vida?

 

E as temperaturas estão bem melhores, mas tem que ver jogando, porque quando chegar o verão pode não segurar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Contiusa disse:

O técnico instalou o H55 com a pasta térmica pré-aplicada ou ele usou uma implastec da vida?

 

Eu mesmo realizei a montagem dos componentes, não apliquei pasta térmica, utilizei a que vinha com a h55.

 

11 minutos atrás, Contiusa disse:

Sobre o teste de estresse, se não der tela azul ou o micro reiniciar, dá para dizer que está estável. Pode rodar o OCCT se quiser porque ele pega muito mais erros do que o AIDA. Aí o teste vai apitar e parar, dizendo que deu erro.

 

Irei abaixar para 1.20v e realizar os testes com o OCCT hoje de noite.

 

Notei que ontem de noite ao jogar com o vCore em 1.23 o jogo dava umas "engasgadas", isso não é normal certo?

 

 

Sobre a modificação na direção dos Fans tentarei fazer isso, provavelmente eu não consiga adicionar um agora, mas assim que possível posto os dados aqui.

 

 

Obs: Caso eu troque o h55 por um h100i v2 e deixe o CPU a 4.5ghz @ 1.23v você acha que a temperatura cairia razoavelmente ou é insignificante o resultado?

 

Por último, como é a primeira vez que faço tudo isso, queria agradecer pela ajuda, deu pra aprender bastante coisa nova, e bom, aprendizado nunca é demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SHIFTD ah, nada, tamos aí :thumbsup:

 

Acho que as engasgadas não tem a ver. 1.23V é o suficiente para rodar a 4.4Gz. Se estivesse muito baixo, daria tela azul ou o jogo daria crash. Mas veja se passa no OCCT. Eu rodaria na aba CPU (foto abaixo). Pode rodar 15-20 minutos que se estiver baixo ele dá erro logo.

 

O H100i V2 seria melhor, mas não posso dizer quanto vai cair, porque eu ainda não testei um water cooler de 240. Estou com o MasterLiquid 240 mas vai demorar um pouco para testar. Mas deve cair pelo menos uns 4-6ºC, porque o H55 não é tão forte quanto o H60. Eu testei o H75, que tem a mesma bomba do H55, e ele ficou uns 2ºC atrás do H60 com um fan. 

 

Mas 5-6ºC já é bastante coisa para um cooler. 

 

Aí vai o setup que eu uso no OCCT (pode mudar o tempo de duração do teste)

 

 

 

 

OCCT2.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Acabei de fazer o teste de stress em 1.255v deu erro aos 5min - média de temperatura 61º, máxima em 2 dos núcleo foi 70-72ºC.

 

O teste anterior durou 5min13seg, em 1.250v - com a média em 60ºC e máxima de 70ºC em 1 núcleo.

 

Sinceramente, estou começando a me preocupar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SHIFTD dá uma pesquisada no LLC. Ele deve estar tendo quedas de tensão e dando erro. Em overclock, o i7-7700K é overclocado, você precisa manter uma tensão estável. Talvez em auto não esteja dando conta.

 

Ai você precisa setar o CPU Vcore Loadline Calibration. Quais opções o seu BIOS oferece?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Esta setado em Auto, e tem as opções Standard, High e Turbo.

adicionado 53 minutos depois

Edit1: Realizei um teste de stress com vCore 1.230v e LLC em High, sem nenhum erro durante os 10min de teste.

Temperaturas entre 60-68ºC em média mas ultrapassando 70ºC em alguns momentos.

 

Acredito que este foi o melhor teste até o momento, sendo assim irei fazer mais alguns testes a procura de uma melhor temperatura e posto aqui os resultados.

10min.jpg

 

Edit2: Acredito que este seja o limite.

 

Teste de Stress do CPU duração de 10min sem nenhum erro.

vCore 1.200v / LLC: High

Temperaturas: min 58ºC / max 65ºC / média 61ºC

 

Acho que estou satisfeito com os testes, a não ser que realmente tenha algum jeito de abaixar mais a temperatura sem ter que trocar o h55, mas eu acredito que não.

 

 

teste 1200.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SHIFTD ah, então foi isso. O LLC no auto estava deixando a tensão cair no meio do teste.

 

Para garantir, faça um teste de 1h, mas pode ser no Linpack que ele sobe e desce e simula um uso diário. 10 minutos é muito pouco. As pessoas fazem os testes curtos só para encontrar uma base. Depois é preciso fazer um teste mais longo só para confirmar.

 

Se passar, eu subia para 1.235V só para deixar uma margem.

 

Se você inverter a posição do fan do H55 (colocar para dentro) e colocar um fan no teto, deve cair mais uns 3-5ºC em jogos. Junto com o fato de que o OCCT costuma esquentar mais do que um jogo, é provável que você jogue na casa dos 60ºC, talvez menos.

 

Pode até inverter a posição do fan do H55 sem fan em cima, porque o ar quente sobe naturalmente. Jogue algum tempo com o HWmonitor aberto e depois veja como ficaram as máximas.

 

Se tudo estiver ajustado e nos jogos fique abaixo de 60ºC, pode ser que o H55 segure no verão. Caso contrário, compre um water cooler de 240mm.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Show! Seguirei os teus conselhos, consegui aprender bastante coisa que eu não fazia ideia de como funcionasse.

Amanhã provavelmente eu já mude a posição da fan e vá atrás de mais um fan pro teto.

 

Já a respeito do h55 vou continuar com ele durante um tempo e assim que der tentar vender ele e trocar por um h100i v2. Tenho interesse de um dia ainda conseguir fazer um overclock decente e poder aprender mais sobre.

 

Muito Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SHIFTD nada, tamos aí. Depois posta os resultados. Mas se quiser realmente fazer um over, o ideal seria um water cooler de 280. O seu gabinete tem montagem para 2 fans de 140 na frente, mas tem que saber se cabe o radiador. É mais garantido e ele vai ficar montado na frente, idealmente puxando o ar frio de fora. Aí você teria que colocar fans de qualidade no gabinete - dois em cima e um atrás. Provavelmente fans de 2000rpm com um controlador. Ficaria legal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Contiusa disse:

@SHIFTD nada, tamos aí. Depois posta os resultados. Mas se quiser realmente fazer um over, o ideal seria um water cooler de 280. O seu gabinete tem montagem para 2 fans de 140 na frente, mas tem que saber se cabe o radiador. É mais garantido e ele vai ficar montado na frente, idealmente puxando o ar frio de fora. Aí você teria que colocar fans de qualidade no gabinete - dois em cima e um atrás. Provavelmente fans de 2000rpm com um controlador. Ficaria legal.

 

A ideia é boa, mas acho que no meu gabinete não ai caber um de 280mm, ainda mais na frente.

Acredito que até mesmo um de 240mm vai ser complicado já que não é o indicado, mas tem esse artigo explicando como fazer.

 

Citação

 

Ainda assim, caso eu fosse colocar o radiador na frente, será que a mangueira do wc chega até o processador?

 

Mas voltando aos testes, hoje de manhã realizei o teste de stress no OCCT: LINPACK.

- Frequência do CPU: 4.5Ghz
- Duração: 1hr
- vCore: 1.200v
- LLC: High 
- Temperaturas: 57-61ºC, em nenhum momento ultrapassou os 65ºC.

 

Estou feliz com o resultado, de 80ºC+ para 61ºC é algo e tanto.

 

Obs: Os teste foi realizado sem a inversão do fan.

 

2 horas atrás, Bruno Custodio disse:

Tópico sensacional, uma aula praticamente.

 

@SHIFTD como você setou o LLC no HIGH?

 

Realmente foi uma aula, acredito que este tópico vai servir de ajuda pra bastante gente graças ao @Contiusa.

 

Sobre o LLC, usei o teclado numérico, teclas + e - para fazer a alteração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Custodio Sim, direto na BIOS.

 

Em relação ao i7 7700k junto com a GTX 1080, cara sem palavras, mas ainda sinto que não extraí o máximo dela pois faz pouco tempo que montei o setup e estava passando por esses problemas de instabilidade, mas o pouco que joguei já deu pra ver que valeu a pena o investimento, só me arrependi um pouco por não ter esperado um pouco mais e ter pego a GTX 1080ti, mas como eu sou afobado e estava ansioso para montar tudo acabei indo de 1080 mesmo.

 

Também não consegui pegar um monitor de 144hz ainda, está nos planos, quero ver qual vai ser o desempenho do Destiny 2 que vai ser lançado em outubro em um monitor de 144hz junto com o I7 7700K e a Gtx 1080.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, SHIFTD disse:

Estou feliz com o resultado, de 80ºC+ para 61ºC é algo e tanto.

 

Beleza, realmente, acho que agora está legal. Só veja depois como fica em jogos, pois é como você vai estressar a CPU, e vai entrar na equação o calor da placa de vídeo.

 

É, eu vi no site da Corsair e o Spec-1 só tem compatibilidade com water coolers de 120. Mas se precisar trocar, tem o H80i. Não é como um H100i, mas deve chegar perto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!