Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ping da GVT subiu do nada (7 para 23ms) normal ?


Posts recomendados

Galera me deem uma ajuda aqui pfv ? Assinei a GVT/VIVO (Tecnologia GVT), fibra até o poste e par trançado até em casa, na terça feira, meu ping estava normal entre 6 e 7ms... ontem a noite eu percebi que meu ping aumentou para 23ms ... liguei pra Vivo e eles passaram vários procedimentos, resetei modem, restaurei o pc, troquei os cabos, testei sem o filtro de linha, mudei o DNS... nada disso resolveu. Hoje eu iria cancelar a Vivo porque achei uma ***** *****, pois a net eu tinha 12ms pelo menos, dai a moça que me atendeu vai enviar um tecnico até minha residencia, alguém ja passou por uma situação semelhante ? Resolveram ? Não sei se estou sendo exagera, mas me sinto no direito de reclamar, quero deixar que a Internet está normal, está batendo os 50 Megas e os 5 de Upload, só o ping que ta me decepcionando. (Não faço muito download, prefiro ter 15 de download, mas com meus 7 de ping)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

possivelmente algum problema na rota. Esse ping é o tempo de resposta para o servidor deles e o fato de ter aumentado indica, na maioria dos casos, que a rota que estava sendo utilizada (e possivelmente era com distância mais curta) sofreu algum problema e está passando por alguma rota com distância maior (assumindo que o servidor de comunicação permaneceu na mesma localização).

 

Agora, existe um porém nessa história: não existe obrigação da operadora de manter esse padrão de ping. Aliás, de 7ms para 23ms, é uma pequena diferença e, com certeza, aos olhos deles o serviço está normal e com qualidade. 

Conforme a ANATEL:

 

Art. 18.  Durante o PMT, a Prestadora deve garantir latência bidirecional de até oitenta milissegundos (terrestre) e novecentos milissegundos (satélite) em, no mínimo:

I - oitenta e cinco por cento dos casos, nos doze primeiros meses de exigibilidade das metas, conforme estabelecido no art. 46 deste Regulamento;

II - noventa por cento dos casos nos doze meses seguintes ao período estabelecido no inciso I deste artigo; e

III - noventa e cinco por cento dos casos, a partir do término do período estabelecido no inciso II deste artigo.

 

Então, tudo dentro do normal para eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Megaallure , na boa mesmo, acho que você não têm do que reclamar...

 

- Ping de 7ms para onde ?

 

- Se o seu Ping fica na média de 23ms está bom...

 

- Rotas Nacionais (Dentro do Brasil) os Pings são menores, quanto se pega Rotas Internacionais os Pings são maiores, um exemplo de comparação: Pingue o Site do UOL  e o Site do Yahoo... 

 

- Veja a diferença... E outra é muito difícil que o Ping se mantenha em 7ms...

 

- Preocupante é se ficar acima de 50ms em qualquer Site...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, dwatashi disse:

Usando qual servidor como referência?

 

Se não me engano, usando ping até o PTT não pode ser superior a 80 ms. (Ver ANATEL Resolução 574). Porque a banda está normal, infelizmente não se trata de problema de acesso, mas a infraestrutura, site, etc. 

Usei o speed test e fiz teste em vários servidores de SP que fazia testes antes de subir o ping.

adicionado 4 minutos depois
18 horas atrás, gustavokreischer disse:

Olá,

 

possivelmente algum problema na rota. Esse ping é o tempo de resposta para o servidor deles e o fato de ter aumentado indica, na maioria dos casos, que a rota que estava sendo utilizada (e possivelmente era com distância mais curta) sofreu algum problema e está passando por alguma rota com distância maior (assumindo que o servidor de comunicação permaneceu na mesma localização).

 

Agora, existe um porém nessa história: não existe obrigação da operadora de manter esse padrão de ping. Aliás, de 7ms para 23ms, é uma pequena diferença e, com certeza, aos olhos deles o serviço está normal e com qualidade. 

Conforme a ANATEL:

 

Art. 18.  Durante o PMT, a Prestadora deve garantir latência bidirecional de até oitenta milissegundos (terrestre) e novecentos milissegundos (satélite) em, no mínimo:

I - oitenta e cinco por cento dos casos, nos doze primeiros meses de exigibilidade das metas, conforme estabelecido no art. 46 deste Regulamento;

II - noventa por cento dos casos nos doze meses seguintes ao período estabelecido no inciso I deste artigo; e

III - noventa e cinco por cento dos casos, a partir do término do período estabelecido no inciso II deste artigo.

 

Então, tudo dentro do normal para eles.

 

O tecnico saiu daqui faz alguns minutos, ele disse que vai colocar a conexão de algum vizinho no lugar da minha pra ver se melhora, confirmei com ele se não desviaram a rota de onde minha internet está vindo, ele me disse que não é possível mexer nisso, porque vem direto da central. Estou aguardando ele retornar aqui em casa pra ver se houve solução.

Quanto aos direitos, tudo bem... posso até não estar no direito, mas eu fiz mal em reclamar sendo que estava 7 e do nada "triplicou" ? Acionei o suporte porque achei que poderia ser solucionado normalmente. Fico frustrado porque a Net me trazia 12 de ping e nunca alterou. Vamos ver o que da !!! Obrigado mano.

 

adicionado 6 minutos depois
18 horas atrás, Naldo Volpe disse:

- Megaallure , na boa mesmo, acho que você não têm do que reclamar...

 

- Ping de 7ms para onde ?

 

- Se o seu Ping fica na média de 23ms está bom...

 

- Rotas Nacionais (Dentro do Brasil) os Pings são menores, quanto se pega Rotas Internacionais os Pings são maiores, um exemplo de comparação: Pingue o Site do UOL  e o Site do Yahoo... 

 

- Veja a diferença... E outra é muito difícil que o Ping se mantenha em 7ms...

 

- Preocupante é se ficar acima de 50ms em qualquer Site...

 

 

Naldo Volpe, chegava 7ms aqui em São Bernardo/SP... caso duvide, olha o vídeo que fiz no primeiro dia que instalou aqui.
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, o técnico não tem o que fazer quanto as rotas. Imagine duas estradas que o levam para um mesmo local, entretanto, a segunda é um pouco mais longa. Se acontecer uma obstrução na primeira, você terá que passar pela segunda. Você, no caso, é o sinal e o ponto de partida e chega é a central e você, respectivamente. Até ocorrer o reparo na primeira estrada, você terá que passar pela segunda e leva mais tempo (ping). Por isso ele não pode fazer nada.

 

Existe a possibilidade de algum tempo voltar aos 7ms, nesse caso, tem que esperar mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, gustavokreischer disse:

Então, o técnico não tem o que fazer quanto as rotas. Imagine duas estradas que o levam para um mesmo local, entretanto, a segunda é um pouco mais longa. Se acontecer uma obstrução na primeira, você terá que passar pela segunda. Você, no caso, é o sinal e o ponto de partida e chega é a central e você, respectivamente. Até ocorrer o reparo na primeira estrada, você terá que passar pela segunda e leva mais tempo (ping). Por isso ele não pode fazer nada.

 

Existe a possibilidade de algum tempo voltar aos 7ms, nesse caso, tem que esperar mesmo.

 

Gustavo, desculpe pela demora e agradeço muito por compartilhar de sua experiência. Ja fiz de tudo e até comprei outro modem aqui, mas ja acho que vai ser desnecessário. Algumas pessoas me disseram sobre o Interleaved Path, e mudar para Fast Path, o meu modem não permite isso, disseram que o modem Tp-link Td-8816 da para fazer. Por isso resolvir arriscar. Valeu !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Megaallure, tudo bem?

Estou com o mesmo problema que você. Tenho internet da Vivo desde que era GVT, ja faz mais de 5 anos e nunca tive problemas com isso, jogo League of Legends e meu ping no jogo sempre foi 12 e de uma semana pra cá não fica menos de 29. Liguei no atendimento da Vivo para ver o que eles podiam fazer, só me mandaram fazer um monte de testes que não resolveram em nada. Pedi para que enviassem um técnico pelo menos para testar outro modem, mas disseram que não podiam, porq como a velocidade de 25mb de download estava normal, provavelmente o técnico não faria nada e cobraria uma taxa por visita indevida.

Testei com wi-fi de vizinhos que também usam vivo e no deles está normal os 12 de ping.

Também testei em outros jogos como Overwatch e o ping que era 9 subiu pra 27

 

Caso tenha conseguido alguma solução, por favor compartilhe comigo!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 02/07/2017 às 03:12, Carlos Rodrigo disse:

Olá Megaallure, tudo bem?

Estou com o mesmo problema que você. Tenho internet da Vivo desde que era GVT, ja faz mais de 5 anos e nunca tive problemas com isso, jogo League of Legends e meu ping no jogo sempre foi 12 e de uma semana pra cá não fica menos de 29. Liguei no atendimento da Vivo para ver o que eles podiam fazer, só me mandaram fazer um monte de testes que não resolveram em nada. Pedi para que enviassem um técnico pelo menos para testar outro modem, mas disseram que não podiam, porq como a velocidade de 25mb de download estava normal, provavelmente o técnico não faria nada e cobraria uma taxa por visita indevida.

Testei com wi-fi de vizinhos que também usam vivo e no deles está normal os 12 de ping.

Também testei em outros jogos como Overwatch e o ping que era 9 subiu pra 27

 

Caso tenha conseguido alguma solução, por favor compartilhe comigo!

Abraço!

 

Como vai brother, beleza ? Então, não consegui nenhuma solução, a Vivo me orientou que eu contratasse um provedor para autenticar minha internet, mas não sei se resolveria meu problema, eles estão mudando todos os links para Interleave Path. Estou pesquisando sobre contratar Link Dedicado... e você ? ta na mesma ainda ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

É rapaziada, também estou com o mesmo problema... talvez seja uma coisa geral, não sei... meu ping na minha região Salvador/Bahia era 5 ms e agora está 20, em servers de São Paulo era 30 ms no máximo 50 e agora com essa possível mudança da rota fico com 50 de ping em todos os servers e em servers com faixa de IP 189 fico com no minimo 70 80 de ping.. está horrivel cara, liguei pra lá hoje e me disseram a mesma coisa que falaram pro amigo ai, que não resolveria nada pois a velocidade da internet está normal e pior que de fato está. Se alguém conseguir a solução por favor poste aqui já fiz todos os testes possiveis, menos trocar de modem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Megaallure, gostaria de saber se você conseguiu resolver seu problema. Estou com o mesmo problema, porém com velocidade inferior, 25mb. No League of Legends meu ping era 19~21ms, agora fixou em 46+ chegando a 1000ms ficando impossivel jogar. Estou com vontade mudar pra Net, mais sempre tive GVT e nunca tive problema, VIVO comprou, caiu a qualidade, mas na minha região acredito ainda ser a melhor operadora. NET também é boa, mais poucos que conheço na região usa. Caso tenha conseguido uma solução, por favor, compartilhe ai. valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pesquisem sobre interleaved... A vivo está mudando o perfil dos armários vdsl e Adsl de fastpath para interleaved. Se fizerem um teste de tracert, notaram um aumento de 15-20ms no primeiro salto depois do roteador. Infelizmente isso está sendo aplicado em todos os armários onde possuem Adsl e vdsl (padrão vivo de qualidade como sempre). 

 

Isso meio que serve pra manter a qualidade da linha, que para vivo, evita efetuar trocas de cabos ( visto que a rede da vivo, antiga GVT, já está ficando "velha".), Com isso o interleaved meio que evita que seus parâmetros fiquem ruins, mesmo que cabos estejam ruins. Outro fato, é que seus pacotes agora vai ser corrigidos pelo dslam (motivo que faz com que o ping tenha esse aumento).

Aqui em casa senti a diferença também, antes era 4ms até o dslam, agora subiu pra 22. Senti também lag spikes e um certo delay no carregamento de páginas... Infelizmente é o padrão Vivo de qualidade sendo aplicado na rede da falecida GVT.

Quem já sabe desta mudança e está sentindo uma diferença o ideal é abrirem reclamações tanto na Anatel, 10315 e no consumidor.gov.

Não devemos aceitar tais mudanças...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Em 02/07/2017 às 03:12, Carlos Rodrigo disse:

Olá Megaallure, tudo bem?

Estou com o mesmo problema que você. Tenho internet da Vivo desde que era GVT, ja faz mais de 5 anos e nunca tive problemas com isso, jogo League of Legends e meu ping no jogo sempre foi 12 e de uma semana pra cá não fica menos de 29. Liguei no atendimento da Vivo para ver o que eles podiam fazer, só me mandaram fazer um monte de testes que não resolveram em nada. Pedi para que enviassem um técnico pelo menos para testar outro modem, mas disseram que não podiam, porq como a velocidade de 25mb de download estava normal, provavelmente o técnico não faria nada e cobraria uma taxa por visita indevida.

Testei com wi-fi de vizinhos que também usam vivo e no deles está normal os 12 de ping.

Também testei em outros jogos como Overwatch e o ping que era 9 subiu pra 27

 

Caso tenha conseguido alguma solução, por favor compartilhe comigo!

Abraço!

  Eae brother, cara ... não consegui, parei até de jogar online de tão frustrante que foi, estou esperando um tempo pra poder voltar pra Net, pelo menos sempre o ping foi de 10 a 12 ... hj minha internet ta um caus, o que era 7ms, subiu pra 22 e hoje ta 50ms. ridiculo, nunca mais quero nada da vivo.

adicionado 3 minutos depois
Em 21/09/2017 às 10:32, Criptuz disse:

Megaallure, gostaria de saber se você conseguiu resolver seu problema. Estou com o mesmo problema, porém com velocidade inferior, 25mb. No League of Legends meu ping era 19~21ms, agora fixou em 46+ chegando a 1000ms ficando impossivel jogar. Estou com vontade mudar pra Net, mais sempre tive GVT e nunca tive problema, VIVO comprou, caiu a qualidade, mas na minha região acredito ainda ser a melhor operadora. NET também é boa, mais poucos que conheço na região usa. Caso tenha conseguido uma solução, por favor, compartilhe ai. valeu!

 

Não, única solução é mudar pra Net e nunca mais querer nada da vivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, tudo bem?

 

Se você está tendo uma latência abaixo de 50ms está mais que satisfatório no padrão de qualidade, para você sentir uma lentidão nos serviços, a latência tem de estar acima de 120ms*! Como a GVT foi adquirir pela VIVO (telefônica) e a mesma é de nível internacional, como costume é normal ter os pings abaixo de 50ms pois muitos serviços utilizam o próprio link da telefônica e a conexão para esses serviços ficam "locais" para a rede telefônica.

 

Esses testes de velocidades as vezes são para enganar os clientes, PTT = Ponto de troca de tráfego mais conhecido como IX, são locais onde grandes provedores se conectam para realizar trocas de tráfego, assim, deixando tudo local. Conseguintemente o teste de velocidade que você está realizando, só vai testar o backbone do provedor e não para a internet.

Geralmente quase todo dia ocorre mudança nos roteadores de bordas dos provedores, por motivo de problemas nas rotas e os engenheiros de tráfego realizando mudanças nos filtros do BGP para correção! A duas semanas a VIVO está com problemas de rotas para todos os PTT's, alguns provedores para corrigir o problema estão removendo os blocos da VIVO nos PTT para serem recebidos no transito IP (link dedicado).

 

Faça essa breve consulta e você verá que muitos desses jogos online, tem servidores alocados ou estão conectados no IX, caso o provedor esteja com problemas, esses serviços são impactados. IX-SP

 

Para consultar se está tendo problemas em algum provedor ou serviço em nível nacional, recomendo o seguinte site Lista caiu

Para verificar as empresas e links que os provedores fornecem, consulte o AS (autonomous system) do provedor AS12956

Outra situação que muitas pessoas realizam sem saber, é recomendar a utilização do DNS google, 8.8.8.8 e 8.8.4.4! Esses dois dns foram retirados do brasil em 2013, sendo assim para acessar este DNS tende ir para rotas internacionais onde o mesmo está alocado nos estados unidos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!