Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Marcelo Linha

Circuito temporizador com dois tempos ajustáveis

Recommended Posts

Olá, pessoal.

 

Preciso de um circuito temporizador, que terá o seguinte funcionamento:

1-Ao ligar, o circuito energiza a carga que permanecerá neste estado por x minutos ou horas.

2-Ao fim do primeiro tempo x, a carga é desenergizada, permanecendo desligada por y minutos ou horas.

3-Ao fim do segundo tempo y, a carga é energizada novamente, reiniciando o ciclo a partir da primeira etapa.

 

É possível regular ambos os tempos com potenciômetros? Este circuito será ligado diretamente na rede 220v, e alimentará um aparelho que funciona nesta mesma tensão. Será necessária uma fonte integrada ao circuito?

 

Sei que existem timers no mercado com preços acessíveis, porém eu quero montar este circuito não só pela funcionalidade mas também pelo conhecimento! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, pode fazer isso usando o integrado temporizador 556, que são dois 555 no mesmo chip. O primeiro temporizador conta o tempo x e o segundo o tempo y, sendo disparado ao término do tempo x. A carga pode ser acionada por um relé. Os tempos podem ser ajustados com potênciometros ou trimpots. Precisa de uma fonte CC para funcionar.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É possível fazer isso com somente um ci 555, mas o problema é que o tempo dele é de no máximo meia hora. 

Para que possa durar horas só com divisores de frequência ou micro controladores. @Marcelo Linha qual é o tempo máximo e mínimo que deseja regular com os potenciômetros? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Mestre88 disse:

no máximo meia hora.

Pode tentar algo como isso

555_long_time_cct.jpg

Ou senão, algo como um sinaldum 555 na entrada dum um contador cd4060. De fato nem precisa do 555. o 4060 tem oscilador.

cd4060-ile-basit-zamanlama-devresi.png

 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×