Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Yago_Santos

Dimensionamento mini refrigerador utilizando pastilha Peltier

Recommended Posts

Pessoal, estou dimensionando um mini refrigerador, e gostaria de poder tirar algumas dúvidas, se alguém puder me ajudar.

Um pouco do meu objetivo: desejo modelar um mini refrigerador, irá resfriar apenas uma garrafa de água de 510 mL até a temperatura de 5°C partindo da temperatura ambiente de 27°C. Fiz todo o dimensionamento de carga térmica, dando um total de 57,73W e, com isso, por cálculo de convecção forçada (vou colocar um cooler do lado frio da pastilha também), cheguei a uma temperatura da parte fria de - 17°C. 

 

Em anexo, tem o DataSheet da pastilha, mas estou com dúvidas de como exatamente utilizá-lo, por exemplo: quero saber agora qual a corrente e tensão preciso aplicar na pastilha pra obter essa diferença de temperatura, e assim retirar essa carga térmica, conseguindo resfriar a água.

TEC1-12706.pdf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aplique 12 Volts de uma fonte própria, ou de uma fonte de PC, ou de uma bateria, e deu...

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Então, eu não quero só que o refrigerador funcione, preciso testar todo o dimensionamento que fiz. Queria aplicar EXATAMENTE a tensão que for necessária para poder comparar (vou precisar fazer todo um sistema de controle da tensão).

     

    Vou explicar melhor, eu fiz todo o dimensionamento para resfriar a água em 15 minutos, agora quero ver na prática se em quinze minutos chego a temperatura pretendida. E gostaria de saber qual é essa tensão olhando os dados do DataSheet da pastilha

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    3 horas atrás, Yago_Santos disse:

    Então, eu não quero só que o refrigerador funcione, preciso testar todo o dimensionamento que fiz. Queria aplicar EXATAMENTE a tensão que for necessária para poder comparar (vou precisar fazer todo um sistema de controle da tensão).

     

    Vou explicar melhor, eu fiz todo o dimensionamento para resfriar a água em 15 minutos, agora quero ver na prática se em quinze minutos chego a temperatura pretendida. E gostaria de saber qual é essa tensão olhando os dados do DataSheet da pastilha

    O rendimento de um sistema Peltier para refrigerar ou refrescar água, que seja, é péssimo. Vais ter de deixar ele ligado pelo menos algumas horas para que resfrie 10 graus sua garrafa dágua e isso com muita troca térmica entre os dois trocadores de calor.. Certa feita fiz um resfriador desses dai, previ termostato, que foi a primeira coisa que arranquei fora... Sei que na teoria tudo se justifica, terias que modular essa pastilha para conseguir a curva de resfriamento por você projetada. Sei de tudo isso dai mas já estou calejado...  Basta imaginares que a fonte de calor desse sistema está a poucos milímetros separada da fonte de frio. Basta relaxares no fornecimento de frio que o calor toma conta..  Perdas altas, péssima transferência e rendimento baixo vão fazer com que deixes tudo ligado a uma tensão confortável (por isso os 12 Volts).

     

    Sinto lhe dizer e tirar um pouco da poesia com que conduzias o experimento...

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×