Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC para internet e jogos básicos


Posts recomendados

@Steeveantonichen Estou realmente muito indeciso. Não terei dinheiro pra pegar as novas APUs se elas custarem de $600 a $700. Também não terei dinheiro pra pegar um Ryzen 3 1200 com uma GPU separada, nem que seja com uma GT 1030. Acho que do lado AM4 minha única opção é o A8 9600.

 

Mas pensando bem, se eu pegar uma H110-HG4 ela saíria aproximadamente $50 mais barato que a placa AM4 MSI A320M PRO-VH PLUS (considerando os preços da Pichau e da Kabum). O Pentium G4560 está saindo (à vista) por $340 na Kabum, já o Pentium G4600 está saindo (à vista) por $350 também na Kabum, então se eu for comprar à vista não faz sentido algum pegar o G4560. No cartão a diferença entre os dois é de aproximadamente $75. Pegando o G4600 à vista ele saíria $50 mais caro que o A8 9600. Assim considerando a vantagem no preço da H110-HG4 sobre a A320M e a desvantagem no preço do G4600 sobre o A8 9600 o preço saíria praticamente o mesmo, possivelmente melhor porque eu pegaria o G4600 na Kabum junto com as outras peças e economizaria muito no frete.

Assim eu teria uma config da intel praticamente pelo mesmo preço.

 

Vamos supor que eu compre uma GTX 1050 no FUTURO, independentemente da plataforma, por isso não vou colocar o custo dela na conta.

 

Depois de alguns meses, no caso da AMD, eu só precisaria comprar o Ryzen 3 1200. Vou chutar $400.

Depois de alguns meses, no caso da Intel, precisaria pegar o Ryzen 3 1200, chutando novamente $400, e a A320 saíria por uns $330. Seria uma diferença aproximadamente $330.

Então, por $330 (que eu teria que gastar no futuro, não agora) eu ficaria com o processador da Intel que é melhor pelo menos em processamento, mais um pouco pior em relação a iGPU.

 

Pensando bem será que não seria melhor eu pegar um G4600? O que você acha?

 

Escrevi bastante coisa e espero não ter errado em algum lugar. Se errei, por favor me corrija.

 

Obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Steeveantonichen disse:

@Matheus Victor Almeida Olha, odeio ser do contra, mas essa cfg AM4 só vai valer à pena se você tiver comprometido a trocar peças no futuro :P Se você já pensa em pegar um ryzen ou uma das novas APU que vão surgir (espero q com arquitetura ryzen), então vai fundo. Mas eu achei o 9600 bem fraquinho. É um processador que apesar de ser novo e AM4, é arquitetura antiga do bulldozer ainda. Pelo preço, realmente só vale à pena numa emergência q você sabe q vai dar upgrade nele no futuro. E upgrades que valham à pena pra essa cfg seria: trocar depois o A8 por um Ryzen 3 1200 e colocar uma GTX 1050 (ti ou n). E isso teria que ser feito ao mesmo tempo, já que os Ryzen não tem video integrado.

 

Infelizmente o teste do A8 não testou a parte mais importante, a iGPU.

 

 

A8-9600 BF1 Multiplayer 64 players

40~60FPS

 

BF4 40~70fps

 

DiRT

 

DOOM com Vulcan

 

 

GTA V

 

CoD IW

 

 

 

A iGPU do G4600 é uns 10~20% mais forte que a do G4560, a do A8 é uns 200~300% mais forte que a do G4560.

 

 

 

Se pegar uma mobo da Asus, B350, pode fazer um OC no A8 e tranquilamente empatar com o G4560\4600 em jogos bem otimizados para 4 threads

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Victor Almeida Então bro, o problema é que tá difícil prever o que tu pretende no futuro.

 

Se uma APU nova da AMD por 600~700 reais ta fora do seu orçamento no futuro, e se um futuro upgrade pra Ryzen 3 1200 + 1050 por 900~1000 tá mais fora do orçamento ainda, então você tem que comprar o melhor q tem pra usar agora e fim de papo. Compre algo que não vá precisar de upgrade no futuro próximo e que seja dentro do seu orçamento. Nesse ponto, acho Intel com G4600 um melhor negócio. É uma plataforma já morta e tudo mais (mas hey, n faz nem 1 ano de lançado ainda), mas ao menos você vai extrair o máximo do seu $$ AGORA.

 

2 horas atrás, Matheus Victor Almeida disse:

Depois de alguns meses, no caso da Intel, precisaria pegar o Ryzen 3 1200, chutando novamente $400, e a A320 saíria por uns $330. Seria uma diferença aproximadamente $330.

 

Não faz sentido isso porque no futuro qd você comprar uma VGA (seja a 1030, a 1050 ou a 1050 Ti) o seu G4600 já vai extrair bem mais delas do que o A8, você n precisaria trocar tudo pra AMD porque o G4600 empurra até a 1060.

 

E no mais futuro ainda, você ainda poderia trocar o pentium por um i5 da 7ª gen, afinal, a plataforma ta morta, mas no futuro ainda vai vender, possivelmente mais barato (veja que hoje ainda se vende i3/5/7 da 4ª e 5ª gen).

 

@Atretador Pois é, eu tb achei vacilo. Mas ainda achei o desempenho CPU fraco, independente disso. Como o brother aqui no tópico aparentemente pretende comprar uma GPU no futuro, acho que o desempenho do CPU é o que vai pesar mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Steeveantonichen Então, nem eu estou conseguindo prever meu futuro muito bem. Estou desempregado no momento e farei dezoito anos no começo de dezembro, por isso acho que vou achar um emprego mais facilmente e aí posso atualizar o pc até 2019 chutando alto. Realmente ta uma situação imprevisível pra mim.

 

Até a minha situação melhorar, pretendo ficar sem placa de vídeo pois não terei dinheiro para comprar uma. Não vou usar todo o desempenho dos processadores, nem do A8 nem dos g4560 ou g4600, pois não terei placa de vídeo. Até eu conseguir uma placa de vídeo eu acho que o A8 me atenderia bem, pois a iGPU dele é muito melhor do que a Graphics 610 ou 630. O desempenho como eu disse acho que não seria muito problema pois não haveria uma GPU tentando extrair o desempenho dele.

Ainda teria a vantagem de entrar na plataforma AM4, assim mesmo que o A8 não me atendesse, eu poderia optar por um Ryzen quando a situação financeira estivesse melhor. Não posso pegar 8gb e com 4gb, como no caso da placa de vídeo, eu não acho que conseguirei extrair muito do A8, imagine do G4560 ou G4600.

 

Eu disse que pretendia comprar uma placa de vídeo no futuro, mais em um futuro um tanto quanto distante kkkk até 2019, por que não posso prever minha situação infelizmente.

 

Estou quase caindo do lado da AMD. Acho que vale a pena acrescentar também que estou acostumado com computadores de desempenho bem menor, o meu atual é um t4400 de 2gb bem velhinho. "Qualquer coisa" seria melhor do que isso, se é que me entendem.

 

O que acham? E também se eu for de AMD, sera que pra minha config uma A320 já está de bom tamanho?

Acho que a chance de eu conseguir vender uma A320 pra depois pegar uma B350 é boa, pois a plataforma AM4 ainda estára um fresquinha.

 

@Atretador Sobre o overclock, eu queria pegar uma A320, que não permite overclock. Mesmo se eu pegasse uma B350 pra fazer overclock, acho que seria mais complicado (não entendo nada de overclock) pois o processador do vídeo é um X4 950, o meu seria um A8 9600. O A8 já tem clock menor de cara, e mesmo o X4 com OC não bate os PentiumS em todas as situações. Não posso pegar um X4 porque preciso da iGPU do A8, já que não vou comprar uma GPU por um bom tempo. Acho que eu não conseguiria fazer o A8 bater os PentiumS.

A iGPU do A8 é realmente muito superior as da Intel, por isso estou tão indeciso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Victor Almeida O Athlon X4 950 é o A8-9600 com a iGPU desativada :x

Fora isso são a mesma coisa.

 

O bom de pegar uma B350 é que nao lhe permite só OC de proc nas APUs, mas na memoria e no seu futuro Ryzen, afinal, vai sair proc novo até 2020.

 

Por R$50,00 a mais, acho que vale a pena o recurso.

 

 

Clock de memoria afeta o desempenho da iGPU, e em dual channel voce vai ter  basicamente o dobro de desempenho. Mesmo que seja 2x4Gb

 

Pelo visto, mesmo em single channel essas APUs ja batem os HD610\630 em dual channel xP

 

 

@Steeveantonichen até ele comprar uma GPU, que pelo visto pode demorar bastante, ele vai ter 200~300% mais performance grafica com o A8, quando ele ter uma GPU, ele vai ter uns 5~10% a menos com o A8 em relação ao G4560.

:X

 

 

 

 

----

 

Agora, vamos explorar opção C

 

Temos 1100R$ para trabalhar.

 

 

Normalmente da para achar PCs "antigos" com C2Qs, Phenons II X4, i5s de primeira gen, com HD, gabinete, fonte, 4Gb de RAM, hd por volta dos R$600~700

+8Gb DDR3 150~200R$

Fonte usada meia boca vai dar uns R$100~150

GTX750Ti da uns R$300,00 \ HD 7770\R7 250 da uns R$200 \\ ou melhor, uma HD 7870\7850 as vezes da para catar pelos mesmos 300R$ da 750 mas sao bem mais fortes.

 

 

Sem opção de upgrade algum, old school, mas rodaria uns joguinhos de boas

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador Nossa, eu sabia que memórias com clock maior e em dual channel empurravam a iGPU mais longe, mas não pensei que a diferença fosse tão grande. E olha que essas memórias 2133 nem são tão rapidas.

 

Se a B350 estiver $50 mais cara que a A320 como você disse, então realmente acho que vale mais a pena pegar ela, nem que eu fique sem o PC por mais um mês.

 

No momento eu teria que me contentar com 4gb 2133 ou até um clock maior, por que a placa-mãe iria comportar e seria melhor para a iGPU

 

@Steeveantonichen Realmente a iGPU do A8 é bem melhor que as integradas dos PentiumS G, como eu vou ficar sem GPU dedicada por um bom tempo, acho que é uma boa eu pegar o A8.

 

@Atretador Sobre a opção C, não acho que valeria a pena, a única coisa que daria pra reutilizar seria o gabinete, e talvez nem isso. Não estou tão desesperado pra jogar, estou mais desesperado mesmo é pra ter um pc bom pra internet e programas básicos e com essa iGPU guerreira uns joguinhos como CS GO, LOL. Não me preucupo em rodar eles no low em HD ou 900p, até porque meu monitor atual é de 900p. Com o setup novinho, no caso de um update, daria pra reutilizar gabinete, placa-mãe, memória, fonte, HD, praticamente todo o PC ia ficar igual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador @Matheus Victor Almeida Então, eu tava me guiando pelo primeiro post que ele disse q nos próximos meses ia comprar a VGA. Se vai demorar mais de ano pra isso, então vai de A8 mesmo.

Com 2x4Gb dual channel com uma B350. No Kabum, a diferença entre uma A320 e uma B350 é só de 10 pila (à vista) ou 13 pila (parcelado). N vale à pena pegar a A320.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendo, se possivel, pegar uma B350 da Asus, para poder liberar o multiplicador no A8.

 

Se for rodar ele só em stock, pode ser qualquer B350.

 

 

Aqui eu rodo minhas CL17 2667 a 2800Mhz CL18, dependo do que voce pegar, pode tentar subir elas, exemplo, 2133mhz CL14 para 2667Mhz CL16/17.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A CFG ficaria mais ou menos isso:

 

Placa-Mãe ASRock p/ AMD AM4 mATX AM4 AB350M DDR4 

Processador AMD A8 9600 Bristol Ridge

Memória Crucial Ballistix Elite 4GB 2666Mhz DDR4 CL16 - BLE4G4D26AFEA

Fonte Corsair 400W 80 Plus White VS400

Gabinete Gamer AeroCool Mid Tower GT WINDOW EN58683 Preto
Total R$1223,50 no boleto, + o frete. Se optar pela B350 da Asus, acrescenta +70 reais (à vista)

 

porque esse gabinete? Mid tower, revestido por dentro, já vem um fan traseiro, tem espaço pra botar +1 fan frontal, fonte embaixo, lateral transparente, menor preço possível, marca boa. Qq outro da Kabum acho que não vale à pena.


porque essa RAM? porque esse exato modelo está na QVL da ASRock, então provavelmente n vai ter problemas de memória, e ela é 2666 mhz, preço ótimo pra ela (pros padrões de hoje). você vai precisar comprar uma EXATAMENTE igual a ela (exatamente esse código BLE4G4D26AFEA)  quando for aumentar pra 8gb dual channel no futuro.


Nessa CFG, a prioridade de upgrades no futuro, ao meu ver, seria:

1: Comprar +4gb idêntico pra ficar 8gb dual channel (vai desafogar o A8, vai dar + desempenho e vai ser a peça + barata pra comprar no futuro, vai gastar +200 reais)

2: Botar uma VGA: 1050 ou 1050Ti, vai gastar +500~700 reais.

3: Trocar pra um Ryzen 3 1200, vai gastar +400 se for pro ryzen 3 1200 de hoje. Ou Ryzen+ que venha a sair, ou qualquer APU nova que venha a sair que seja num preço bom.

porque essa ordem de upgrades? porque daqui que venha a aumentar a RAM e ter uma VGA, vai ter dado tempo da AMD lançar as coisas novas e você vai poder avaliar melhor, e ao mesmo tempo + ram e a VGA n vai influenciar na escolha de um futuro processador.

 

image.thumb.png.16774eb9f25c1659aa349eef2dfa6263.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Steeveantonichen @Atretador Realmente, a A320 neste caso não faria sentido algum.

 

@Steeveantonichen  Cara realmente a CFG vai ficar assim mesmo, o processador acho que vou deixar mais pra frente. Em relação ao gabinete, você não acha que o Liketec Pro 307 que eu sugeri anteriormente é melhor do que esse que você sugeriu? Ele tem uma USB 3 dianteira só pra começar, talvez tem até mais lugares pra HD e tal. É dez reais mais barato se eu não me engano.

 

Em relação ao lançamento das APUS, vou deixar o CPU pra depois. Acabei de ver os testes de Pentium G3930, um processador que custá praticamente metade, e ele tem desempenho melhor do que o A8 9600 em muitos testes. Realmente o A8 está começando a mostrar sua cara. Vamos ver do que essas APU são capazes. Se sairem muito caras, provavelmente não vou comprar, mas acabaram de ser lançadas as APUs mobile, então acho que as de Desktop já estão pra chegar, ainda tenho uns testes pra ver kkkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Victor Almeida Então, como a galera disse, a lateral dele é furadinha, puxa muito pó em cima do processador. Eu preferiria o Aero GT da cfg que postei, 10 reais a mais só, é uma marca + conhecida (nunca ouvi falar dessa liketec). A única coisa que o liketec ganha mesmo é na usb frontal 3.0 mas acho bem meh.. eu n tenho nada q seja usb 3.0 pra aproveitar a do meu... Mas tu que sabe, gabinete, sendo fonte embaixo e tendo cooler frontal e traseiro, o resto é + de gosto. Entre esses 2, eu prefiro o Aero GT.

 

Agora se tu vai esperar pra comprar a CPU, então deixa pra comprar tudo junto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Steeveantonichen Entendi. Vou pensar mais um pouco sobre o PC eu acho. APUs novas, Black Fraude (quem sabe consigo algum desconto), esse teste do G3930 que praticamente bateu o A8. Acho que é melhor esperar e fazer uma compra mais inteligente. Realmente eu achei o Liketek até mais bonitinho, mas já que praticamente só eu fui com a cara dele, acho que vou pegar esse que você recomendou ou talvez até um melhor, como o AERO 500 que sugeriram anteriormente. Porta USB 3 na frente seria mais luxo, porque a B350 se não me engano tem umas 4 atrás. Eu tenho um pendrive de 32gb aqui que saberia tirar proveito disso.

 

Acho que a melhor opção no momento é esperar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Victor Almeida Cara, se quer AGORA, vai de A8 exatamente nas cfg que eu montei ali em cima (até porque só o Kabum tem A8, então n tem o que pesquisar). Pra q tu vai gastar em Intel pra trocar pra AM4 depois? Os 500 reais dessa troca é o preço da VGA, n faz sentido cara.... Segue a prioridade de upgrade q mostrei q n tem erro.

 

Se n quer agora, espera a BF e as promo de fim de ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alexsandro Torres @Steeveantonichen  Então vou fazer isso mesmo. AM4 parece a melhor opção. Vou ver se espero a BF ou não. 

 

Obrigado à todos que me ajudaram. Entendo um pouco de hardware mas já ia começar com fonte bomba. Também nem sabia do macete da fonte embaixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!