Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC desliga e liga sozinho ao iniciar algum jogo


Visitante

Posts recomendados

Fala galera, tranquilo? Então, vou dar um pequeno resumo do meu problema...

No fim do ano passado montei um computador (peça por peça) com a seguinte configuração:

 

GTX 1060 G1 GAMING 6 GB

I5-6600

8 GB 

placa-mãe Asus H170M-PLUS/BR 

Fonte EVGA 600W 80 Plus Bronze

 

Montei o PC e me serviu bem por um bom tempo, de uns meses pra cá começou a dar uns problemas... Primeiro o PC desligou do nada e não quis mais ligar apertando o botão Power, desmontei a máquina, fiz uma limpeza básica e depois montei de novo, para minha "alegria" o PC voltou a funcionar, mas com um porém, ele simplesmente desliga/liga sozinho ao abrir algum jogo (The Witcher 3, GTA V, Overwatch, CS:GO, Rise of the Tomb Raider e outros). Com esse inconveniente, fiquei apenas usando o PC sem rodar nada de jogo, com exceção ao jogo "OSU!" que funciona sem desligar, com um tempão sem abrir algum jogo, por curiosidade fui testar o CS e acabou rodando por uns 4 dias, depois começou o mesmo problema novamente, parei e decidi esperar o dia 24 pra comprar uma fonte nova na promoção. Hoje o PC desligou do nada e não estou conseguindo ligar, aperto o botão POWER mas nada acontece (não acende a LED também), depois de um tempão usando normalmente (sem jogar). 

 

Tenho quase 100% de certeza de que seja a fonte, o que vocês acham?

Não tô podendo ficar sem PC, estou quase comprando esta fonte do link abaixo:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-749801622-fonte-corsair-650w-80-plus-bronze-cx650-cp-9020122-ww-_JM

Pode parecer exagero essa fonte de 650W mas pesquisei a CX550 e comparando os preços, acho que compensa pagar um pouquinho mais caro e pegar a CX650.

Teriam alguma sugestão?

 

Se alguém puder me responder ainda hoje, eu agradeceria. Faz tempo que era pra resolver esse problema e fiquei enrolando, ainda nem abri o RMA na EVGA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seria bom testar com outra fonte para ter certeza. Desligamentos normalmente são associados à problemas na fonte mesmo.

 

O computador desliga instantaneamente quando abre qualquer jogo?
Tem acompanhado as temperaturas dele?
Usa estabilizador ou filtro de linha?

Sua bios está atualizada?

 

Tente utilizá-lo sem a GPU, usando o vídeo integrado do processador mesmo e veja se nota alguma diferença. Seu sistema consome muito pouco, uma fonte de 450W seria o suficiente para você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, grievous disse:

Seria bom testar com outra fonte para ter certeza. Desligamentos normalmente são associados à problemas na fonte mesmo.

 

O computador desliga instantaneamente quando abre qualquer jogo?
Tem acompanhado as temperaturas dele?
Usa estabilizador ou filtro de linha?

Sua bios está atualizada?

 

Tente utilizá-lo sem a GPU, usando o vídeo integrado do processador mesmo e veja se nota alguma diferença. Seu sistema consome muito pouco, uma fonte de 450W seria o suficiente para você.

Opa, agradecido por responder.

 

Então, acabei deixando passar algumas coisas ali no meu texto acima.

O computador desliga instantaneamente quando abro jogos pesados como The Witcher 3, Tomb Raider e alguns outros. Jogos como CS:GO, PES 2018 costumam desligar em um intervalo de 2-5 min. 

Uso um filtro de linha da Clamper, não me recordo direito do modelo mas acho que é o iCLAMPER Energia 5.

As temperaturas estão normais por incrível que pareça, no começo de tudo achei que o problema era a pasta térmica do processador, troquei e mesmo assim não resolveu. Já atualizei a BIOS para uma versão mais recente em busca de sanar esse problema mas continua o problema, já desliguei o "Asus Anti Surge" também. 

Tempos atrás também fiz o teste sem a GPU, abri o Overwatch (um jogo que fazia o PC desliga instantaneamente) e acabou rodando, fiquei uns 5 minutos dentro do jogo, aparentemente as configurações gráficas estavam no minimo, mas rodou. 

Infelizmente não tenho nenhum amigo que possua pelo menos uma fonte razoável pra testar aqui na minha máquina :/. 

Ah sim, recentemente baixei um jogo chamado CupHead e esse não desligou, no entanto não joguei direito pois estava esperando por uma tradução pro jogo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Robert Wiliam Parece que quando se exige muito da fonte ela desliga já que com o vídeo integrado ela conseguiu manter o sistema funcionando. Como você não tem como testar talvez seria uma boa levar em alguma assistência técnica apenas para ter certeza. O problema parece mesmo ser na fonte.

 

Você já está fazendo o correto que é utilizar filtro de linha e não utilizar estabilizadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 05/11/2017 às 17:42, grievous disse:

@Robert Wiliam Parece que quando se exige muito da fonte ela desliga já que com o vídeo integrado ela conseguiu manter o sistema funcionando. Como você não tem como testar talvez seria uma boa levar em alguma assistência técnica apenas para ter certeza. O problema parece mesmo ser na fonte.

 

Você já está fazendo o correto que é utilizar filtro de linha e não utilizar estabilizadores.

O problema era realmente a fonte, minha CX650 chegou dia 06/11, instalei no dia seguinte e resolveu o problema, nunca mais tive problemas em relação a desligamento. Vou tentar entrar em contato com o RMA da EVGA hoje.

 

Obrigado por me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!