Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Refrigeração é muito importante assim?


Posts recomendados

@jvbsmt fan ou Fans é o mesmo que cooler ou no mais básico conhecido por alguns, é ventoinha.

 

Boa parte dos gabinetes tem suporte, só precisa descobrir o seu se tem ou não.

 

Sim ter fan no pc é util, pelo menos 2, sendo assim será 1 na frente jogando ar frio para dentro e 1 traseiro tirando ar quente de dentro para fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Depende da configuração do seu PC e temperaturas atingidas pelo CPU, placa de vídeo e placa-mãe.

Se só tem o fan do dissipador do seu CPU (este conjunto se chama cooler) e mais nenhum, então nem placa de vídeo deve ter aí.

 

Se o micro for de entrada, destes pré montados de hypermercados, e a temperatura do CPU estiver razoável, não tem o porquê de mexer nele.

 

Mas sim, temperatura é algo a se levar em conta SEMPRE em um PC. Temperaturas além do permitido matam ou degradam o componente afetado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se não fosse importante, não teria overclock com nitrogenio liquido, que... se deves saber, trabalha em 170 abaixo de zero

 

Fan - ventoinha

cooler... cool é "fresco, geladinho" no inglês... cooler "ER" é mais que... qual seja, mais que geladinho...  Na informatica, coolER é o conjunto formado pela peça de aluminio ou cobre, que mediante uma pasta, recebe o calor do processador, e mediante o fan, ou ventilador, dissipa ao ambiente. Motivo? refrigerar... motivo 2? pc quente desliga.

 

Se refrigeração não fosse tão importante meu caro, não haveria faixas de segurança em processador, gpu, para operação.

 

Citação

Nem sei o que é isso

É o primeiro passo

adicionado 1 minuto depois

E a informação está de graça.. procure em gabinetes, e veja os testes

;) boa leitura e bem vindo ao forum

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É importante pra manter o ar do gabinete renovado, se estiver com ar quente, não vai ter refrigeração boa do processador e o pc vai ficar instável ou desarmar. Isso também inclui que peças bem refrigeradas aumentam a vida útil, piora se for uma fonte que pega ar de dentro do gabinete também..

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como ja disseram, mas apenas para exemplificar melhor, é assim que funciona:

 

FAN - apenas a ventoinha

 

Padr-o-Universal-12-V-3Pin-CPU-Computado

 

 

Dissipador - Peça de metal

 

dissipador-de-aluminio-fnt057-104mm-x-10

 

 

COOLER - Junção das duas partes (FAN e Dissipador)

 

oscar_news_cm_212cooler.jpg

 

 

 

OBS: Claro, há tipos diferentes de cooler, mas são coisas mais técnicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa que queria saber, temos que compras os fans separados? Ou ja vem no gabinete. Na realidade eu consegui montar uma configuração bem fácil, mais agora na escolha de gabinete eu to praticamente na *****, pois eu nao entendo nada disso, e para quem quiser saber,a configuração se baseia em uma gtx1050ti 4gb, i3 7100, 8gb de ram e a placa-mãe da asus H110M, alguem poderia me explicar o que eu tenho que olhar para quando escolher o gabinete, ele nao se sobreaquecer?e tambem o que preciso comprar para a resfriação? Desculpe se estou sendo meu pé no saco, mas é melhor do que o pc fica pegando 150 °C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jvbsmt Simples, olhe vários modelos de gabinete e escolha um que venha com 2 fans, virá 1 na frente e 1 atrás, assim não tem gasto a mais.

 

Amigo uma configuração leva mais do que você informou, você pode achar que não, mas a fonte é sim parte da configuração.

 

Um gabinete com pelo menos 2 fans já ajuda a não dar superaquecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

@jvbsmt Simples, olhe vários modelos de gabinete e escolha um que venha com 2 fans, virá 1 na frente e 1 atrás, assim não tem gasto a mais.

 

Amigo uma configuração leva mais do que você informou, você pode achar que não, mas a fonte é sim parte da configuração.

 

Um gabinete com pelo menos 2 fans já ajuda a não dar superaquecimento.

Esqueci de colocar a fonte na lista mas eu sei que a fonte é importante, peguei uma de EVGA 430w 80 plus. um amigo me disse que o certo é um fan na frente jogando ar frio, e outro atras tirando o ar quente, seria isso mesmo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, jvbsmt disse:

Esqueci de colocar a fonte na lista mas eu sei que a fonte é importante, peguei uma de EVGA 430w 80 plus. um amigo me disse que o certo é um fan na frente jogando ar frio, e outro atras tirando o ar quente, seria isso mesmo?

Ele falou o certo mesmo, eu também diria o mesmo.

 

Para complemento:

 

Os espaços de fan na frente do gabinete é para colocar fan jogando ar frio para dentro.

 

Se tiver espaço tampa lateral então se aplica o mesmo que os fans na frente.

 

Se tem espaço para fan no topo(em cima) e atrás, então esses será responsáveis por tirar ar quente de dentro para fora.

 

Alguns gabinetes vem com espaço para colocar 1 fan no chão, ou seja, perto da fonte, esse fan também é jogando ar frio para dentro.

 

Complemento extra:

 

Gabinetes com espaço para fonte em baixo tem uma furação especifica de entrada de ar para a fonte, então na hora de montar, coloque o fan da fonte virado para baixo, para que ela pegue o ar de fora e jogue dentro dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Elder Nauvirth Depende. Se a placa de vídeo expele o fluxo de ar pelas laterais não é indicado fan na tampa lateral jogando ar pra dentro. Aliás, não é recomendado fan na tampa lateral no geral, pois é criado um vórtice na região, e o ar quente demorará mais tempo pra sair. 

 

Em placas com cooler tipo blower, aí sim dá pra fazer o que você comentou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@ilkyest Depende da placa de vídeo e quantos fans estavam empurrando ar lá da frente pra dentro do gabinete. Quantos fans em cima e na traseira retirando ar. Potencia dos fans, etc.

Poucos empurrando faria com que o ar saísse pela lateral antes da placa de vídeo capturar (novamente dependendo da placa de vídeo). No geral, se a pessoa não sabe o que está fazendo, é melhor deixar sem fan na lateral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!