Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FX 8350 com alta porcentagem de utilização. O que fazer?


Ir à solução Resolvido por grievous,

Posts recomendados

Ola , sou novo no site e queria a ajuda de vocês tenho uma gtx 1060 6gb e um fx 8350 e todos os jogos que eu jogo sempre chegam a usar 100 % da cpu , sempre acima de 80% e sempre vivo com quedas de fps , ja fiz rma do processador mandaram um novo mas nada adiantou nao sei mais o que fazer e nao tenho ajuda de ninguem pois nao sei muito sobre essas coisas de computador , vi muitos testes com a mesma config e nao deu problema , assim como vi muitas peças que reclamam da mesma coisa , bom nao sei o que fazer mais nao sei o que pode ser o que vocês acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

@wpsz Sua placa-mãe é o problema. Ela não é apropriada para os processadores da linha FX, ela foi originalmente projetada para os processadores Athlon e Phenom porém com um update de BIOS passou a suportar os FX que possuem requerimentos diferentes.


Resumindo: a placa-mãe não consegue entregar energia que o processador demanda e acaba forçando o circuito regulador de tensão causando superaquecimento. Para preservar os componentes a velocidade do clock do processador é reduzida para tentar abaixar a temperatura, nessa hora você sente a queda de desempenho.

 

Infelizmente não existe solução. A única garantida é a troca de placa-mãe para uma apropriada de chipset 970, 980 ou 990, com dissipador de calor em cima do VRM e pelo menos 6 fases de alimentação.

 

A essa altura do campeonato eu sugiro vender o kit atual (placa-mãe, processador e memória) e partir para um Ryzen. O problema que você tem é muito comum, se você procurar no google ou aqui no fórum "m5a78l-m lx/br queda de fps" verá que muita gente está no mesmo barco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, grievous disse:

@wpsz Sua placa-mãe é o problema. Ela não é apropriada para os processadores da linha FX, ela foi originalmente projetada para os processadores Athlon e Phenom porém com um update de BIOS passou a suportar os FX que possuem requerimentos diferentes.


Resumindo: a placa-mãe não consegue entregar energia que o processador demanda e acaba forçando o circuito regulador de tensão causando superaquecimento. Para preservar os componentes a velocidade do clock do processador é reduzida para tentar abaixar a temperatura, nessa hora você sente a queda de desempenho.

 

Infelizmente não existe solução. A única garantida é a troca de placa-mãe para uma apropriada de chipset 970, 980 ou 990, com dissipador de calor em cima do VRM e pelo menos 6 fases de alimentação.

 

A essa altura do campeonato eu sugiro vender o kit atual (placa-mãe, processador e memória) e partir para um Ryzen.

cara muito obrigado , então eu já estava querendo ir para o ryzen 5 1500x porém , nao tenho muito dinheiro e ainde tenho que comprar uma memoria ram 8gb que gusta mais de 400 reais DDR4 e placa-mãe DDR4 mais 300 , vou ver se da pra comprar vendendo tudo isso mas obrigado pela ajuda ! resumindo terei que mudar tudo para ddr4 mas obrigado muito mesmo! Vou ver o que eu faço e tentar partir para o ryzen

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@wpsz A Ga-78lmt-usb 3 ainda não é uma boa opção pois possui o mesmo chipset inapropriado que é o 760G.

Já a 970a-d3p começa a melhorar pelo chipset ser o correto e pelo dissipador no VRM mas eu ainda não aconselho a compra porque ela possui poucas fases de alimentação (4+1).

 

Eu recomendo comprar pelo menos uma Asus M5A97 R2.0 (A versão com dissipador, existe a versão LE que vem sem). Tinha em estoque na Kabum porém acabou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!