Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

L2 desativado em um PIII


rafael.m.c

Posts recomendados

é o seguinte, eu estou com um pc aqui em casa, um PIII 900 coppermine.

Ele tá numa placa mãe PCCHIPS m755lmre

e eu tava percebendo que ele andava meio lento d+ muito pior do q antes, instalei o everest, e tava escrito lá Cache L1 16kb, e cache L2 0, ai beleza tentei ir na BIOS pra ver se tava td certinho e me pareceu tudo beleza, e eu não consigo e não sei o que fazer para ativar esse cache L2.

Se alguem puder me ajudar, sou muito grato valeu

ahhh só pra falar esse pc tá com 1 pente d 256 e outro de 128, e tudo nele [e on board, valeu ... muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desculpem por não ter mais respondido ao tópico, é que meu speedy deu problema e fiquei sem internet.

Assim, fui na BIOS e tudo relacionado a cache está ativado.

Quanto ao P3 não ter cache, esse é um coopermine, os copeermiune se não me engano tem 256kb de cache.

Ou existem coopermines que não tem cache L2???

Eu estou quebrando a cabeça para descobrir o problema desse pc aqui e não consigo resolver, se alguem tiver alguma sugestão

obrigado desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu saiba não existe P3 sem cache L2

é isso aí...eu tenho um PIII 866 MHz e tem cache L2 sim senhor!! você tem certeza absoluta que todos os caches estão ativados na BIOS? A única razão de estar desativado, é estar errado na BIOS....ou o processador estar com problemas, mas eu duvido!!!

Verifique minuciosamente na sua BIOS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

verifiquei minunciosamente a BIOS e como dito anteriormente, ele está sim ativado por lá.

Também deu um reset nela, para ver se adiantava em algo, não resultou em nada, agora irei atualizar essa BIOS pra ver se da em alguma coisa, o que eu duvido, mas nunca se sabe, eu nunca atualizei a BIOS desse pc mesmo.

mais alguma sugestão postem,

ahhh só para lembrar, eu to a procura ainda de outro proc pra testar nessa placa, mas ta difícil. hehehe

falou ... abraços e obrigado desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu PIII 750mhz, eu utilizava a Pcchips 755lmr e nunca consegui achar em nenhum lugar um local para ativar ou desativar a cache L2. Fiz inúmeras pesquisas aqui e não achei solução... <_<

Obtive esta informação de um amigo formado em informática e que trabalha no setor de informatica de um orgao publico. :huh:

Caso esta informação esteja errada e se consiga ativar a cache L2 do pc do rafael.lm, postem aqui, pois eu tb estou muito interessada nesta resposta, embora ja tenha vendido meu processador. :bored:

Beijins!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por lili_honey@26 nov 2004, 10:53

No meu PIII 750mhz, eu utilizava a Pcchips 755lmr e nunca consegui achar em nenhum lugar um local para ativar ou desativar a cache L2. Fiz inúmeras pesquisas aqui e não achei solução... <_<

Tenho uma placa (PCChips 757) que não é tão diferente da que você tinha e tem sim essa opção de desabilitar o L2 no Advanced da BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que possa ter sido problemas na Bios... se eu atualizasse a Bios talvez encontrasse um lugar para esta modificação...

O fato é que eu ainda tenho o manual desta placa em casa o qual foi consultado e não encontrei nada... porém, hoje a noite darei mais uma olhada e se achar algo, postarei aqui.

Mas é mais provavel que, atualizando a bios eu conseguisse mexer na cache L2...

Fiquei com medo de atualizar a Bios na época porque o nome do arquivo que fiz download era diferente e aí preferi não fazer...

rafael.ml, você já atualizou a bios? encontrou na sua bios atualizada um local para habilitar a cache L2??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ........eduardo........+26 nov 2004, 12:45QUOTE (........eduardo........ @ 26 nov 2004, 12:45) lili_honey@26 nov 2004, 10:53

No meu PIII 750mhz, eu utilizava a Pcchips 755lmr e nunca consegui achar em nenhum lugar um local para ativar ou desativar a cache L2. Fiz inúmeras pesquisas aqui e não achei solução... <_<

Tenho uma placa (PCChips 757) que não é tão diferente da que você tinha e tem sim essa opção de desabilitar o L2 no Advanced da BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por lili_honey+26 nov 2004, 14:04QUOTE (lili_honey @ 26 nov 2004, 14:04)
Postado Originalmente por ........eduardo........@26 nov 2004, 12:45

lili_honey@26 nov 2004, 10:53

No meu PIII 750mhz, eu utilizava a Pcchips 755lmr e nunca consegui achar em nenhum lugar um local para ativar ou desativar a cache L2. Fiz inúmeras pesquisas aqui e não achei solução... <_<

Tenho uma placa (PCChips 757) que não é tão diferente da que você tinha e tem sim essa opção de desabilitar o L2 no Advanced da BIOS.

voce pode baixar o manual da 755lmr neste link e verá uma foto do advanced setup da Bios que vem com esta placa-mãe.

A minha estava idêntica a esta, com a configuração identica.

http://www.pcchips.com.tw/PCCWeb/Downloads...nuID=45&LanID=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pode ser que o problema não seja do processador em si, mas da placa mãe...

O rafael.ml que iniciou este topico tem um PIII 900 o meu era um 750... Mas a placa era a mesma... a PCCHIPS M755lmre !!

Sempre que é rodado o everest para saber quanto de L2 o proc tem, o programa informa que é 0.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por rafael.m.c@22 nov 2004, 17:28

é o seguinte, eu estou com um pc aqui em casa, um PIII 900 coppermine.

Ele tá numa placa mãe PCCHIPS m755lmre

e eu tava percebendo que ele andava meio lento d+ muito pior do q antes, instalei o everest, e tava escrito lá Cache L1 16kb, e cache L2 0

Quando você ligar o PC e passar a primeira tela (Post), pause a inicialização e confira o q está escrito na parte relacionada ao cache.

Pode ser q o Everest não esteja reconhecendo o cache L2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desculpem o abandono ai

seguinte, eu to achando mesmo que o problema tá na BIOS, mesmo na minha tendo a opção de habilitar e desabilitar o cache e está enable.

mas ai q vem o problema ... eu não consigo atualizar essa BIOS, além de fazer produto vagabundo, a fabrica tem um site péssimo, e o manual pior ainda, nunca mais PCCHIPS.

então continuando ... lá tem várias versões da M755LMRE e eu baixei a que eu achava ser a mais provavel e nada, depois disso não tive tempo de baixar outro e tentar novamente, vou ver se faço isso hoje ou amanhã... ahhh e c alguem tiver a bios correta ... da um toque ai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por cegdigitacao+28 nov 2004, 18:53QUOTE (cegdigitacao @ 28 nov 2004, 18:53) rafael.m.c@22 nov 2004, 17:28

é o seguinte, eu estou com um pc aqui em casa, um PIII 900 coppermine.

Ele tá numa placa mãe PCCHIPS m755lmre

e eu tava percebendo que ele andava meio lento d+ muito pior do q antes, instalei o everest, e tava escrito lá Cache L1 16kb, e cache L2 0

Quando você ligar o PC e passar a primeira tela (Post), pause a inicialização e confira o q está escrito na parte relacionada ao cache.

Pode ser q o Everest não esteja reconhecendo o cache L2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

finalmente consegui um tempo habil pra mexer nesse pc aqui ... e consegui finalmente habilitar seu cache L2 ... solução ... simples ... atualizar a BIOS ... fui lá atualizer e pronto ... ta funcionando ... agora sim o pc "anda" ...

nossa mas q trampo ... depois d muitos dias quebrando a cabeça ... e a solução era mais simples do q esperava ...

bom ... já q ta resolvido .. eu to agora com uma duvida ...

as memorias q esse pc utiliza é 133 ... até ai beleza ...

lá na BIOS ... o clock dele ... (barramentos) ta como 100/100 x 9 ...

ai q ta eu queria saber qual o FSB do p3 coppermine ... eu não to conseguindo achar ... porque eu acho q é 133/133 já q as memorias são 133 também ...

mas ai eu vou lá coloco como 133/133 x 7 fica como 933 ... e não da video ... tem q dar clear de CMOS ...

e não existe a opção .. 100/133 ... então queria saber se alguem sabe qual é o FSB do p3 coppermine ... c é 100 ou 133 ... valeu ... o proc é um coppermine 900

falou ... brigado a todos ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!