Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

agp fastwrites e agp aperture sinze


f. tenorio

Posts recomendados

  • Membro VIP

ai pessoal!! eu tenho esse pc da assinatura e quero saber qual seria a melhor configuração para o agp fastwrites e o agp aperture sinze. Com relação ao agp aperture sinze ele esta em 128mb, ta certo ou seria melhor 64mb?? e o fast writes é melhor deixa-lo desativado ou ligado??

ME AJUDEM AI!!!!!!!!!!!!!!!!!!

flws

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom aqui eu teste com o FW ligado e desligado, não parece ter muita melhora mas parece que diminuem aqueles lags que dão de vez em quando.

Aqui estou com FW ligado e com over e não tive problemas, muitos reclamam de instabilidade, eu rodei Far Cry, NFSU 2 e não tive problemas.

Agora esse aperture .... eu deixo 64mb, muda alguma coisa se eu deixar em 128MB? O que melhora? Na verdade o que é isso? hahahahaha è deixar a placa usar parte da memo do pc?

falou! :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agp aperture size é a memória usada caso sua placa de vídeo não tenha mais espaço na memória para armazenar texturas... como as vezes... aparecerem objetos sem textura... isso acontece por falta de memória para armazenar a textura... só que isso ajuda em certos casos... mas diminui o desempenho pois é mais rápido ler uma textura na memória da placa do que a memória ram convencional.

128mb é muito para quem tem somente 256mb... pois cada vez que você rodar o jogo... vai ser alocado direto 128mb de ram para armazenar texturas... onde isso já causa um desperdício e um desempenho menor já que outras coisas ficarão no arquivo de troca do windows (swap).

por isso eu deixo no mínimo mesmo 8mb... já que percebi que deixando em 8mb no NFSU por exemplo... as corridas ponto a ponto o hd trabalhava demais e dava muitas travadas... e quando abaixei para 8mb... deu uma diferença enorme.

mas tem jogos que aproveitam essa opção para armazenar as texturas que serão usadas... como gta vice city por exemplo... se deixar em 64mb o jogo fica mais rápido para exibir as texturas... e o desempenho não é prejudicado... mas se colocar em 8mb... o hd trabalhará a todo instante.... mas isso somente acontece quando eu tinha uma vga de 64mb... já com uma fx 5200 de 128mb... isso nem acontecia muito.

por isso. coloquem em 8mb e testem os jogos... alguns ficarao mais rápido e talvez outros mais lentos... mas com uma vga de 128mb não tem muita diferença. mas colocar 8mb eu recomendo para que não fique reservado sem utilidade esse espaço todo na memória ram... e em jogos como DOOM3 eu até senti um ganho de desempenho ao abrir portas... pois o hd trabalhava menos, eu acho que depende da programação do jogo armazenar texturas na memória de abertura do agp ou comum na memória, mas isso eu não sei lhe confiar...

falou galera... peguei uma moda de escrever reticencias no lugar de virgula não sei porque hoje hehehehhe...

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, eu liguei o FW e tb desliguei o AGP aperture size na minha máquina ganhei um pouco mas de performance, só perceptível pela pontuação do 3dmark2001se,

Agora porque ficou melhor isso eu já não entendi...acredito que seja porque como a minha Vga possui 256Mb acredito que ela não precise "emprestar" ram do sistema, então configurado como disable a performance seja melhor em minha maquina.

acho que é isso, se alguém ai tem outra explicação, posta ai!

[]´s!!!

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por xpnauta@05 dez 2004, 22:24

Olha, eu liguei o FW e tb desliguei o AGP aperture size na minha máquina ganhei um pouco mas de performance, só perceptível pela pontuação do 3dmark2001se,

Agora porque ficou melhor isso eu já não entendi...acredito que seja porque como a minha Vga possui 256Mb acredito que ela não precise "emprestar" ram do sistema, então configurado como disable a performance seja melhor em minha maquina.

acho que é isso, se alguém ai tem outra explicação, posta ai!

[]´s!!!

falou!

Ficou melhor porque algumas aplicações se beneficiam de um aperture size maior e outras não. Isto já foi comprovado em diversos testes, não há exatamente um valor considerado ideal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por PHaNToN oF OpERa@05 dez 2004, 22:21

agp aperture size é a memória usada caso sua placa de vídeo não tenha mais espaço na memória para armazenar texturas... como as vezes... aparecerem objetos sem textura... isso acontece por falta de memória para armazenar a textura... só que isso ajuda em certos casos... mas diminui o desempenho pois é mais rápido ler uma textura na memória da placa do que a memória ram convencional.

128mb é muito para quem tem somente 256mb... pois cada vez que você rodar o jogo... vai ser alocado direto 128mb de ram para armazenar texturas... onde isso já causa um desperdício e um desempenho menor já que outras coisas ficarão no arquivo de troca do windows (swap).

por isso eu deixo no mínimo mesmo 8mb... já que percebi que deixando em 8mb no NFSU por exemplo... as corridas ponto a ponto o hd trabalhava demais e dava muitas travadas... e quando abaixei para 8mb... deu uma diferença enorme.

mas tem jogos que aproveitam essa opção para armazenar as texturas que serão usadas... como gta vice city por exemplo... se deixar em 64mb o jogo fica mais rápido para exibir as texturas... e o desempenho não é prejudicado... mas se colocar em 8mb... o hd trabalhará a todo instante.... mas isso somente acontece quando eu tinha uma vga de 64mb... já com uma fx 5200 de 128mb... isso nem acontecia muito.

por isso. coloquem em 8mb e testem os jogos... alguns ficarao mais rápido e talvez outros mais lentos... mas com uma vga de 128mb não tem muita diferença. mas colocar 8mb eu recomendo para que não fique reservado sem utilidade esse espaço todo na memória ram... e em jogos como DOOM3 eu até senti um ganho de desempenho ao abrir portas... pois o hd trabalhava menos, eu acho que depende da programação do jogo armazenar texturas na memória de abertura do agp ou comum na memória, mas isso eu não sei lhe confiar...

falou galera... peguei uma moda de escrever reticencias no lugar de virgula não sei porque hoje hehehehhe...

T+

aí veio uma duvida com esse pc ai da assinatura coloco o agp aperture size em qual , quando fui mexer da ultima vez coloquei na mesma quantidade de memoria da vga 256mb, e certo??? ajuda ai please :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

por isso eu deixo no mínimo mesmo 8mb... já que percebi que deixando em 8mb no NFSU por exemplo... as corridas ponto a ponto o hd trabalhava demais e dava muitas travadas... e quando abaixei para 8mb... deu uma diferença enorme.

Vou realizar esse teste aqui tb, tendo em vista que os lags do NFSU, acontecem aqui tb ...

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por wolfman27@06 dez 2004, 12:38

em todas as radeons com excessao da 9600xt o agp fastwrite tem de estar desligado

não é necessario manter desligado pois sempre usei FW ligado com todas as Placas de video q tive e não tive problemas .... agora como você disse ....Radeon 9600 não adianta desligar ... não é somente a XT não ...todas as 9600 trabalham com o FW ligado ! =) se eu não me engano!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por wolfman27@06 dez 2004, 12:38

em todas as radeons com excessao da 9600xt o agp fastwrite tem de estar desligado

o aperture size e recomendado em ser configurado na metade do valor da memoria de video disponivel na vga ....

Não é verdade, aqui esteve ligado com 3 Radeon diferentes e nenhum problema de estabilidade (exceto em overclock).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olha, não acho certo colocar o link para outros fóruns, mas é que esse assunto é polêmico e exige um pouco mais de atenção, então eu vou postar o link para um tópico que eu escrevi e que não teve a devida atenção em outro fórum, okay?

Entenda o que é e como configurar o AGP Aperture Size

Espero que as dúvidas possam ser sanadas com essa leitura.

Até ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por PHaNToN oF OpERa@05 de dezembro de 2004, 22:23

agp aperture size é a memória usada caso sua placa de vídeo não tenha mais espaço na memória para armazenar texturas... como as vezes... aparecerem objetos sem textura... isso acontece por falta de memória para armazenar a textura... só que isso ajuda em certos casos... mas diminui o desempenho pois é mais rápido ler uma textura na memória da placa do que a memória ram convencional.

128mb é muito para quem tem somente 256mb... pois cada vez que você rodar o jogo... vai ser alocado direto 128mb de ram para armazenar texturas... onde isso já causa um desperdício e um desempenho menor já que outras coisas ficarão no arquivo de troca do windows (swap).

por isso eu deixo no mínimo mesmo 8mb... já que percebi que deixando em 8mb no NFSU por exemplo... as corridas ponto a ponto o hd trabalhava demais e dava muitas travadas... e quando abaixei para 8mb... deu uma diferença enorme.

######!! to impressionado, explicação mt boa, simplificada e coerente..

Quando "jogava" NFSU1 com meus incriveis 128 de ram e o agp aperture size na metade, 64mb, éra impossivel jogar alguma pista "ponta-a-ponta", e na 1ª de qualquer circuito era muito ruim, tinha q reiniciar a corrida depois da 1ª volta pra jogar que preste.. depois de ler esse tópico testei botar o agp aperture size em 8mb, a diferença foi enorme! os lags "de memoria" diminuiram consideravelmente, relembrei até quando eu tinha 192 de ram :blink: ...

Eu não testei em outros jogos ainda, mas creio q a diferença seja bem grande tb, principalmente pra quem tem pouca ram..

Flwsssss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!