Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
vagner.marks

Placa mãe: qual o melhor chipset a escolher?

Recommended Posts

Tenho verificado em muitas literaturas, sites especializados aqui e no exterior que o chipset passa a ter fundamental importância na tomada de decisão para montagem (ou compra) de um micro ou motherboard. Muitos alegam que é pelo chipset que poderá se ter um grande diferencial em compatibilidade com os diversos componentes de uma motherboard. Mas, não obtive explicações coerentes e que me levassem a optar por uma ou outra placa mãe. Afinal, o chipset é ou não mais importante (ou tão quanto) do que o processador? Como faço para escolher entre uma placa mãe com um Athlon e um P4 tomando por base o chipset ? É ele também fator de desempenho e durabilidade? (nVIDIA, VIA, SIS, ULI ATI, Intel, quais característivas que levam o usuário a considerá-los em uma tomada de decisão?)

Vagner

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma boa máquina, não se leva apenas o Chipset, e sim, todo o conjunto, incluindo processador, Chipset, dependendo do que você for utilizar, placa de vídeo e memória... tudo influência.... e depende também muito de que uso a máquina vai ter...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atualmente há pouca diferença de performance de um chipset pra outro, como podemos ver na comparaçao dos chipsets da VIA, SYS e nVidia para os Athlon64.

No entanto em placas mais antigas, os chipsets fazem as vezes bastante diferença.

Veja um comparativo de 3 chipsets para A64 no tom's hardware

e também um comparativo de140 chipsets

Tem mais coisa por lá, se não me engano.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Chipset influencia muito na velocidade da máquina. Principalmente nos P4 e AMD 478 que o acesso à memória é feito via Chipset.

Melhor Chipset para P4 = Intel sem dúvida

para AMD 478 fico com NVIDIA

para AMD 64 NVIDIA, VIA ainda estão na briga por lideranca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por kickass@13 de junho de 2005, 18:51

para AMD 64 NVIDIA, VIA ainda estão na briga por lideranca.

Em desempenho tanto Nvidia, VIA e ULi são semelhantes.

Em acessórios e capacidade de overclock a vantagem é da Nvidia com o Nforce 4 SLI.

A ULi possui soluções interessantes, por exemplo, Chipsets com suporte a PCI-EXPRESS e AGP real e não extensão do PCI como acontece em outros Chipsets com slot AGP e PCI-EXPRESS.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×