Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processadores são importantes para jogos?


Daniel L.

Posts recomendados

Olá pessoal.

Desde que comecei a me interessar por informática e venho acessando o fórum, tem uma coisa que sempre ouço: "Cara, se quiser jogar, coloca mais memória" ou "Compra uma nova VGA".

Mas aí eu me pergunto: E o processador? Ele não influencia tantos nos jogos? Ele não é tão importante?

Por que nunca mencionam o processador?!! O desempenho dos jogos não depende tanto dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Daniel L.@27 de setembro de 2005, 14:18

Olá pessoal.

Desde que comecei a me interessar por informática e venho acessando o fórum, tem uma coisa que sempre ouço: "Cara, se quiser jogar, coloca mais memória" ou "Compra uma nova VGA".

Mas aí eu me pergunto: E o processador? Ele não influencia tantos nos jogos? Ele não é tão importante?

Por que nunca mencionam o processador?!! O desempenho dos jogos não depende tanto dele?

Você não consiguirá FPS alto sem um processador bom.

Você não consiguirá FPS alto sem uma boa VGA.

Você não consiguirá FPS alto com a quantidade de ram adequada.

Processador é o item mais importante junto com VGA e memória RAM, atualmente, um processador de pelo menos 2GHz é capaz de rodar a maioria dos jogos sem problema. Até o HD influencia e muito, se quiser sugestões do que você deve mudar na máquina pode postar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom darksky, vou aproveitar, me dá umas dicas:

Máquina atual:

Athlon 2.4+

512 MB

FX5200

No mínimo, para jogar alguns games sem ter que por tudo em low na maioria, trocando a FX5200 por uma 6600GT ou 6800 e colocando mais 512 de ram ou até 1Gb já fica na média, né?

Jogar com minha máquina BF2 por exemplo (online), para carregar cada mapa demora alguns minutos, tempo para ir ao banheiro, preparar um lanchinho e tal hehehe. Assim que entra no jogo, fica travando, pc pipokando por uns 3 a 5 minutos. É ######!

Eu fiquei de ver algumas coisas sobre over, com um membro do forum, só pra quebra o galho, mas ainda não vi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por THBronx+27 de setembro de 2005, 14:35-->
Bom darksky, vou aproveitar, me dá umas dicas:

Máquina atual:

Athlon 2.4+

512 MB

FX5200

No mínimo, para jogar alguns games sem ter que por tudo em low na maioria, trocando a FX5200 por uma 6600GT ou 6800 e colocando mais 512 de ram ou até 1Gb já fica na média, né?

Jogar com minha máquina BF2 por exemplo (online), para carregar cada mapa demora alguns minutos, tempo para ir ao banheiro, preparar um lanchinho e tal hehehe. Assim que entra no jogo, fica travando, pc pipokando por uns 3 a 5 minutos. É ######!

Eu fiquei de ver algumas coisas sobre over, com um membro do forum, só pra quebra o galho, mas ainda não vi.

BF é um jogo muito pesado, se quiser rodar sem problemas tente adicionar + 256 ou 5120mb de ram, uma Geforce 6600GT ajudará muito mas seu processador criará um gargalo.

Daniel L.@27 de setembro de 2005, 15:06

Beleza,

Aí vai o meu PC

Athlon XP 2400+

256 RAM :zoio:

GeForce MX 4000 64MB :goff:

Mas estou fazendo um upgrade. Vai ficar assim:

Athlon XP 2400+

768 RAM

GeForce 6600 256 MB

Essa configuração roda Battlefield 2 legal?

Fica perfeito, mas mais uma vez o processador poderá engargalar sua placa de video e recomendo você pegar uma 6600GT 128MB.

Alguns sintomas mais comuns de jogo lento:

- Travadas seguidas com o HD carregando continuamente = Memória ram insuficiente ou HD lento demais para o jogo.

- FPS baixo apesar do jogo rodar sem problemas, sem travamentos = Provávelmente a placa de vídeo.

- Demora no loading = Velocidade do HD lenta demais, em alguns casos falta de memória ram.

- Jogo travando sem HD carregar e FPS baixo apesar de possuir uma boa placa de video = Possível insuficiência do processador.

Uma coisa que ajuda muito é desfragmentar o HD com frequência, também tente instalar o jogo em partições FAT32 e em HDs mais rápidos. Sem comparação ao botar um HD com 8MB de buffer aqui. FAT32 é levemente mais rápido que NTFS, se você faz questão de todo desempenho possível é uma boa dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por darksky@27 de setembro de 2005, 15:40

BF é um jogo muito pesado, se quiser rodar sem problemas tente adicionar + 256 ou 5120mb de ram, uma Geforce 6600GT ajudará muito mas seu processador criará um gargalo.

Fica perfeito, mas mais uma vez o processador poderá engargalar sua placa de video e recomendo você pegar uma 6600GT 128MB.

Alguns sintomas mais comuns de jogo lento:

- Travadas seguidas com o HD carregando continuamente = Memória ram insuficiente ou HD lento demais para o jogo.

- FPS baixo apesar do jogo rodar sem problemas, sem travamentos = Provávelmente a placa de vídeo.

- Demora no loading = Velocidade do HD lenta demais, em alguns casos falta de memória ram.

- Se não for nenhum problema acima e o jogo continuar lento e com travamentos  = Possível insuficiência do processador.

Uma coisa que ajuda muito é desfragmentar o HD com frequência, também tente instalar o jogo em partições FAT32 e em HDs mais rápidos. Sem comparação ao botar um HD com 8MB de buffer aqui. FAT32 é levemente mais rápido que NTFS, se você faz questão de todo desempenho possível é uma boa dica.

Há outros itens que tem sua importância como uma boa placa-mãe. Na minha m810 com um Athlon900Mhz e uma Geforce2MX400 não conseguia se quer 99 de fps no Counter-Strike, ao trocar esse conjunto por um 2200+ e uma A7V8X-X o fps cravou nos 99 e a velocidade no geral melhorou bastante.

- Desculpa pelo flood, sem querer apertei Responder ao em vez de editar e não percebi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Juntao@27 de setembro de 2005, 16:01

Vou pegar carona nesse tópico, tenho o PC da assinatura, e estou tendo lags apenas no game Senhor dos Aneís a Batalha pela Terra Média, jogo em 1024X768X32 Hight sem filtros, o que pode ser:

VGA? MEMÒRIA? HD? PROCESSADOR?

provavelmente é a vga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Juntao@27 de setembro de 2005, 16:01

Vou pegar carona nesse tópico, tenho o PC da assinatura, e estou tendo lags apenas no game Senhor dos Aneís a Batalha pela Terra Média, jogo em 1024X768X32 Hight sem filtros, o que pode ser:

VGA? MEMÒRIA? HD? PROCESSADOR?

Nenum deles.... provavelmente o game é bugado. Porém, entre no tópico fixo de BF2, no primeiro POST do WaVe, tem uma dica minha para "tirar" o cache do HD que causa muito Swap... experimente a dica, caso contrário... deve ser o jogo mesmo.

[]´s

Razi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me bateu uma dúvida, pessoal.

já que estamos descutindo desempenho e configuraçoes, aí vai:

Meu pc está com um pente 256 MB PC2700. Se eu acrescentar um pente 512 MB PC3200, vai ocorrer algum erro? Alguma perda de desempenho?

Eu postaria essa dúvida na seção Memórias, mas já postei várias duvidas e ninguém respondeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por darksky@27 de setembro de 2005, 15:40

BF é um jogo muito pesado, se quiser rodar sem problemas tente adicionar + 256 ou 5120mb de ram, uma Geforce 6600GT ajudará muito mas seu processador criará um gargalo.

Fica perfeito, mas mais uma vez o processador poderá engargalar sua placa de video e recomendo você pegar uma 6600GT 128MB.

Alguns sintomas mais comuns de jogo lento:

- Travadas seguidas com o HD carregando continuamente = Memória ram insuficiente ou HD lento demais para o jogo.

- FPS baixo apesar do jogo rodar sem problemas, sem travamentos = Provávelmente a placa de vídeo.

- Demora no loading = Velocidade do HD lenta demais, em alguns casos falta de memória ram.

- Jogo travando sem HD carregar e FPS baixo apesar de possuir uma boa placa de video  = Possível insuficiência do processador.

Uma coisa que ajuda muito é desfragmentar o HD com frequência, também tente instalar o jogo em partições FAT32 e em HDs mais rápidos. Sem comparação ao botar um HD com 8MB de buffer aqui. FAT32 é levemente mais rápido que NTFS, se você faz questão de todo desempenho possível é uma boa dica.

Sobre isso de processador, eu também sou leigo, mas qual seria o processador de melhor custo x benefício atual?

Ou melhor, essa minha máquina, se fosse sua, o que faria com ela para ter um desempenho mediano, agradável, nos jogos atuais? (Não vale a opção jogar fora e comprar outro rs)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Daniel L.@27 de setembro de 2005, 17:51

Me bateu uma dúvida, pessoal.

já que estamos descutindo desempenho e configuraçoes, aí vai:

Meu pc está com um pente 256 MB PC2700. Se eu acrescentar um pente 512 MB PC3200, vai ocorrer algum erro? Alguma perda de desempenho?

Eu postaria essa dúvida na seção Memórias, mas já postei várias duvidas e ninguém respondeu.

sim a memoria de 512mb vai funcionar perfeitamente, porém a uma velocidade mais baixa( e com latencias menores :joia: ), pode colocar só tenha certeza de deixar as memos configuradas para acompanhar a velocidade da mais lenta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu sempre pensei q o processador só influenciava na hora de carregar o game já que os graficos ficam por conta da aceleradora 3d. Mas falando um pouco sobre esse negocio de configuração de pc, eu vi que até hd influencia, isso deu pra ver quando eu troquei o meu de 20gb 5200rpm por um de 80gb 7200rpm, porém se eu por um cabo de 80vias pra ligar o hd a mb a performace nos GAMES vai melhorar ou vai continuar a mesma coisa???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre pensei q o processador só influenciava na hora de carregar o game já que os graficos ficam por conta da aceleradora 3d. Mas falando um pouco sobre esse negocio de configuração de pc, eu vi que até hd influencia, isso deu pra ver quando eu troquei o meu de 20gb 5200rpm por um de 80gb 7200rpm, porém se eu por um cabo de 80vias pra ligar o hd a mb a performace nos GAMES vai melhorar ou vai continuar a mesma coisa???

vai melhorar pra fazer leitura linear.

quando você usa o cabo de 40 vias, você limita a transferencia a 33MB/s.

um hd de 7200RPM alcanca até uns 60MB de leitura linear, mas a maioria das leituras são randomicas, até uns 10MB/s. (corrijam-me se eu estiver errado)

resumindo: vai melhorar pra copiar/escrever arquivos grandes, mas no geral, não vai fazer MUUUUUITA diferença. mas como um cabo é barato, eu recomendo trocar por um de 80 vias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por darksky@27 de setembro de 2005, 15:40

Fica perfeito, mas mais uma vez o processador poderá engargalar sua placa de video e recomendo você pegar uma 6600GT 128MB.

como você vai recomendar uma placa maior, se voce mesmo disse que uma inferior já vai dar "gargalo"??

preste mais atenção... :ZZZ:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema pra esse pessoal é que semrpe vai ter uma peça dando gargalo, e se você for na deles va iacabar comprando um servidor dual com 2 vga em SLI e trocentos gigas de RAM pra jogar alguns jogos, sendo que o problema em questão era um simples ajuste no arquivo de troca

São poucos aqui que tão querendo ajudar de verdade como o _Raziel_

valeu cara, eu que nem sabia dessa dica já passei la pra ver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não sei se aqui e o lugar mais vai estou afim de comprar o jogo

NEED FOR SPEED MOST WANTED mas não sei se minha maquina vai rodar sem travoes podem me dizer algo ai vai minha configuração :::::::::

AMD Athlon 64 2800+ @ 3000

MSI K8m Neo-V

Kingston KVR 512/400

Hd SATA Seagate Barracuda 80 Gb 8 Mb Buffer

GeCube radeon 9600 XT 256/128 500/500

gab 4 baias satellite 309 Kb

Fonte -vindo uma Termaltake- mas atualmente com uma SATELLITE 500 Watts

Monitor Samsung 17 tela plana

refrigeraçao do gab Mt Boa -------------

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por guga_@28 de setembro de 2005, 15:12

não sei se aqui e o lugar mais vai  estou afim de comprar o jogo 

NEED FOR SPEED MOST WANTED  mas não sei se minha maquina vai rodar sem travoes podem me dizer algo  ai  vai minha configuração :::::::::

AMD Athlon 64 2800+ @ 3000

MSI K8m Neo-V   

Kingston KVR 512/400

Hd SATA Seagate Barracuda 80 Gb 8 Mb Buffer

GeCube radeon 9600 XT 256/128    500/500

gab 4 baias satellite 309 Kb

Fonte -vindo uma Termaltake- mas atualmente com uma SATELLITE 500 Watts

Monitor Samsung 17 tela plana

refrigeraçao do gab Mt Boa -------------

que eu saiba nem saiu os requisitos do game ainda :looka:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por César Romero@28 de setembro de 2005, 15:02

O problema pra esse pessoal é que semrpe vai ter uma peça dando gargalo, e se você for na deles va iacabar comprando um servidor dual com 2 vga em SLI e trocentos gigas de RAM pra jogar alguns jogos, sendo que o problema em questão era um simples ajuste no arquivo de troca

São poucos aqui que tão querendo ajudar de verdade como o _Raziel_

valeu cara, eu que nem sabia dessa dica já passei la pra ver

Valeu, César. Também penso isso.

Não é o nosso bolso que tem que se ajustar ao hardware. É o hardware que tem que se ajustar ao nosso bolso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por César Romero@28 de setembro de 2005, 15:02

O problema pra esse pessoal é que semrpe vai ter uma peça dando gargalo, e se você for na deles va iacabar comprando um servidor dual com 2 vga em SLI e trocentos gigas de RAM pra jogar alguns jogos, sendo que o problema em questão era um simples ajuste no arquivo de troca

São poucos aqui que tão querendo ajudar de verdade como o _Raziel_

valeu cara, eu que nem sabia dessa dica já passei la pra ver

Mai é isso o que vem acontece por aqui, o cara diz que está com problema e o pessoal já manda ele ir trocando os componentes do computador, sendo que em alguns casos é só questão de ajustes, mais uma vez valeu _Raziel_ pela ajuda. :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por guga_@28 de setembro de 2005, 15:12

não sei se aqui e o lugar mais vai  estou afim de comprar o jogo 

NEED FOR SPEED MOST WANTED  mas não sei se minha maquina vai rodar sem travoes podem me dizer algo  ai  vai minha configuração :::::::::

AMD Athlon 64 2800+ @ 3000

não aqui não é o lugar

abre um novo tópico quando tiver uma duvida assim

mas já que você já postou, vou responder:

Você tem um Athlon64 com uma placa mãe boa e 512 de RAM, e uma placa de video decente

se o teu PC não rodasse algum jogo, o que você trocaria pra deixar ele melhor?

você acha que precisa melhorar ele em alguma coisa? presta atenção, os fabricantes de jogos não vão lançar jogos somente pra quem tem um superprocessador com duas placas de video porque se eles fizerem isso quase ninguém vai comprar né...

você tem um computador bom que roda qualquer jogo já lançado ok? pode ser que nos jogos mais fuderengos não rode na qualidade maxima com todos os filtros, mas em 90% dos jogos você vai conseguir isso sim... se você realmente tem um computador desse você devia saber disso, então pensa um pouco antes de postar alguma coisa beleza?

Edit:

Só agora vi tua assinatura

não sei se continuo num A64 ou vou Pa Um Sempron>>>

se tivesse lido antes eu nem tinha respondido tudo isso ai em cima

você ta querendo chamar a atenção, ta querendo ser zoado ou o que? ta louco hein cara

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!