Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temporizador p/ acionar rele dpois de 10s


velhoDoSaco

Posts recomendados

precizo acionar um contator com bobina de 12Vcc dentro do carro,, eu estava pensando em utilizar um rele para alimentar a bobina do contator...

só q eu quero q o rele feche os seus contatos normalmente fechados depois de 10segundo que girei a chave do carro, eu já tenho o contator,o rele

só falta o temporizador, eu to pensando em fazer um temporizador,,,, alguem tem uma ideia?um circuito não muito complicado?

grato :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, projetei um circuitonho simples que você pode usar, não sei se serve... Bem, ele tem um relé que normalmente permanece aberto, sem allimentação. Ao ser aplicados 12V na entrada, o circuito temporiza e após cerca de dez segundos, aciona o relé permanentemente enquanto houver tensão na entrada. Seria isso que você precisava? Este é um tipo de timer chamado Timer de retardo. O tempo que o relé aguarda para fechar após o comando é ajustado em R2. O circuito pode ser alimentado até com 15V e o relé deve ser de acordo com a corrente exigida e a tensão de alimentação. Qualquer novidade poste aqui!

Paz a todos!!! :bandeira:

post-87223-13884928289714_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, projetei um circuitonho simples que você pode usar, não sei se serve... Bem, ele tem um relé que normalmente permanece aberto, sem allimentação. Ao ser aplicados 12V na entrada, o circuito temporiza e após cerca de dez segundos, aciona o relé permanentemente enquanto houver tensão na entrada. Seria isso que você precisava? Este é um tipo de timer chamado Timer de retardo. O tempo que o relé aguarda para fechar após o comando é ajustado em R2. O circuito pode ser alimentado até com 15V e o relé deve ser de acordo com a corrente exigida e a tensão de alimentação. Qualquer novidade poste aqui!

Paz a todos!!! :bandeira:

perfeito velho,,, exatamente o que eu preciso,, de um temporizador com retardo no acionamento...

pretendo montar o circuito nesse fim de semana,,depois eu posto os resultados.

cara,,muito obrigado =)

mais to com duvidas nos componentes, eu não sei muito de eletrônica,e sim de eletricistas

pelo diagrama eu reconheço alguns componentes

exemplo

eu vejo o resistores simples (R1)

eu vejo resistor variável(R2)

Eu vejo capacitor(C1) eletrolítico né?

Eu vejo os diodos (D1 e D2)

eu vejo o rele

agora minhas duvidas,

o resistor R3, porque ta a sua impedância ta 2k2, esse segundo "2" tem algum significado?

o transistor, eu não me lembro de cabeça qual o modelo dele,alguém tem uma imagem dele?creio que seja aqueles transistor pretos de tamanho médio,normalmente encontrados em amplificadores.

Que componente é aquele no meio,é 1 componente ou são dois?

vou colocar uma imagem dele ok?

como vocês podem ver,sou um leigo nessa área,principalmente na simbologia;tentei explicar as minhas duvidas da melhor forma possível,esperam que vocês as entendam.

qualquer coisa é só perguntar =)

quanto a pergunta lá em cima, sim,apos eu ligar o carro e der a partida no motor eu quero que um rele acione um contator para que a bateria do cofre fique em paralelo com a bateria auxiliar para assim carrega-la

post-94355-13884928293736_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um CI aquele bicho preto com 14 pernas.

2k2 significa 2.200 ou seja 2.2k

Bom deixa isto pro Daniel MG.

Este bicho funciona sem o CI ( RC comum )

vai ficar + fácil para você. montar.

Cria um ai, 100 CI Daniel MG.

Falou gente.

Fugindo do assunto:

Daniel MG, lembra do circuito RGB a um tempo atrás que pedi procê

analisar, montei o bicho funciona que é uma beleza (tive que mudar o tempo dele, o do esquema é rápido demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um CI aquele bicho preto com 14 pernas.

2k2 significa 2.200 ou seja 2.2k

Bom deixa isto pro Daniel MG.

Este bicho funciona sem o CI ( RC comum )

vai ficar + fácil para você. montar.

Cria um ai, 100 CI Daniel MG.

Falou gente.

Fugindo do assunto:

Daniel MG, lembra do circuito RGB a um tempo atrás que pedi procê

analisar, montei o bicho funciona que é uma beleza (tive que mudar o tempo dele, o do esquema é rápido demais.

Cara, que bom que funcionou! Sem CI? Vou fazer um com transistor unijunção ou transistor bipolar mesmo, assim que fizer posto aqui. Até mais, Paz a todos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo Anderson_B ,

Já que entende de instalações elétricas, talvez possa me tirar uma dúvida. Faz tempo que ouço falar num termo muito usado em elétrica industrial, que é o fator de potência (fP). Sei algumas coisas, como por exemplo, que se utilizam grandes capacitores para corrigir isso em indústrias. Não sei exatamente o que é, poderia me explicar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo Anderson_B ,

Já que entende de instalações elétricas, talvez possa me tirar uma dúvida. Faz tempo que ouço falar num termo muito usado em elétrica industrial, que é o fator de potência (fP). Sei algumas coisas, como por exemplo, que se utilizam grandes capacitores para corrigir isso em indústrias. Não sei exatamente o que é, poderia me explicar?

Opa...deixa eu tentar explicar...

FP é a defasagem entre a corrente e a tensão na onda senoidal,

Existe 2 tipos de energia elétrica a ativa e a reativa

A gente paga a conta de energia aparente(W), e a gente transforma em trabalho a energia ativa(VA) e a energia reativa é jogada fora(desperdicio devido ao FP estar muito abaixo de 1)

No exemplo de um motor de corrente alternada,normalmente na placa dele tem um dado chamado de FP, normalmente gira em torno de 0,75 a 0,98, isso significa se tu colocar ele em um sistema onde o fator de potencia é 1(fator perfeito) ele vai gerar uma defasagem na corrente em relação a tensão, esse espaço chama-se fator de potencia quanto maior o fp mais energia aparente(W ) você vai ter que utilizar pra fazer o motor trabalhar(lembrando que o motor necessita de energia ativa(VA) para funcionar.)

Indutores como transformadores,motor,etc geram fator de potencia abaixo de 1 e capacitores geram fator acima de 1,se o fator de potencia tiver acima de 1,ele vai geram inúmeros problemas para seu circuito,principalmente em inversores de freqüência,motores,etc e se tiver abaixo ele vai fazer você gastar mais do que necessita.

Um resistor não gera fator de potencia.

Nas empresas eles usam capacitores para equilibrar o fp, uma vez que esteja alto(ex:Fp 0,8) coloca-se capacitores em paralelo com a rede para que ele abaixe o fator de potencia,assim dexando a corrente e a tensão mais próxima possível,e se o circuito estiver muito capacitivo(ex:fp 1,2) coloca-se indutores.

No brasil depois do apagão as companhias de eletricidade criaram uma leia,onde nenhuma empresa poder ter o FP abaixo de 0,92 durante 15mim, jugeito a multas pesadas,isso foi feito por que o país estava com falta de energia,e para não ter que fazer mais hidrelétrica eles criaram essa lei,afim de que as empresas utilizarem melhor a sua energia,uma vez que estava sendo muito “desperdiçada”

Lembrando,que FP só existe em corrente alternada.

Antigamente se colocava um capacitor por fase em casa motor,hoje se utiliza vários bancos de capacitor(vários capacitores juntos) e um equipamento que mede o FP e conforme muda ele joga um banco com uma determinada potencia(VAR*) maior ou menor conforme é necessário para manter o FP mais próximo de 1

*VAR é potencia do capacitor,esses capacitores maiores não são comprados pela capacitância, e sim vela potencia VAR

Lembrete:

Potencia aparente(W)

Potencia ativa (VA)

Potencia reativa (VAR)

Na imagem 1(desenho a lápis) mostra uma forma de onda senoidal com FP,vejam que a corrente e a tensão não estão partindo do mesmo ponto.

Na imagem 2 mostra uma forma de onda perfeita,com FP=1, isso ocorre pois corrente e tensão partem do mesmo ponto.

Imagem 3 é o triangulo das potencias,quanto menor o ângulo “Q” menor sera o FP

Também vou colocar a imagem do triangulo da potencia,talvez lhe ajude.

*AS imagens são “amadoras” mais acho que da pro gasto...

Cara,qualquer duvida me diz que eu tento ti responder,se eu demora muito é por que vou da uma olhada nos livros,pois não me lembros das formulas de cabeça e alguns detalhes...

Agora minhas duvidas,qual a diferença entre os dois circuitos,o com CI e o dos transistor?qual o mais confiável?

Olhando as porta lógica do CI eu acho que devo ter algum aqui em casa,vou da uma olhada melhor....

Esse circuito alguém aqui já monto?talvez possa me mostrar o desenho da placa.

vou ter que fazer direto na placa pois meu photoboard ta desaparecido.

Acho que não vou encontra muitas dificuldades,vou monta primeiro o circuito com CI

Eu preciso de imagem do ci pois não sei aonde fica o pino 1,2,3,4...alguem tem?

Ou então se puder me dizer,também ajuda,olhando ele de cima(com os pinos p/ baixo)ele tem um rasgo em uma das extremidades né?digamos que o rasgo esteja a minha direita o pino superior do lado esquerdo é o pino de numero?e o inferior do lado esquerdo?...

Valeu a todos que tão me dando essa força =)

post-94355-13884928351766_thumb.jpg

post-94355-13884928352025_thumb.jpg

post-94355-13884928352102_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo Anderson_B,

Swow de bola, muito completa sua explicação, entendi sim. Obrigado!! Você perguntou sobre a confiabilidade... Bem, sem dúvida alguma o circuito com o Circuito integrado é mais confiável e mais estável. Abaixo está a imagem dos pinos do CI, você lê assim: Segurando o integrado com aquele chanfro na parte de cima virado para você, o primeiro pino à sua direita é o 1, em seguida o 2, o 3, etc. Quando chega no último da fileira, continua a contagem passando para o outro lado do CI, fazendo com que o sentido da leitura pareça um "U" (daí a representação deste componente da maioria dos circuitos!) A figura abaixo esclarece o processo, sendo auto-explicativa:

Já que é para o carro, é importante que o sistema seja confiável, por isso digo que eu montaria o que usa o circuito integrado. O transistor envolvido na montagem é daquleles pequenos, pretinhos, como na figura:

Espero que tenham gostado dos desenhos hehehe... Qualquer novidade poste aqui! Paz do Senhor a Todos!!

post-87223-13884928354541_thumb.gif

post-87223-13884928354964_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo Anderson_B,

Swow de bola, muito completa sua explicação, entendi sim. Obrigado!! Você perguntou sobre a confiabilidade... Bem, sem dúvida alguma o circuito com o Circuito integrado é mais confiável e mais estável. Abaixo está a imagem dos pinos do CI, você lê assim: Segurando o integrado com aquele chanfro na parte de cima virado para você, o primeiro pino à sua direita é o 1, em seguida o 2, o 3, etc. Quando chega no último da fileira, continua a contagem passando para o outro lado do CI, fazendo com que o sentido da leitura pareça um "U" (daí a representação deste componente da maioria dos circuitos!) A figura abaixo esclarece o processo, sendo auto-explicativa:

Já que é para o carro, é importante que o sistema seja confiável, por isso digo que eu montaria o que usa o circuito integrado. O transistor envolvido na montagem é daquleles pequenos, pretinhos, como na figura:

Espero que tenham gostado dos desenhos hehehe... Qualquer novidade poste aqui! Paz do Senhor a Todos!!

dei uma olhada aqui e não encontrei nenhum CI

cara,,na hora de eu comprar esse CI que você coloco no circuito,, como eu peço ele?

por acaso o modelo dele é 4093? se eu chega lá com esse numero acho q o cara não vai saber o que é,, então como é denominado esse equipamento? CI4093 por acaso?

olha a lista ve se tar certo

1 resistor de 15kilo ohms

1 resistor de 2,2kilo ohms

1 potenciometro 0-100kilo ohms

1 capacitor eletrolitico de 47 micro farard

2 diodos 1N4007

1 transistor bc338

1 rele 12V

1 CI4093

se eu entregar essa lista o cara da loja de componetes vai saber me dar todos os itens?

cara,se transistor não é fraco para a bobina do relé?acho que ela puxa 1A(eu acho)

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi, não encontrou nenhum CI? é a primeira figura que eu pus, tá lá a pinagem. A lista está correta, isso mesmo. O CI ,você pode pedir como CD4093, é bem barato e fácil de achar. Você disse que a bobina do relé puxa 1A?! Um relé que puxa tudo isso tem que ser BEM GRANDE. O transistor BC338 é para correntes de até 500mA coletor-emissor, serve para a grande maioria dos relés seguramente, mas se o seu consome mesmo 1A, recomendo um BD135 ou BD 139. A pinagem deles é assim: Você olha de frente, com o código pra você, aí fica: Emissor - Coletor - Base. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi, não encontrou nenhum CI? é a primeira figura que eu pus, tá lá a pinagem. A lista está correta, isso mesmo. O CI ,você pode pedir como CD4093, é bem barato e fácil de achar. Você disse que a bobina do relé puxa 1A?! Um relé que puxa tudo isso tem que ser BEM GRANDE. O transistor BC338 é para correntes de até 500mA coletor-emissor, serve para a grande maioria dos relés seguramente, mas se o seu consome mesmo 1A, recomendo um BD135 ou BD 139. A pinagem deles é assim: Você olha de frente, com o código pra você, aí fica: Emissor - Coletor - Base. Abraços.

quando falei que não achei,,referia ao fato de não ter achado nenhum aqui em casa...

valeo cara,,,vou da uma olhada no relé..ele não é muito grande não...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Este temporizador é acionado quando o capacitor começa a carregar e chega uma certa tensão para comutar o transitor? caso seja então precisa colocar um resistor em paralelo com este capacitor para quando desligar a chave descarrega-lo....porque se ligar a chave novamente com ele carregado , o tempo de acionamento irá mudar ou mesmo nem ter mais este tempo por ele estar carregado

Qual a formula do tempo do timer usado com o CI...

quero para 1mim....quem puder dar os valores fixos sem trimpot.

grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Olá! Estou precisando de um temporizador que após ser aplicado uma tensão de 12v na entrada, ele atraque um rele NA ou NF durante um tempo ajustavel. Mas que desarme, mesmo se continuar com a entrda alimentada. Ele será acionado por um contato auxiliar de uma contatora, e a contatora precisa ficar ligada por um periodo maior do que o temporizador. Se alguem puder me ajudar. Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Boa tade gente preciso de um temporizador que corte a corrente a cada 60 minutos como se fosse um reset preciso ligar um equipamento de 7,5 v e vai ficar num lugar de difícil acesso esse circuito ficaria cortando a corrente do equipamento a cada 60 minutos empedindo assim dele travar e se ele travar no proximo reset ele voltaria a funcionar. me ajudem por favor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!