Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
ericosilveira

Habilitar o DMA do DVD-RW

Recommended Posts

Oi, li o seguinte tópico (http://forum.clubedohardware.com.br/habilitar-dma-leitor-t263442.html) e fiquei com dúvidas:

1. O meu 'Controladores IDE ATA/ATAPI' tem 2 IDE PRIMÁRIOS (post-108539-13884943168671_thumb.jpg). É normal? Que eu saiba tenho um HD sata 2, corretamente instalado, um drive de disquete e um gravador de DVD como master primário).
  2. No tópico fala que o correto é "Modo De Transferência Atual em Ultra DMA, Modo 2 ou Ultra DMA, Modo 4". O do meu PRIMEIRO canal IDE primário está em Ultra DMA, Modo 5 (post-108539-13884943169301_thumb.jpg). É melhor ou pior para o desempenho do micro?
  3. E por fim, o meu SEGUNDO canal IDE primário está em PIO (post-108539-13884943169734_thumb.jpg). Coloco em DMA?

Grato a quem ajudar.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Elmo    4

ericosilveira,

Eu não tenho SATA por aqui instalado... comprei um HD SATA mas ainda não tive tempo de instalar, portanto não sei te responder se aparecerá 2 canal primário... penso que o correto seria apenas um... e no seu micro está dobrado... se você não tivesse com SATA por ai, eu te diria para remover um canal, mas como o seu está como UDMA 5 (penso que corresponde ao SATA), então se você quiser ariscar, remova o outro... não sei se você vai conseguir e não sei qual será a consequencia, portanto avalie você mesmo... quanto a estar em UDMA 5, os SATA são nesse nível mesmo e são bem mais rápidos do que o UDMA 4 ou 2... quando escrevi aquele artigo não tinha SATA sobrando no mercado... hehehe...

O seu canal IDE secundário corresponde ao seu gravador e está em PIO... mude para DMA SE DISPONÍVEL e na linha de baixo deverá ficar em UDMA 2 ou UDMA 4... se não ficar, após um boot, siga as dicas que coloquei, quanto a tentar habilitar a DMA do gravador... isso você deverá fazer com que o desempenho do gravador melhore bastante...

Uma outra coisa que você poderá tentar, se o acima não resolver, é desinstalar o drive do gravador (IDE secundária) e reiniciar... os drives serão reinstalado no boot e pode ser que volte com os drives corretos... leia mais em: http://support.microsoft.com/?kbid=817472

Compartilhar este post

Link para o post
marcio79    1

A dica de desinstalar o drive do gravador e reiniciar funcionou comigo. Eu estava tendo problemas na hora de gravar DVDs ficava sempre no modo Pio

nesse modo a tranferência de dados são mais lentas.Quando ficava nesse modo os dvds eram gravados em + ou- 34min(4x) , já no modo Ultra DMA 2 em

14min(4x).

Compartilhar este post

Link para o post
Elmo    4

marcio79,

Apenas uma correção no que você escreveu... não adianta colocar para gravar em 500x, pois o sistema vai gravar dentro de certos parâmetros... observando na hora da gravação a taxa de transferência, dá para deduzir qual é a velocidade real que está sendo utilizada... gravar em 2x corresponde a uns 30 minutos... em 4x, uns 15 minutos... em 8x, uns 8 minutos... portanto, quando você disse "34min(4x)" foi o tempo que gastou e o que você setou no programa de gravação, mas que não foi alcançado, ficando em 2x real...

Compartilhar este post

Link para o post
ericosilveira    0
  • Autor do tópico
  • Ae, pessoal, por enquanto, estou com outros problemas no PC, então não posso testar as dicas agora. FAREI ISSO O QUANTO ANTES e responderei se funcionou ou não.

Elmo, no meu canal IDE secundário eu não tenho nada instalado (attachment.php?attachmentid=52459&stc=1&d=1178564962).

Eu tenho no modo PIO o meu segundo canal IDE primário.

Outra dúvida: TODOS os cabos IDE de 80 vias tem os conectores com cores diferentes?

post-108539-13884943300613_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
    Elmo    4

Ericosilveira,

Se você seguiu as poucas dicas do tópico e não conseguiu resolver, penso que seguindo as dicas da MS deverá conseguir... lembre-se de que eu falei no texto sobre instalar os drives da placa mãe que devem ter vindo em um CD...

No caso, remova o segundo canal IDE primário, que não está em UDMA... o do UDMA5 deve ser do HD SATA... não toque nele.. hehehe...

Creio que dessa forma, com os drives e deletando o canal, deverá entrar o UDMA do gravador, após o boot... conte o resultado depois...

Compartilhar este post

Link para o post

Com um sorriso amarelo, lá vai eu falar do DVDFab de novo... :blush:

Mas... é que o DVDFab Decrypter tem uma funçãozinha pode ativar a DMA automaticamente.

www.dvdfab.com/free.htm

Acho que é útil pra galera que não tem muito jeito com o método manual que o Elmo explicou (e bem explicado).

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
    ericosilveira    0
  • Autor do tópico
  • Ae, pessoal, seguinte: coloquei o meu SEGUNDO canal IDE primário em dma se disponível, como ele continuou, mesmo após 'BOOT', como modo PIO, eu desinstalei o meu SEGUNDO canal IDE primário e o meu canal IDE secundário (aquele que não tinha nada). Então, após reiniciar, foi reinstalado automaticamente ambos os canais. E ficou assim: o meu SEGUNDO canal IDE primário ficou agora em ultra DMA modo 2; o meu canal IDE secundário ficou sem nada (como estava antes).

Dei uma olhada no interior na minha placa mãe e vi que o meu HD SATA está na conexão com o número mais baixo (algo como sata 0, deu para entender?), o meu DVD-RW está no IDE mais baixo (0 ou 1, não me lembro).

Então, pelo jeito, é normal eu ter dois canais IDEs primários? O PRIMEIRO em ultra DMA 5 e o SEGUNDO em ultra DMA 2.

Essa é a melhor config para o meu PC?

Devo conectar meu DVD no segundo canal IDE da minha placa-mãe?

Existe vantagem do modo DMA 4 para o 2?

Se sim, tem como eu passar do modo 2 para o 4?

Compartilhar este post

Link para o post
    Elmo    4

ericosilveira,

Bem, instalei meu SATA e então passei a ter 2 canais IDE primários e 2 secundários... não entendi direito o que ocorreu... mas vou pesquisar... o HD IDE anterior vai para o micro do filho... ocorreu o mesmo que ocorreu com você... e para dificultar o meu entendimento, o HD IDE não aparece nos dispositivos e é ele quem está dando o boot... muito estranho...

Quanto a UDMA 4, ela é muito mais rápida do que UDMA 2, mas isso é uma característica do periférico... não tem como você trocar... o máximo que se pode fazer é configurar para ela trabalhar na maior UDMA que ela aceita e não em modo PIO... a grande maioria dos gravadores são UDMA 2... o meu pioneer 112D é UDMA 4... o LG 4163 que substituí é UDMA 2...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais