Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
jupter

Como conseguir um pot de 25k?

Recommended Posts

Como esta difícil encontrar um pot de 25k gostaria de saber se tem como usar pot de outros valores para conseguir o que quero. Vou usá-lo em uma pedaleira de um volante para pc, e, possui um bom espaço livre.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Pois é quando você me disse pra ligar em paralelo eu liguei, mas, depois fui ver e, não me lembro, ou o valor de aceleração não chegava ao máximo ou ficava muito brusca a subida aí larguei mão por um tempo. Mal por postar outro tópico desse tipo mas perdi o link do antigo.

__|_|___

| xxx |

| l l l |

| xxx |

Não sei se deu pra entender, mas, os "x"s seriam os pinos e o pot estaria em pé, talvez eu liguei eles errado?

E como ligo um pot e um resistor em série (em qualquer extremidade)?

Desculpe minha ignorância, até tenho uma certa noção de eletrônica e solda básica, porém, não costumo mexer muito nessa área. Fora que não me lembro muito do que aprendi.

Compartilhar este post

Link para o post

Com resistor em série ele não vai zerar de um dos lados ao centro.

Compartilhar este post

Link para o post

É, não vai zerar, vai ficar sempre com, 2,7k de resistência.No caso de usar este modo, não iria chegar ao máximo de aceleração.Botei mais para notar as diferenças da ligação.Afinal, ele já possui o de 2x50K.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Certo, vou fazer das duas maneiras e depois falo como ficou. Essa de zerar, acho que só preciso que zere de um lado, pois, o curso do pedal usa mais ou menos metade do pot.

Compartilhar este post

Link para o post
    Pois é quando você me disse pra ligar em paralelo eu liguei, mas, depois fui ver e, não me lembro, ou o valor de aceleração não chegava ao máximo ou ficava muito brusca a subida aí larguei mão por um tempo. Mal por postar outro tópico desse tipo mas perdi o link do antigo.

__|_|___

| xxx |

| l l l |

| xxx |

Não sei se deu pra entender, mas, os "x"s seriam os pinos e o pot estaria em pé, talvez eu liguei eles errado?

E como ligo um pot e um resistor em série (em qualquer extremidade)?

Desculpe minha ignorância, até tenho uma certa noção de eletrônica e solda básica, porém, não costumo mexer muito nessa área. Fora que não me lembro muito do que aprendi.

Um resistor em paralelo irá transformar seu potenciômetro em Logarítimo... e em série, vai fazer com que ele nunca atinja o valor mínimo, o que pode significar, no seu caso, que você não terá a máxima aceleração, ou a mínima.

O ideal é encontrar potenciômetro duplo de 47k e ligar os dois em paralelo (os 3 terminais!!!!), o que te dá um pot de 23k5, perfeito pro que deseja, já que estes componentes possuem grande variação. considerando os 10% (2k5), você poderia usar qualquer pot entre 22k5 e 27k5.

Há pots duplos de 50k também... se você conseguir encontrar, fica na medida.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais