Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Sbandeira

Provedor de conteúdo - obrigatoriedade porquê ?

Recommended Posts

Utilizo internet banda larga através da CaboMais (via cabo) do Grupo RedeCidade e tenho como provedor de conteúdo o portal do Terra.

O problema é que para poder usar o sinal de internet enviado pela CaboMais sou obrigado a pagar um provedor, podendo ser qualquer um que tenha convênio com a mesma (no meu caso é o Terra), o que eu acho que configura a venda casada (sinal de internet + provedor obrigatório).

Lógico, a venda casada a que me refiro é que sou obrigado a manter um provedor pago, quando existem diversos gratuitos (iG, Ibest, Oi, etc). A pergunta é: Alguém sabe informar se existe alguma configuração para recepção de sinal de internet que possa ser feita no meu PC visando eliminar essa obrigatoriedade e que me permita usar qualquer provedor gratuito, à minha escolha. Porque, em caso positivo, eu poderia cancelar meu contrato junto ao Terra e escolher outro gratuito para utilizar, entenderam ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho q nao....

pode ser venda casada mais nao entendo muito disso =P

se o seu problema e o dinheiro mude pra um gratis mas eu acho q voce vai ter beeemmmm mais dor de cabeca la....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Não que o problema seja o dinheiro, é que esses tais de provedores de conteúdo não me servem absolutamente para nada. Posso usar qualquer um que o resultado é o mesmo para mim, então para que pagar ?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Sbandeira, o que ocorre, é que, primeiramente, você tem que verificar a disponibilidade do serviço de sua operadora, no caso, se na sua Cidade tem apenas essa operadora que disponibiliza o serviço de internet speed para vocês, e se eles mesmo não tem um provedor próprio, sim, nesse caso, você é obrigado a ter um provedor ou pagar um provedor...

    Outra grande diferença, é que se eles cederam o equipamento para você e você não pagou por este equipamento, realmente você fica preso a um serviço de conexão com um provedor de acordo com o contrato que você assinou...

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Dj Rayke, já consultei as concorrentes e todas, de uma maneira ou de outra tem a mesma sistemática. As opções aqui em Recife são limitadas. Nós só temos a Oi Velox (antiga Telemar), CaboMais (esta que uso) e a Hotlink (via rádio). Existe agora as opções das operadoras de celular (3G), porém, como é sabido, são tantas as limitações existentes (franquia de downloads, limites de uso, etc) que para mim não vale a pena. Com respeito ao equipamento, isso não é problema pois tenho meu modem externo próprio (antes realmente era cedido pela CaboMais). O que ocorre é que todas as 3 operadoras de internet via cabo/rádio exigem provedores pagos próprios, permitindo-se outros (também pagos) desde que tenham convênios com as mesmas. Não existe a possibilidade de se usar provedores à livre escolha. Caso fosse possível já teria escolhido qualquer um gratuito (Ig, Ibest, Click21, etc) e estaria economizando R$ 21,00 por mês. Isto requer dizer que estou jogando R$ 252,00 anuais no lixo. O problema é só um: Afinal para que serve o provedor ? Para mim não servem de nada, pois são todos iguais, assim, usaria qualquer um como página inicial que o resultado seria o mesmo, como está sendo, afinal não uso a página do Terra nem nenhuma de suas ferramentas, e isto não está fazendo diferença.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Afinal para que serve o provedor ?

    Um provedor nada máis é que um fornecedor de acesso à Internet (ISP) que oferece principalmente serviço de acesso à Internet, agregando a ele outros serviços relacionados, tais como "e-mail", "hospedagem de sites" ou blogs, entre outros.O provedor serve apenas para dizer se um cliente da operadora pode ou não entrar na Internet.

    O grande problema é que muitas operadoradoras, que liberam o serviço de conexão, não tem um provedor, nesse caso, você tem que pagar um outro provedor para que tenha direito a autenticação de seu nome e usuário, para poder navegar, apenas para isso...

    Mas realmente é um processo, que também considero injusto, quando usaba NET da Brasil Telecom, aqui também pagávamos um provedor, para fazer a autenticação e poder navegar, agora mudamos para a NET de outra empresa, e como essa empresa tem o seu próprio provedor, não há necessidade de pagar a mais por este serviço, isso varia de operadora para operadora...

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Conversando com um amigo que usa internet em um notebook por operadora de celular (3G), ele não precisa de provedor. Assim, na realidade o motivo desse post é saber se tem como, via configuração do PC, pular essa etapa. Em outras palavras, se usarmos algum tipo de configuração que consiga alterar o acesso e evitar essa obrigatoriedade de usar o provedor conveniado da provedora do sinal - (apenas do sinal de internet), entendeste ?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Pelo que sei o uso de provedor é uma exigência legal e não técnica, tanto é que o virtua não exige provedor e o velox só exige para o residencial. No velox empresarial a propria telemar funciona como provedor. No site abusar.org tem algumas informações sobre isso.

    abraços.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • affalcao, dei usa acessada no site da abusar.org e verifiquei que procede o que penso sobre o assunto. Veja esse trecho publicado lá:

    Provas técnicas Dados técnicos levantados demonstraram que as operadoras prestam o serviço de conexão completo para o usuário, ligando-o de sua casa até o tronco central (backbone) de internet, o que fere ao disposto pela Anatel sobre o assunto. Também revelam que os provedores não desempenham nenhum papel no processo de conexão do usuário (e que portanto estão recebendo por serviços que não executam).

    Tal situação:

    • Fere às normas da Anatel: as concessionárias de serviços de telecomunicações estão impedidas de prestar "serviços de valor adicionado" ao cliente final (internet é enquadrada pela agência nessa categoria);

    • Fere ao Código de Defesa do Consumidor: como o cliente consegue navegar na internet sem um provedor, a exigência das operadoras de que ele contrate também a esse serviço constitui "venda casada", o que é proibido pelo artigo 39, inciso primeiro, do CDC, que diz:

    "É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos."

    Assim, como podemos ver, os provedores são dispensáveis, pois o sinal de internet independe da sua existência, estão apenas no "empurrando" mais um custo no acesso.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Se não me engano Speed da telefonica aqui (SP) faz a autenticação, mas acho que está acontecendo isso por causa de uma liminar.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • A pergunta é: Alguém sabe informar se existe alguma configuração para recepção de sinal de internet que possa ser feita no meu PC visando eliminar essa obrigatoriedade e que me permita usar qualquer provedor gratuito, à minha escolha?

    Como coloquei no início do tópico a pergunta acima, até agora ninguém conseguiu responder. Continuo no aguardo de sugestões...

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×