Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Rodrigo Lange

Contador Up/Down - Ajuda

Recommended Posts

Olá pessoal!

Sou novo no forum e com muito boa vontade de ajudar os outros com o conhecimento que tenho adquirido!

Mas enfim tenho um problema!

Preciso e um Up/Down semelhante ao 74LS193 (suas funções)

que de fato funcione!!

Minha ideia é montar um potênciometro digital utilizando as saídas BCD

Q1-Q4 e assim acionando um 4066 para associação de resitores!

A ideia é essa!

Desde já agradeço!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Preciso e um Up/Down semelhante ao 74LS193 (suas funções)

que de fato funcione!!

Não entendi a sua colocação "que de fato funcione"...

O 74LS193 funciona perfeitamente...

Ele é um contador UP/DOWN com a função LOAD. Possui duas entradas para CLOCK separadas (uma para UP e outra para DOWN). Basta dar uma conferida no datasheet (é fácil encontrá-lo na internet) para ver a função dos pinos.

Você já tentou utilizá-lo e não conseguiu? Quais foram as dificuldades?

Outra coisa... Devem existir circuitos integrados dedicados que já implementem o controle de volume digitalmente...

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • então meu amigo! Vamos ver se consigo ser mais claro!

quero fazer um controle de volume e tonalidade!

porém eu vou usar o par encoder/decoder MC145026/27 para transmissão de dados binarios via RF!

Quanto a isso sem problemas! já fiz o circuito e funciona perfeitamente bem e com alcanse de mais de 150 mts!

Ops! Enviei sem querer!

To meio burro ainda neste site hehe!

então como iah falando!

Aproveito as varias conbinações possiveis do par encoder/decoder para ascessar varios dispositivos!

Como eles tem 4 bits nas entradas/saidas aproveito como codigo bcd!

Posso pré-selecionar um numero e enviar os bits pro decoder (145027)!

O grande problema é que nao consigo fazer os 74LS192 e 93 funcionar como um contador Up/Down! Coisa simples tipo.. UP- 0 a 9 e Donw 9 a 0! já tentei clock com 555 mas nao funcionou!

Se tu tiver um projeto que funcione eu agradeceria muito meu amigo!

tenho milhões de ideias na minha cabeça a toda hora! Mas impaco quando algo nao funciona e eu nao tenho conhecimento técnico pra saber!

Abração e muito obrigada!

Editado por Meiraneto
    Posts em sequência! Edite e deixe apenas um!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais