Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Shinigami69

Trocar Phenom X4 9550

Recommended Posts

No ultimo sábado havia adquirido uma placa de video GeForce 9600 gt e um phenom 9550. A placa de vídeo ficou file e não frescou, porém descobri que a fonte não aguentava o processador, tendo o técnico falado que a fonte que eu possuia [Cooler Master 460w] possuía uma alimentação pro processador de até 25A e o meu processador comeria 30A. A solução seria trocar a fonte porém ela não tem nem 6 meses de uso e a verba do mês e do próximo estourou com essas peças. Pensei então, os Phenoms x3 aumentariam e muito o desempenho do meu pc atual [AMD64 3200+] e talvez conseguisse rodar com a fonte supracitada. Ai fica a pergunta: qual x3 eu conseguiria fazer com que rodasse? Me dêem por favor todos os modelos que rodariam que eu só vou poder ver na segunda, os modelos x3 que a loja possui, sendo o prazo de troca de produto na loja de até 72hrs.

Editado por Shinigami69
tava placa no lugar de processador ai ficava redundante.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não vai ajudar muito porque a TDP dos X3 e desse X4 é 95W, mas também não precisa fazer isso, ainda existe uma margem bem grande entre o consumo do seu sistema e o que a fonte consegue fornecer.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma fonte com 460W aguenta essa configuração.

A Cooler Master 460w é Watts reais?

Mesmo se não for deve ter uns 300W reais e também deve aguentar (sem overclock)

Compartilhar este post

Link para o post

TDP não é o consumo do processador ein !

não vai achar que o phenom gasta 95 watts.

o certo seria voce colocar uma boa fonte para usar o que voce precisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa, é cada coisa que esses "técnicos" falam né?!

Amigo, como os amigos já disseram acima pode ficar tranquilo, sua fonte aguenta tranquilamente a configuração citada. Se não me falhe a memória essa fonte é de 420W Reais (Modelo RS-460PMSR-A3). Dê uma pesquisada na seção de Fontes & Energia, tem alguns tópicos sobre ela lá.

Editado por Marcos_Correia

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo não sei como o seu técnico chegou a esses 30A, mas certamente seu processador consome em média 120W, mas lembre-se que sua fonte tem se eu não me engano 85% de eficiencia que da 391W, faça um cálculo aqui e veja se sua fonte está dentro das especificações, margem de erro entre - 10% e + 10%

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • A fonte diz ser real sim e ele testou na minha frente. Quando tentava-se colocar o Phenom x4 o pc n rodava e a bios n deixava carregar o sistema operacional. No entanto quando ele trocou a fonte por outra Coolermaster de 650w o pc abriu perfeitamente. Andei vendo o manual da fonte e tem uma tabela +- assim:

Peak Current: 22A, 25A, 18A, 18A 0,5A 2,5A. E lembro que ele tinha citado que a fonte so possuia 25 enquanto o processador pedia 30. Olhei num histórico os modelos que a loja possui e acho que vou pegar no Lugar uma x3 8450, se ela consegui rodar na Fonte de 460w e pego outra coisa no lugar da diferença de preço entre as 2.

Compartilhar este post

Link para o post

Lembrando que uma fonte com eficiência de 85% não quer dizer que ela só entrega 85% de sua potência rotulada, mas sim que esses 460W da fonte do colega representam 85% da energia retirada da rede elétrica, com o resto se convertendo em calor. Ou seja, ela consome ~550W e entrega ~460W para o PC.

De toda forma, com tudo funcionando bem, essa fonte era para agüentar seu PC sem problemas. Essa conversa do seu “técnico” é mais balela para enrolar mesmo – com certeza ele não sabe o motivo de seu PC não está funcionando bem com essa Cooler Master 460W e veio com essa de “30A”.

Talvez a sua fonte possa estar com defeito e a que ele testou de 650W estava funcionando bem.

Qual sua placa mãe? O técnico fez atualização da BIOS antes de instalar o Phenom?

Compartilhar este post

Link para o post

concordo com o amigo, Rodrigops, meu Phenom 9850 (125W) + M3A (95W) + Fonte genérica de 450W (aproximadamente 320 Reais) funcionava de boa por meses até eu consegui verba pra minha Extreme 450W, que é praticamente equivalente a sua Cooler Master 460W.

Poste sua placa mãe e a bios, pode está ai o problema, ou esteja no seu técnico tentando lhe arrancar um dinherinho a mais.

Compartilhar este post

Link para o post
    A fonte diz ser real sim e ele testou na minha frente. Quando tentava-se colocar o Phenom x4 o pc n rodava e a bios n deixava carregar o sistema operacional. No entanto quando ele trocou a fonte por outra Coolermaster de 650w o pc abriu perfeitamente. Andei vendo o manual da fonte e tem uma tabela +- assim:

Peak Current: 22A, 25A, 18A, 18A 0,5A 2,5A. E lembro que ele tinha citado que a fonte so possuia 25 enquanto o processador pedia 30. Olhei num histórico os modelos que a loja possui e acho que vou pegar no Lugar uma x3 8450, se ela consegui rodar na Fonte de 460w e pego outra coisa no lugar da diferença de preço entre as 2.

Uma fonte mais potente do que a que eu estava imaginando:

RealPowerPro460_AC_DC.jpg

Esse Phenom X3 e o X4 inicial tem a mesma TDP o que signifca que se um funcionou e o outro não isso foi apenas por acaso, mais tarde o X3 pode falhar também, mas isso não é algo que deveria acontecer com essa fonte, o processador e a placa de video juntos consomem no máximo 190W, não mais que uns 100W na hora do boot, deve ter alguma falha feia por ai.

Se você tiver o modelo exato da fonte ajuda, me orientando pela RS-460-ASAA-D3, ela tem duas linhas de 12V, o processador e a placa de video ficam ligadas a linhas separadas, (verifique se o conector PCIe esta ligado à placa de video) cada uma delas fornece 18A a 12V (a 12V esse processador precisa apenas 8A, de onde ele tirou 30A?), mais do dobro do que o processador e placa de video precisam.

Compartilhar este post

Link para o post
    A fonte diz ser real sim e ele testou na minha frente. Quando tentava-se colocar o Phenom x4 o pc n rodava e a bios n deixava carregar o sistema operacional. No entanto quando ele trocou a fonte por outra Coolermaster de 650w o pc abriu perfeitamente. Andei vendo o manual da fonte e tem uma tabela +- assim:

Se for a cooler master testanda aqui no cdh, ele deveria alguentar ate mesmo o phenom II com uma HD 4850, olha que eu arriscaria ate uma 4870, mas nada de overclock:cool:!!

Cara, fica de olho nesse "tecnico", ele pode dando uma puxadinha no conector de 4 pinos +12v, por isso o PC não ligou. Agora quando ele testou com uma fonte mais potente e mais cara, o PC ligou!!!.

Manda ele testa com outra fonte de mesma potencia!!!

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • O modelo da fonte é RS-460-PCAR-A3 a da placa mãe é a M2n-e da Asus e a Bios instalada é a mais recente, sendo a versão 1701. Estou achando que esse tecnico é um enrolão mesmo por ontem a noite fui ver que o pc tava chegando a 100°C em menos de 3 min quando fui ver tava o dissipador (ou sei la como se chama) do processador mal encaixado, se foi eu encaixar direito que a refrigeração ficou normal. Se nem isso ele fez direito imagino o que ele não tenha feito de errado com a instalação do outro processador.

Editado por Shinigami69

Compartilhar este post

Link para o post
    O modelo da fonte é RS-460-PCAR-A3 a da placa mãe é a M2n-e da Asus e a Bios instalada é a mais recente, sendo a versão 1701. Estou achando que esse tecnico é um enrolão mesmo por ontem a noite fui ver que o pc tava chegando a 100°C em menos de 3 min quando fui ver tava o dissipador (ou sei la como se chama) do processador mal encaixado, se foi eu encaixar direito que a refrigeração ficou normal. Se nem isso ele fez direito imagino o que ele não tenha feito de errado com a instalação do outro processador.

Bom amigo, antes de comentar, nos diga quanto você está pagando pela M2N-E ? e se ha possibilidade de trocar esta placa por outra?

Compartilhar este post

Link para o post

Pede pra trocar a fonte por outra do mesmo modelo, e tenta trocar essa MB por uma que suporte os AM3, como a M3A78.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Problema sanado graças a vocês que teimaram a dizer que funcionava ^^ eu abri a cpu e troquei eu mesmo o processador pra ve se o tecnico tava me enrolando. Resultado: funcionou e agora estou com o poder dos 4 núcleos :P

Editado por Shinigami69

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais