Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como converter conta-giros 24v p 12v?


lukastrauer

Posts recomendados

Olá amigos,

Gostaria da ajuda de vocês, se possívle, para fazer o seguinte:

tenho um conta-giros de um motor 6 cilindros a diesel, marca Volvo, que é alimentado por 24v; e gostaria de colocar este conta-giros em um motor de 1 cilindro a gasolina, pra poder monitorar a rotação do motor.

desmontei ele e vi que tem uma placa com mtos resistores e outras coisas que n sei o que são, e a parte que "marca a rotação" (que é metálica e penso que pode ser alimentada por 12v e marcar os pulsos do cabo de vela).

Se alguem souber como fazer isto, e se isto também seria possível, gostaria da ajuda de vocês..

Agradeço desde já a todos.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se nao funcionar direto com 12V o que seria mais fácil é comprar um trafinho que dobre a tensão.. ou fazer um dobrador de tensão basicao mesmo.. so que eu nao sei a pontencia que esse negocionho ai aguenta.. dai achar componentes que aguentem nao sei se seria muuuuioto fácil.. mas o trafo deve dar... se a bateria de 12V conseguir prover corrente suficiente né...

ABs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo,estou vendo o circuito,aparentemente o que mais nessecitara modificar serão os resistores. Sobre ser 6cc para 1cc acho que não tem modificação,como vai ligado isso dai?

Só pra contribuir...

O número de cilindros interfere no resultado...pois um motor de 4cc precisa de 2 pulsos para se realizar 1RPM ou seja 1 pulso a cada 180º de deslocamento do eixo virabrequim, no motor 6cc, são 3 pulsos por volta ou seja, 120º a cada pulso no V8 seria, 4 pulsos para cada 1RPM com 90º cada pulso...então creio eu que seri apreciso re-calibrar o conta-giros.

Abrs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!