Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usar panela elétrica no Brasil


Yuritebu

Posts recomendados

Olá Pessoal!

Ganhei a pouco tempo uma Suihanki (Panela elétrica de arroz) do Japão. O meu problema é que naquele país os eletrônicos "são" 100V. Muitos imigrantes que voltaram com seus eletrônicos dizem que é comum eles apresentarem defeito e parara de funcionar após algum tempo usando a tensão do Brasil.

Tenho usado diariamente com um transformador emprestado. Ele é antigo e pesadíssimo. Transforma de 127V para 105V 60Hz. Tem potência de 1050VA. O problema é que ele é emprestado.

Os amigos do forum sabem o que devo fazer para essa panela funcionar? Se precisar de um transformador (pois preciso devolver o pesadão), qual comprar? Será que em Curitiba tem?

A potência descrita na panela é de 350W e em Curitiba as tomadas "são" 127V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega Yuritebu, infelizmente não tem como você modificar as resistência da panela!, o jeito é você conseguir contactar um técnico rebobinador de transformador e pedir que rebobine um trafo de 110/220V para 100/220V ou simplezmente uma pequena redução (não é simples de fazer, pois a potência envolvida é grande) de 110V para 100V...

Aqui no interior de Minas já precisei de um serviço assim, só que era para um aparelho de som! e funcionou legal!....

PS: A potência do aparelho era pequena!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tem dois modos de fazer isso dai..

- Um, o mais comum, é colocar um autotransformador 127 / 100 x 350 Watts.

Problemas: é difícil de achar e será caro, acho até que poderá custar mais que uma panela elétrica nacional, na tensão correta...

- Outro, é a subtração vetorial de tensão com um transformador de 127 para 24 Volts x 4 Amperes..

Problemas: Tem de encontrar esse transformador e montar um arranjo de um subtrator...

O esquema é assim:

Boostercomoredutordetenso.jpg

Veja, para aproveitar o desenho mostrei esse ai que subrai (ou soma) aos 127 Volts 12 Volts do secundário do transformador. Se o transformador tiver uma saída de 24 Volts ele subrairá de 127, 24 Volts, restando 103 Volts, que podes usar na panela...

Tendo o transformador capacidade de oferecer até 4 Amperes, a potência final do subtrator será de 100 Volts x 4 Amperes = 400 VA, suficientes para sua panela..

Para baratear dá até para fazer com dois transformadores para dicróica de 12 Volts 50 Watts (4,16 Amperes), subtraindo dos 127, 12 e outros 12 Volts.. Tem de colocar os dois primários em paralelo e os dois secundários em série e corretamemnte polarizados. Nem pense muito na hora de ligar os secundários, ligue-os de qualquer modo, em série e meça a tensão. Se ficar alta inverta um secundário, se ainda alta inverta o outro. Vá combinando (usando dois transformadores de dicróica só tem 4 combinações) que são

127 -12 - 12 = 103 que é a certa

127 -12 + 12 = 127 ERRADA

127 +12 - 12 = 127 ERRADA

127 +12 +12 = 151 ERRADA

Olha ai: http://www.obraweb.com.br/eletrica/material-eletrico/transformador-para-lampada-dicroica-2935

Ou outra marca: http://www.lojaeletrica.com.br/loja/product.asp?store=10003&template_id=6&partner_id=&dept_id=2552&pf_id=248030000002-9&nome=Transformador+para+Dicr%F3ica.

Ou qualquer outro. Isso tem em casas de iluminação e elétricas...

Ai com menos de R$ 25 resolve o problema...

Trm que ser minimamente esperto em eletricidade para fazer a coisa certa e de preferência testar com um voltímetro a tensão de saída...

Se somar em vez de diminuir pode até a tensão subir de 127+12+12 = 151 Volts..

Se der tensão alta, inverta os secundário, até acertar..

Uma solução cara, outra bem barata e, se a panela por acaso não for tão especial assim, compre uma panela aqui, na tensão correta..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi! Parece ser bem complexo, então.

Infelizmente é uma panela que custaria caríssimo no Brasil, talvez mais que meu PC. Daquelas que só não voa por falta de asas. Ela inclusive prepara meu almoço sozinha, bastando programar no dia anterior.

-

Bem, eu não sou bom em eletrônica. Mas imagino que o projeto do Faller não seja tão complexo se eu fizer com ajuda de um amigo que entenda melhor.

Eu agradeço realmente por ter postado algo tão legal assim. Farei nesse caso o seguinte, primeiro tentarei a opção "mais comum", se for realmente tão caro, tentarei sua sugestão de projeto.

Muito obrigado Faller e Bcpetronzio.

-

Tentarei em alguns dias colocar tudo em prática. Minhas dúvidas já estão sanadas, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A potência descrita na panela é de 350W e em Curitiba as tomadas "são" 127V.

Caro Turitebu, você chegou a medir mesmo a tensão da tomada em sua residência.

Pois 127V é o padrão Nacional, porém em alguns bairros anda se tem Transformadores antigos, Que podem estar fornecendo 110, 120, 108 etc. Digo isso pois as concessionárias de Energia não vão sair trocando todos os Transformadores das Ruas, levas vão fazendo isso a medida que vão queimando.

Geralmente a resistência se pode suportar sem muitos danos entre 10% e 15% de variação, sem muitos danos. Se sua resistência foi projetada para 100V então se medir entre 110V e 115V tudo bem.

Lógico que a longo proso a vida útil dela se reduzirá, mais alguns fabricantes dizem que essa redução não é tão significativa.

Mas se considerar isso e seguindo a ideia di Faller você em vez de dois Trafos, pode adquirir somente um.

PS:Ah uma coisa é certa, mais cedo ou mais trade um dia a resistência irá queimar, isso pode demorar anos, ou meses.

Falou!!! :cool:

Tiago Souza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!