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Abrir Loja de Informatica?


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Galera, é o seguinte, moro em Matão - Interior de São Paulo ,cidade de 80.000 habitantes, ja existem 9 lojas de montagem,manutenção e vendas, fui técnico de uma empresa por 1 ano, acabei saindo e tenho a Ídeia de montar uma loja aqui em matão,o que vocês me aconcelham? será que é uma fria por ja ter 9 no mesmo ramo?

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Galera, é o seguinte, moro em Matão - Interior de São Paulo ,cidade de 80.000 habitantes, ja existem 9 lojas de montagem,manutenção e vendas, fui técnico de uma empresa por 1 ano, acabei saindo e tenho a Ídeia de montar uma loja aqui em matão,o que vocês me aconcelham? será que é uma fria por ja ter 9 no mesmo ramo?

Caro Pablo, salve!

Se você for realizar alguma coisa inédita que as outras 9 não fazem, suas possibilidades de suce$$o serão grandes, mas se você for +1 ao invés do nº1, Desista!

O grande problema é justamete o técnico achar que prestar serviços de assistência técnica é igual a manter uma empresa que presta serviços de assistencia técnica.

A maioria que conheço, quebrou em 18 meses, perdeu cerca de R$ 10 mil e nunca mais se levantou.

Pense bem!

E se resolver abrir, prepare-se decentemente, esse setor não comporta mais aventureiros e amadores.

Bração e boa $orte,

Quemel

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Caro Pablo, salve!

Depende do que você deseja. Há várias formas de se ganhar uma grana legal ou não.

O que diz o seu Plano de Negócios?

Quanto você irá investir na loja?

Qual será o capital de giro?

O que fará parta do Mix da Empresa?

Em quantos meses pretende retornar com o valor investido?

Qual a margem de lucro que pretendes na comercialização de produtos?

Quais os seus fornecedores?

Qual a natureza tributária de sua futura empresa?

Se você não sabe essas respostas, procure o SEBRAE

Bração e boa $orte,

Quemel

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Me desculpe, acho que não expresei bem o que queria, quis dizer no sentido de "Autonomo", a pessoa ligar e eu ir até a casa dela,e efetuar o concerto, se for algo que não de pra fazer na casa dela, eu levo e entrego depois de 24 hras, diferencial: manutenção 24 hras, e entrega em 24hras,será que da certo?

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Pelo que eu percebo voce nunca gerenciou um negócio e nesse caso aconselho a ter mais experiencia antes de mais nada. Depois voce pode entrar no site do SEBRAE onde existem até cartilhas de como abrir o próprio negócio. Procure fazer os cursos, principalmente a parte de gerenciamento. Uma coisa é ter negócio, outra coisa é ser um técnico competente.

voce vai verificar que existem muitos custos ligados à própria infraestrutura de negócio que muitos negligenciam e que frequentemente levam ao fechamento dos negócios.

Link do SEBRAE:

http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio

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Olá Pablo Henriquem,

Gostei da sua iniciativa e apoio 100%. Apesar de não ter conhecimentos de tudo sobre leis, contabilidade e gestão de negócios, você tem algo muito importante com você: a Ideia.

Coloque na sua cabeça que ninguém tem noção de tudo isso. A maioria das coisas dá pra ir levando sozinho, mas saber tudo sobre contabilidade, tributações, leis, qual publicidade usar não dá. Você precisa de pessoas que te ajudem. O importante é ter a ideia e vontade de trabalhar e conquistar os objetivos.

Eu comecei há uns 2 anos fazendo manutenções também. Já trabalhava pros amigos informalmente, formatando aqui e ali de graça. Comecei a cobrar, fiz alguns trabalhos em domicílio, comecei a juntar um capital.. tudo com muita paciência e sempre tendo em mente os resultados positivos.

Acabei saindo da área de manutenção, foi o que eu estudei, mas acho que não foi o que eu nasci pra fazer.. hehe.. aí migrei para área de vendas. Abri uma empresa para conseguir os melhores fornecedores (se quiser fornecedores bons, você precisa se formalizar) e hoje trabalho com vendas de computadores e produtos de informática de alta performance. Mas tudo pela internet. Através do Mercado Livre e outros sites de vendas.

Atualmente to batalhando pra montar uma loja virtual e pretendo em no máximo mais 2 anos estabelecer uma loja física. Não sou rico, e quando tive a ideia de começar o negócio, não tinha muito dinheiro nem conhecimento sobre toda a legislação e contabilidades e publicidades.

Moro em Sumaré, próximo a Campinas e aqui tem milhares de técnicos e lojas de informática. E não to exagerando. Ter diferencial ajuda, mas o que faz toda a diferença é a vontade de trabalhar e de crescer, vai por mim.

Vou te enviar mensagem privada pra agente conversar mais caso você queira. Também posso te passar o msn.

Valeu.

Abs.

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Me desculpe, acho que não expresei bem o que queria, quis dizer no sentido de "Autonomo", a pessoa ligar e eu ir até a casa dela,e efetuar o concerto, se for algo que não de pra fazer na casa dela, eu levo e entrego depois de 24 hras, diferencial: manutenção 24 hras, e entrega em 24hras, será que da certo?

Caro Pablo, salve!

Como seria esse seu trabalho? Eu entregaria meu notebook às 16h de um dia e você me entregaria no outro dia às 16h? É isso?

Bração e boa $orte,

Quemel

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Luis Davi:

Muito obrigado,ja te adc no msn,mas acho que não foi, vou te mandar meu msn por msg privada. Eu tambem ja trabalhei com vendas,tinha alguns fornecedores bons, mais não me dediquei a isso,venda e manutenção são o que eu gosto. aceita lá para conversarmos mais.

Quemel:

sim, é isso,uma das ideias.você me entrega as 16:00 e eu te devolvo no outro dia as 16:00,mas é claro, vou combinar antes, formatação,substituição de peças e tal da pra fazer nesse casa,mais se o cara ter 150 Gb de backup ai muda a historia.

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Caro Pablo, salve!

É possível sim o que você deseja. Eu faço isso desde 1994 de forma profissional. Criei a ocupação de consultor doméstico em informática e obtive muito suce$$o, inclusive auxiliando outros técnicos nessa transição para o ofício de consultor.

No ínicio é assim mesmo: eu entregava com 24 horas e era meu diferencial. Atualmente meu prazo é de sete dias e cobro R$ entre R$ 360 a R$ 420 o Plano de Saúde do Computador.

Bração e boa $orte,

Quemel

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Quemel, que diferenã tem um consultor doméstico em informática e um tecnico em informatica? e poruqe antes era 24hras e agora 7 dias? você é de brasilia não é?acredito que ai esta bem valorizado,porque aqui em matão, ta pasando carro na rua" formatações com backup por 30,00"

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Caro Pablo, salve!

A diferença é a mesma entre um jardineiro e um consultor de jardins. Leia no link abaixo:

Há diferenças entre técnico e consultor?

É porque passei em um concurso público e não dependo mais dos trabalhos como técnico.

Não! Sou de Belém do Pará.

Mas quanto as 9 empresas cobram por esse serviço ai em Matão?

Bração e boa $orte,

Quemel

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Caramba...

O blog do Quemel tem muiiito conteúdo. Já adicionei nos favoritos aqui Quemel, pelo jeito vou ter boas leituras por lá! :D

"A coragem de cobrar caro" já foi uma dessas boas leituras pra valer o dia.

Me fez lembrar de uma máquina que vendi pra uma loja de tintas em janeiro desse ano. O dono da loja queria um computador confiável, que trabalhasse todo o tempo servindo à rede da loja e que desse pouca manutenção. Ele tinha a ideia de comprar um servidor HP, mas quando viu o preço desistiu.

Então configurei pra ele uma máquina que desse pra fazer o papel do servidor (a loja é pequena e não precisa de um servidor HP). Um desktop um tanto parrudo, a máquina ficou R$2000,00. Plataforma AMD, fonte Cooler Master GX Series, e Windows 7 Home Basic original.

O problema é que, ao pagar esse preço, o cliente já logo pensou estar comprando um super pacote de manutenção 24hs grátis por 10 anos!

O cliente que tem sua loja a uns 30km passou a me ligar exigindo que eu configurasse suas contas de e-mail no outlook, instalasse os flashs do youtube, instalasse os programas da loja e um monte de coisa mais que qualquer criança faz em casa hoje em dia. Tudo isso porque ele achava que R$2000,00 era um preço absurdo pra um servidor e este deveria vir com o pacote de serviços 24h.

Enfim, foi o pior cliente que eu tive. Tive que explicar pra ele que ele comprou um produto e não um pacote de serviços. A nota era de produtos e não de serviços. Falei com jeito, demorou um pouco pra ele enteder, mas entendeu.

Vender um produto caro tem mesmo suas complicações e como o Quemel disse: alguém tem que dar o exemplo. Neste caso, agente precisa mesmo se destacar e mostrar o diferencial.

É como o lava a jato aqui perto de casa. O mais caro cobra R$20,00 e o mais barato cobra R$10,00... até hoje eu não sei o que o de R$20,00 tem de melhor, mas eu sempre vou nele... rsrsrs :D

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é complicado, meu sogro é pintor,segundo ele,da pra ganha uns 2.000 - 3.000/mes, acredito que isso acontece porque, você num ve cursinhos de pintor, nem mulecada querendo pinta e tal, e como fica só a galera mais velha,eles sabem da valor no trabalho deles em geral,agora informatica não, tem muito curso, não pensa em valorizar o trabalho,e acontece isso.

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Caros Patrick e Pablo, salve!

Eu cobro R$ 360 por um Plano de Saúde do Computador (<-veja esse link). Pode ser pago em 12 X de R$ 30.

Se for para comprar um máquina nova o valor é R$ 420. Esses valores cobrem o Sistema de Recuperação de Desastres "Começar de Novo".

Esse sistema está inteiramente documentado na Metodologia CDINFO (<-ver link)

Esse valor de R$ 360 cobre apenas o serviço, os programas devem ser comprados pelo cliente. Quando compro uma máquina nova, geralmente vem com o sistema operacional original.

Compro então apenas o Office 2010 (R$ 199) que posso instalar em até três máquinas. Uma cópia original do Office 2010 a R$ 66...fala sério aê...

Cursei Meteorologia na UFPA (1982), Serviço Social na UNB (1993), Administração de Empresas na UNIP (2004) e atualmente curso Jornalismo na Universidade Católica de Brasília (UCB).

Você enviou o modelo de cartão para onde?

Não há de quê!

Bração e boa $orte,

Quemel

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galera,me perdoem perguntar aqui, estou ciente que não é o local certo,mais... alguem sabe me falar do clube dos notbooks e millenium informatica? eles estão dando uma aula de manutenção em not,e manutenção em placas mae, 1200, 4 dias, das 18:00 ás 22:00,será que vale a pena?

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O blog do Quemel tem muiiito conteúdo. Já adicionei nos favoritos aqui Quemel, pelo jeito vou ter boas leituras por lá! :D

"A coragem de cobrar caro" já foi uma dessas boas leituras pra valer o dia.

Vender um produto caro tem mesmo suas complicações e como o Quemel disse: alguém tem que dar o exemplo. Neste caso, agente precisa mesmo se destacar e mostrar o diferencial. :D

Caro Luis Davi, salve!

Grato pelo privilégio de sua visita. Já tive também esse problema, mas ao elaborar algumas dicas, nunca mais precisei cobrar clientes em delegacias.

Veja abaixo:

COMO REDUZIR OS RISCOS DE CONFLITOS COM OS CLIENTES DE SERVIÇOS PROFISSIONAIS DE INFORMÁTICA

1. Você está diante de alguém que pode ser seu cliente. Calma. É hora de conhecer quem é essa personalidade.

Muitos técnicos em informática quando estão na frente do cliente pela primeira vez acreditam que devem "vender" suas qualidades. Engano. Primeiro você precisa descobrir quem é aquele ser humano que está por "trás" do cliente. Faça perguntas. Explore diversos aspectos: família, carreira, amigos, viagens etc. Quanto mais genérico melhor. Observe o corpo do cliente. O tom de voz. Descubra as experiências anteriores com compra de bens e serviços de informática, assistência técnica, suporte em domicílio etc. Será que ele já contratou um profissional anteriormente? Que referencial ele tem? Quem ele costuma consultar para tomar decisões. Lembre-se: as interferências na compra (mulher, amigo etc.) vão aparecer. O melhor é logo saber como ele toma decisões. Sempre ouça com atenção as idéias do cliente. Descubra as verdadeiras intenções do cliente. Faça perguntas. Muitos clientes mostram ser muito amigáveis no primeiro contato. Forçam um acordo nebuloso. Você confia nas intenções do cliente. Mais tarde, o cliente passa exigir uma série de coisas não previstas.

2. Lembre-se do Fator de Recordação do Profissional

Toda relação começa com uma boa impressão no primeiro contato. Não existe amor a segunda vista! A imagem que o cliente construir a seu respeito no primeiro momento será determinante. Se você foi indicado, o cliente estará ajustando a expectativa que ele tem (influenciado pelo o quê alguém disse sobre você) confrontando com a realidade do contato com você.

3. No primeiro contato com o potencial cliente apresente suas condições básicas de trabalho.

Mostre para o futuro cliente as condições elementares para que ele possa contar com o seu trabalho. Uma espécie de pré-contrato que estabelece regras mínimas para um acordo. Um parâmetro também para que o cliente possa comparar o seu escopo de trabalho com o de outros concorrentes. Nesse momento você discute formas de remuneração, responsabilidades e outros aspectos da relação prestador de serviço/cliente. Assim, a relação já começa em um clima profissional e transparente. Não importa se o futuro cliente é amigo, parente. Negócios são negócios.

4. Ganhar a confiança do Cliente é fundamental. Quando surgir uma situação de conflito (conflitos fazem parte das relações, eles sempre aparecem) o nível de confiança existente na relação com o cliente será fundamental na busca de uma solução negociada. Portanto, qualquer problema que arranhe a sua credibilidade pode abalar a confiança que o cliente deposita em você e contaminar a relação. Veja agora algumas situações freqüentes que abalam a confiança do cliente no profissional:

- Desconhecimento técnico sobre produtos e sistemas

- Promessas não cumpridas

- Fornecedores que prestam um mau serviço

- Remunerações indiretas que os Clientes "descobrem" no meio do caminho

- Não assumir responsabilidades transferindo-as para terceiros quando foi você quem fez a indicação

- Tentar enrolar o cliente quando você não sabe como resolver algum problema (é preciso ter coragem de dizer que não sabemos tudo, mas vamos pesquisar a trazer as respostas depois).

5. Lidar com clientes difíceis exige paciência e habilidade.

Clientes agressivos, vencedores, arrogantes. Muitos clientes atemorizam os profissionais. Diante do conflito sentimos medo, dor no estômago. A ansiedade provoca alterações radicais na saúde das pessoas. Aprenda uma lição: separe as pessoas do problema. Desarme o cliente agressivo. Mostre que você consegue compreender o sentimento dele. Peça para que ele fale sobre o problema. Não interrompa. Ouça com calma. Quando uma pessoa irada encontra do outro lado alguém com aparente serenidade, a atitude de agressividade tende a ser amenizada. Ele na verdade busca um adversário. Não encontrando esse adversário, o cenário muda. Se você procurou conhecer o perfil do cliente logo nos primeiros contatos, vai estar preparado para lidar com qualquer situação de conflito.

6. Prepara-se para negociar

Nunca apresente uma proposta sem que você tenha definido sua meta ideal, a meta secundária (já com concessões e trocas determinadas) e um terceiro nível com o mínimo de concessões a fazer. Muitos acordos são fechados e depois acontecem os arrependimentos. Aí, já é tarde. Parece que tudo começa a dar errado. Sem parâmetros para negociar, os profissionais tornam-se presa fácil nas mãos de negociadores do tipo vencedores.

7. Aconteça o que acontecer não se arrependa

Quando apresentar um orçamento calcule também todos os riscos envolvidos nessa operação. Não há vergonha alguma em dizer que você não consertar Pentium 100 com 64 MB de RAM e 4 GB de disco rígido. Pecado é pegar a máquina e depois descobrir que você não soube diferenciar um micro de um mico.

Bração e boa $orte,

Quemel

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- Tentar enrolar o cliente quando você não sabe como resolver algum problema (é preciso ter coragem de dizer que não sabemos tudo, mas vamos pesquisar a trazer as respostas depois).

Valeu Quemel por mais um ótimo conteúdo.

Essa parte eu acho importantíssima. É muito mais fácil ganhar confiança do cliente quando você diz que não sabe algo, do que inventar alguma coisa aproveitando-se da ignorância dele no assunto.

Pablo, se tiver um tempo, da uma fuçada também la no blog do Quemel. Acho que se ele for postar tudo aqui os moderadores vão expulsar ele do fórum kkkkk

:lol:

Voltando ao assunto na prática, então o que na verdade você quer Pablo, não é montar uma loja de informática (pelo menos por enquanto) mas sim, uma assistência técnica certo?

To gostando do tópico e olha que nem é minha área direta.

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