

Conclusões
Está claro que discos rígidos de 10.000 rpm são muito mais rápidos do que os discos de 7.200 rpm. Durante nossos testes o VelociRaptor WD3000GLFS obteve uma taxa de transferência de pico entre 11% e 55% maior e uma taxa de transferência média 68% maior do que a obtida pelo Seagate Barracuda 7200.10. Portando estamos falando de um disco rígido realmente topo de linha.
Nós montamos um sistema RAID0 com dois discos rígidos Barracuda 7200.10 de 160 GB – uma configuração que custa 1/3 do valor do VelociRaptor WD3000GLFS e resulta na mesma capacidade total – para ver como o novo VelociRaptor é se comparado com um sistema RAID0 montado com dois discos “populares”.
No SpeedDisk32 e no HDTach o nosso arranjo RAID0 obteve uma taxa de transferência de pico maior (37% e 34% maiores, respectivamente) do que a obtida pelo novo VelociRaptor. No HDTune o VelociRaptor obteve uma taxa de transferência de pico 40% maior do que a do nosso arranjo RAID0. Nosso arranjo RAID0 apresentou taxa de transferências máxima e média maiores do que o VelociRaptor no HDTach (taxa de transferência média 8% maior) e no HDTune (taxa de transferência máxima 5% maior e taxa de transferência média 8% maior), mas no SpeedDisk32 o VelociRaptor foi mais rápido do que o nosso sistema RAID0 (taxa de transferência máxima 28% maior e taxa de transferência média 8% maior).
Quando comparado a outros discos rígido, sim, o VelociRaptor é mais rápido. O problema é que você pode montar um sistema RAID0 usando dois discos rígidos de baixo custo e ter um sistema mais rápido e que custa somente 1/3 do preço (desde que você tenha uma placa-mãe com suporte a RAID, é claro).
Todavia se você é rico o suficiente para montar “o PC mais rápido do oeste” você pode montar um arranjo RAID0 com dois VelociRaptors, com certeza ele será mais rápido do que um arranjo RAID0 usando discos populares – custando, porém, seis vezes mais.
Gostaríamos mais uma vez pedirmos desculpas pelo erro que cometemos de não ter retirado o jumper de compatibilidade dos nossos discos Barracuda 7200.10, o que fez nossos resultados publicados anteriormente estarem errados. Esta é também uma boa dica: não se esqueça de remover este jumper quando estiver instalando um disco SATA-300 para que ele obtenha o seu desempenho máximo.
Respostas recomendadas