

Distribuição da Potência
Na Figura 14 você pode ver a etiqueta contendo todas as especificações de alimentação da fonte Leadership Casemod 550 W.
Essa fonte é literalmente uma comédia, a começar pelo site do fabricante original. Como você pode ver lá, todos os modelos são deliberadamente “turbinados”, rotulados a 100 W acima da verdadeira potência. Por exemplo, o modelo "KY-550ATX" é na realidade uma fonte de 450 W. O problema, porém, é que não existe no site do fabricante original nenhuma fonte com as mesmas especificações de corrente presentes na etiqueta da Leadership Casemod 550 W!
Se você pegar o modelo de 500 W vendido pela Apevia (ATX-AS500W-BL), verá que ela tem a mesma etiqueta do modelo Youg Year YP-600-AB, que é rotulada pela Youg Year como uma fonte de 500 W. Mas no site da Apevia existe um coisa interessante. Duas, na verdade. A primeira é que ao contrário do site da Young Year todas as correntes são rotuladas como “máximas”, com especificação mais baixas rotuladas como “normal”. Essas correntes “normais” seriam 20 A para a saída de +3,3 V (em vez de 28 A), 24 A para a saída de +5 V(em vez de 30 A) e 25 A para a saída de +12 V(em vez de 34 A). Mesmo assim acreditamos que estes valores não sejam reais, como discutiremos mais adiante. A segunda coisa que notamos foi um erro de grafia, onde “tolerance” foi escrito “torrance” – seria um prenúncio do que ocorrerá com a sua fonte?
Já o modelo da Leadership que compramos é rotulado como sendo de 550 W. Tanto no site do fabricante original (Sun Pro) quanto no site da Young Year não encontramos nenhum modelo que tivesse a mesma etiqueta desta fonte. E o pior, como você pode ver na Figura 14, é que a etiqueta também lista as especificações de dois outros modelos, de 600 W e de 700 W, e também não encontramos em nenhum dos sites (fabricante original e fabricantes "clones") nenhum produto com as mesmas especificações de potência desses outros modelos. Achamos que a Sun Pro simplesmente imprime qualquer coisa que quem está pagando quiser. Você quer uma fonte de alimentação de 900 W? Sem problema, eles farão uma etiqueta dessas para você.
Figura 14: Etiqueta da fonte de alimentação.
Como vimos na página anterior, os retificadores de +3,3 V, +5 V e +12 V podem fornecer, no máximo, 30 A (99 W), 30 A (150 W) e 10 A (120 W), respectivamente. Lembrando que essas são as correntes e potências máximas somente do retificador, as correntes/potências máximas que a fonte é capaz de realmente fornecer sempre é menor, pois elas dependem dos demais componentes, especialmente do transformador, das bobinas e até da espessura das trilhas da placa de circuito interno da fonte.
A diferença entre os componentes usados e os valores impressos na etiqueta é simplesmente revoltante. A Leadership rotulou as saídas de +3,3 V, +5 V e +12 V como sendo capazes de fornecer 32 A, 34 A e 36 A, respectivamente, o que é impossível de ser obtido com os componentes usados. A diferença mais absurda é na linha de +12 V (10 A/120 W vs. 36 A/432 W).
Algum leitor mais atento poderia dizer que estamos errados porque a corrente máxima informada pelos fabricantes dos retificadores é rotulada acima de 100° C e, assim, eles poderiam fornecer mais corrente a uma temperatura inferior. Até pode ser, mas nós nunca vimos até hoje uma fonte de alimentação onde a corrente máxima dos retificadores é menor do que a corrente máxima estampada na etiqueta. Aliás, normalmente é o contrário que ocorre: a corrente máxima dos retificadores é muito maior – em alguns casos o dobro – da corrente máxima rotulada.
A informação de que esta é uma fonte de 550 W é, portanto, completamente falsa. Infelizmente não temos equipamentos para testar qual é a verdadeira potência que esta fonte é capaz de entregar.
Apenas como um exercício, se somássemos as potências máximas das três saídas positivas principais teríamos 369 W. Como as saídas de +5 V e +3,3 V estão conectadas na mesma saída do transformador, não podemos simplesmente somar essas duas potências, pois uma saída limita a outra. Se considerarmos uma potência combinada de 150 W (a potência máxima teórica da saída de +5 V), teríamos aí uma potência máxima teórica total de 270 W para as tensões positivas principais. Lembrando que este é um valor teórico e na prática o limite é normalmente menor.
Outro detalhe é que esta fonte apresenta saída de -5 V, presente somente em fontes muito antigas, já que esta saída foi retirada da fonte há anos atrás.
Respostas recomendadas