Introdução
A ASUS é o maior fabricante de placas-mães do mundo, mas há algum tempo eles vêm expandindo seus negócios para outros segmentos de mercado e recentemente eles começaram a vender fontes de alimentação. O modelo que testaremos hoje é relativamente fácil de encontrar aqui no Brasil. Assim como a versão de 500 W (P-50GA) que já testamos, esta fonte é fabricada pela Delta Electronics. Será que ela tem a mesma qualidade de outros produtos da ASUS? Confira.
Figura 1: Fonte de alimentação ASUS U-65GA 650 W.
Figura 2: Fonte de alimentação ASUS U-65GA 650 W.
A U-65GA tem 15,5 cm de profundidade, ventoinha de 120 mm em sua parte inferior, circuito PFC ativo e não tem sistema de cabeamento modular.
Todos os cabos possuem uma proteção de nylon, mas esta proteção não sai de dentro da fonte, como você pode ver na Figura 2. Os cabos inclusos na U-65GA são:
- Cabo principal da placa-mãe com um conector de 24 pinos (sem opção para 20 pinos).
- Um cabo EPS12V.
- Um cabo ATX12V.
- Um cabo com dois conectores de alimentação auxiliar de seis/oito pinos para placas de vídeo.
- Dois cabos de alimentação SATA com três plugues cada.
- Dois cabos de alimentação para periféricos com três plugues de alimentação padrão e um conector de alimentação para a unidade de disquete cada.
Este modelo vem com dois plugues SATA e um conector de alimentação para a unidade de disquete a mais do que o modelo de 500 W da ASUS (P-50GA).
Os cabos são relativamente curtos, medindo 48 cm entre a carcaça da fonte e o primeiro conector no cabo e 15 cm entre os conectores, nos cabos com mais de um conector. O comprimento dos cabos pode dificultar o uso desta fonte em gabinete “full-tower” ou até mesmo em gabinetes torre média onde a fonte de alimentação é instalada na parte inferior do gabinete.
Quase todos os fios são 18 AWG. O cabo principal da placa-mãe usa fios mais grossos 16 AWG nas saídas de +3,3 V, o que é sempre bom de se ver. Isto é um avanço em relação ao modelo de 500 W, que usa fios mais finos 20 AWG no cabo ATX12V/EPS12V.
A quantidade de conectores disponíveis é suficiente para você montar um micro intermediário, mas os dois conectores de alimentação para placas de vídeo disponíveis estão instalados no mesmo cabo, o que não é a melhor configuração: é sempre melhor vê-los em cabos individuais.
Figura 3: Cabos.
Vamos agora da uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas