

Análise do Primário
Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da Cooler Master Elite Power 400 W. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos que você leia nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.
Esta fonte de alimentação usa uma ponte de retificação GBU806, que suporta até 8 A a 100°C se um dissipador de calor for usado, o que não é o caso, ou até 3,5 A a 100° C se um dissipador de calor não for usado. Em uma rede elétrica de 115 V esta fonte seria capaz de puxar até 403 W da rede elétrica; assumindo uma eficiência de 80%, a ponte permitira que esta fonte fornecesse até 322 W sem que ela queimasse. É claro que estamos falando especificamente do limite da ponte de retificação, e a potência máxima que uma fonte é capaz de fornecer depende dos demais componentes usados.
Figura 8: Ponte de retificação.
Esta fonte é baseada na obsoleta topologia de meia-ponte usando dois transistores de potência NPN 2SD209L em sua seção de chaveamento. Cada transistor é capaz de suportar até 12 A a 25° C. Infelizmente o fabricante não informa o limite de corrente a 100° C.
Figura 9: Transistores chaveadores.
Os transistores chaveadores são controlados por um controlador PWM FSP3528, que está localizado no secundário da fonte de alimentação. Como você pode ver, este circuito integrado foi renomeado pela FSP e não estamos certos de qual controlador PWM ele é derivado (a pinagem é diferente de outros controladores PWM meia-ponte de 20 pinos que conhecemos, como o SD6109 e o SG6105).
Figura 10: Controlador PWM.
Os dois capacitores eletrolíticos do circuito dobrador de tensão são da Teapo e estão rotulados a 85° C.
Vamos agora dar uma olhada no secundário desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas