Introdução
A UCP 700 W (também conhecida como RS700-AAAAA3-US) da Cooler Master usa um conversor DC-DC em seu secundário, o que significa que ela é basicamente uma fonte de alimentação de +12 V usando duas fontes menores para converter a saída principal de +12 V em +5 V e +3,3 V. Este é o mesmo princípio por trás das fontes das séries Antec Signature, Seasonic M12D e Corsair HX (750W e superiores) e pelo menos nessas outras fontes este projeto provou fornecer uma eficiência muito alta. A UCP 700 W possui certificação 80 Plus Silver, o que significa que ela oferece eficiência de pelo menos 85% em carga máxima e eficiência de pelo menos 88% durante operação normal (50% da carga). A propósito, UCP significa Ultimate Circuit Protection (ou Circuito de Proteção Máximo).
O verdadeiro fabricante das fontes da série Cooler Master UCP é a Acbel.
Como você pode ver nas Figuras 1 e 2, muita atenção foi dada ao aspecto externo da fonte, que usa um revestimento especial fazendo com que a fonte se pareça com uma peça militar.
Figura 1: Fonte de alimentação Cooler Master UCP 700 W.
Figura 2: Fonte de alimentação Cooler Master UCP 700 W.
A UPC 700 W é uma fonte pequena. Ela mede 15 cm de profundidade, possui uma ventoinha de 120 mm em sua parte inferior e circuito PFC ativo, é claro. Ela não tem sistema de cabeamento modular.
Todos os cabos são protegidos por um acabamento de nylon e todos eles saem de dentro da fonte. Os cabos são longos, medindo 50 cm entre a carcaça da fonte e o primeiro conector no cabo (o cabo ATX12V/EPS12V é mais longo, medindo 60 cm), e 14 cm entre os conectores nos cabos com mais de um conector. Todos os fios são 18 AWG, que é a bitola correta a ser usada.
Os cabos inclusos são:
- Cabo principal da placa-mãe com um conector de 24 pinos (sem opção para conector de 20 pinos).
- Um cabo com um conector EPS12V e um conector ATX12V.
- Dois cabos de alimentação auxiliares para placas de vídeo com um conector de seis/oito pinos e um conector de seis pinos cada.
- Dois cabos de alimentação auxiliares para placas de vídeo com um conector de seis pinos cada.
- Dois cabos de alimentação SATA com três conectores.
- Um cabo de alimentação para periféricos com três conectores padrão.
- Um cabo de alimentação para periféricos com dois conectores de alimentação padrão e um conector para unidades de disquete.
Apesar de esta fonte oferecer seis conectores de alimentação para placas de vídeo, existe algumas desvantagens na configuração usada. Desses seis conectores, quatro são de seis pinos e dois são de oito pinos, sem a opção para ser convertido em um modelo de seis pinos. Você não terá nenhum problema em configurar os modos SLI ou CrossFire com duas placas de vídeo, mas esses conectores limitam o tipo de placa de vídeo que você pode ter ao instalar um configuração SLI ou CrossFire de três vias: você pode usar apenas esta fonte com três placas de vídeo topo de linha se as duas primeiras tiverem um conector de seis pinos e um conector de oito pinos e se a terceira tiver dois conectores de seis pinos. Como isto provavelmente não será o caso, você precisará ou converter os dois conectores de alimentação de oito pinos em conectores de seis pinos ou um dos conectores de seis pinos em um conector de oito pinos. Em ambos os casos você precisará comprar esses adaptadores, já que a UCP 700 não vem com eles.
Além disso, os conectores de oito pinos compartilham os cabos com os conectores de seis pinos, o que não é a melhor configuração. Para o melhor desempenho cada conector deveria usar cabos individuais.
Figura 3: Cabos.
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas