Introdução
Nós já testamos vários modelos de fonte de alimentação da nacional eXtream, que são fabricados pela Super Flower. Abaixo apresentamos um resumo da situação das fontes desta marca que testamos até o momento:
- FEX-45T12 (450 W): Consegue entregar sua potência rotulada a 50° C, eficiência abaixo de 80%.
- FEX-55T28 (550 W): Não consegue entregar sua potência rotulada a 50° C, mas consegue a temperaturas mais baixas, sem queimar. Eficiência abaixo de 80% em todos os padrões de carga.
- FEX-65T28 (650 W): Não consegue entregar sua potência rotulada a 50° C, mas consegue a temperaturas mais baixas, sem queimar. Eficiência abaixo de 80% em todos os padrões de carga.
- Aurora 700 W: Consegue entregar sua potência rotulada a 50° C, eficiência acima de 80% em algumas situações.
O padrão de nomenclatura das fontes da eXtream é simples: potência rotulada sem o último zero, seguida da letra T e da configuração da ventoinha: “12” para indicar uma ventoinha de 120 mm e “28” para indicar duas ventoinhas de 80 mm.
Como será que o modelo de 380 W desta marca se sai? Será que ela usa o mesmo projeto interno de suas “irmãs”? É o que veremos neste teste. A propósito, esta fonte é também chamada SF-380P12N.
Figura 1: Fonte de alimentação eXtream FEX-38T12 de 380 W.
Figura 2: Fonte de alimentação eXtream FEX-38T12 de 380 W.
A eXtream FEX-38T12 de 380 W é uma fonte relativamente curta, com 14,5 cm de profundidade, possuindo uma ventoinha de 120 mm em sua parte inferior. Ela não possui circuito PFC, sendo baseada na topologia meia-ponte.
Nenhum sistema de cabeamento modular é usado e apenas o cabo principal da placa-mãe vem com uma proteção de nylon, que parte de dentro da fonte. Todos os fios são 18 AWG, que é a bitola correta a ser usada. Os cabos inclusos são:
- Cabo principal da placa-mãe com conector de 20/24 pinos.
- Um cabo com um conector ATX12V.
- Um cabo com um conector de seis pinos para placas de vídeo.
- Um cabo com dois conectores de alimentação SATA.
- Um cabo com dois conectores de alimentação para periféricos.
- Um cabo com dois conectores de alimentação para periféricos e um conector de alimentação para unidades de disquete.
O número de cabos é adequado para um produto “de entrada” como este, embora preferíssemos ver mais um cabo com dois conectores de alimentação SATA.
Os cabos possuem 43 cm entre a carcaça da fonte e o primeiro conector do cabo. Cabos com mais de um conector possuem 14 cm de distância entre os conectores.
Figura 3: Cabos.
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas