Análise do Primário
Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da Fortrek Gamer 350 W. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos a leitura do nosso tutorial “Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas”.
Esta fonte de alimentação usa uma ponte de retificação KBL06, cada um capaz de entregar até 4 A a 50° C. Com isso esta fonte em teoria é capaz de extrair até 460 W em uma rede elétrica de 115 V; assumindo uma eficiência de 80%, essa ponte permitiria que a fonte testada fornecesse até 368 W sem a sua queima. Claro que estamos falando apenas desse componente e o limite real dependerá de outros componentes da fonte de alimentação.
Figura 9: Ponte de retificação
Os capacitores do circuito dobrador de tensão são de 680 µF x 200 V de uma empresa chamada SC e rotulados a 85° C.
A Fortrek Gamer 350 W usa dois transistores de potência NPN KSH13009 em sua seção de chaveamento usando a obsoleta topologia meia-ponte, cada um suportando até 12 A a 25° C (infelizmente o fabricante desses transistores não disse quanto eles podem fornecer em altas temperaturas). Esses transistores são versões mais “parrudas” do popular D13007 (8 A a 25° C), que é bastante populares em fontes de alimentação de baixo custo de marcas nacionais.
Figura 10: Transistores chaveadores
Os transistores chaveadores são controlados por um circuito integrado SDC2921, que está fisicamente localizado no secundário.
Figura 11: Controlador PWM
Vamos agora dar uma olhada no secundário desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas