

Análise do Primário
Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da Green Star 550 W (LW-6550SG). Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos que você leia nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.
Esta fonte de alimentação usa uma ponte de retificação T15XB80 em seu estágio primário, que é capaz de fornecer até 15 A (a 100°C) com um dissipador de calor instalado – o que não é o caso – mas apenas 3,2 A a 25°C sem um dissipador de calor. A diferença é incrível e a Huntkey deveria ter adicionado um dissipador de calor a este componente. O limite de corrente para este componente é simplesmente muito baixo (3,2 A). Em 115 V esta fonte seria capaz de extrair apenas 368 W da rede elétrica; assumindo uma eficiência típica de 80%, a ponte permitiria que esta fonte fornecesse no máximo apenas 294 W sem queimar este componente. Claro que estamos falando apenas deste componente e o limite real dependerá de todos os outros componentes da fonte. Este é o mesmo componente usado na Huntkey Titan 650 W (Rocketfish 700 W), mas pelo menos este outro produto tinha um dissipador de calor instalado, que aumenta enormemente o limite de corrente.
Figura 10: Ponte de retificação.
A LW-6550SG usa dois transistores de potência NPN 2SC3320 em sua seção de chaveamento usando o projeto meia-ponte (“half-bridge”), suportando até 15 A a 25°C (infelizmente o fabricante desses transistores não informa o quanto eles podem fornecer a temperaturas mais elevadas). Esses são os mesmos transistores usados na Huntkey Titan 650 W (Rocketfish 700 W). Esses transistores são mais “potentes” do que os usados nas versões de 400 W e de 450 W da série Green Star do mesmo fabricante. No entanto o uso desses transistores não foi suficiente para evitar que eles explodissem (falaremos mais sobre isto em detalhes depois).
Figura 11: Um dos transistores chaveadores.
Os capacitores eletrolíticos grandes do primário são da Teapo (uma empresa taiuanesa) e rotulados a 85° C.
Respostas recomendadas