Introdução
Se você acompanha nossos testes de fontes de alimentação deve saber que dois modelos da série Green Star da Huntkey que testamos – 400 W, vendida nos EUA como Dynex 400 W, e 450 W – explodiram durante nossos testes. Por isso nós decidimos testar um modelo mais “potente”, de 550 W, para ver se ele tem o mesmo fim trágico das suas irmãs. Será que a Green Star 550 W é uma boa fonte de alimentação ou ela possui o mesmo problema de explodir como os membros da família Green Star? Confira.
Atualizado em 29/12/2008: Houve uma grande confusão na correta identificação desta fonte. Primeiro nós pensamos que ela fosse um modelo Green Star. Só que nós descobrimos que esta fonte usava o mesmo "part number" da Huntkey V-Power 550 W (LW-6550SG) e como a Huntkey não lista mais os modelos Green Star em seu site pensamos que a fonte era uma V-Power, portanto mudamos o texto para dizer que esta fonte era de fato uma V-Power. Aí com a ajuda do nosso leitor Travis Chen nós conseguimos identificar corretamente esta fonte: ela é de fato uma Green Star 550 W, como você pode ver aqui. Que tipo de empresa usa o mesmo nome para produtos diferentes? Nós recebemos um e-mail da Huntkey nos acusando de testarmos uma unidade "falsificada", já que o modelo que testamos não tinha o nome "V-Power" na etiqueta. Engraçado que a foto da V-Power 550 W no site da Huntkey também não tem esse nome impresso... Mais uma vez, como poderíamos identificar corretamente esta fonte se não há qualquer informação sobre a sua série na etiqueta, somente o "part number" LW-6550SG, que é usado por dois produtos diferentes? Isto nos faz especular se a Green Star 550 W e a V-Power 550 W não seriam internamente o mesmo produto (nós não vemos outro motivo plausível para um fabricante usar um mesmo nome em dois produtos diferentes). Nós iremos comprar uma V-Power 550 W para testá-la e esclarecer este ponto. A única diferença real que vimos entre a etiqueta da Green Star 550 W e a da V-Power 550 W é o limite de corrente para o barramento +12V1, 16 A para a Green Star 550 W e 18 A para a V-Power 550 W. Como a unidade testada tinha "16 A" para o barramento +12V1 nós descobrimos que realmente o modelo testado era uma Green Star 550 W e não uma V-Power 550 W. Outra pequena diferença entre as duas fontes é a quantidade de plugues da alimentação SATA, apenas dois na unidade testada, sendo que o modelo V-Power traz quatro. Aqui nós pedimos as nossas mais sinceras desculpas aos nossos leitores mas, mais uma vez, nós não temos uma bola de cristal e o este fabricante só complica colocando dois produtos no mercado com o mesmo "part number". Se nós nos confundimos, imagina você, um usuário comum.
A propósito, a nomenclatura usada pela Huntkey funciona da seguinte forma. "SG" significa ventoinha de 140 mm e "HG" significa ventoinha de 120 mm. Quando o modelo tem PFC passivo, a letra "P" é adicionada ao final. Portanto uma LW-6550HG seria a versão com ventoinha de 120 mm da fonte testada, enquanto que o modelo LW-6550SGP seria a versão da fonte testada com PFC passivo.
É bom lembrar que nós já testamos um modelo de uma série diferente (Titan 650 W, vendida nos EUA como Rocketfish 700 W) da Huntkey e ele sobreviveu aos testes. Portanto os problemas que tivemos com os produtos da Huntkey (fontes de alimentação que explodiram enquanto tentávamos extrair sua potência rotulada) até agora só ocorreram com os modelos da série Green Star.
Figura 1: Fonte de alimentação Huntkey Green Star 550 W (LW-6550SG).
Esta fonte tem 16 cm de profundidade, uma ventoinha de 140 mm localizada em sua parte inferior e não tem PFC ativo, o que impede que a Huntkey venda este produto na Europa. Na Figura 1 você pode ver que esta fonte tem um chaveador de seleção de tensão, recurso este normalmente encontrado em modelos sem PFC ativo.
Figura 2: Fonte de alimentação Huntkey Green Star 550 W (LW-6550SG).
Esta fonte vem com o cabo principal da placa-mãe usando um conector de 20/24 pinos e dois conectores ATX12V que juntos formam um conector EPS12V. Esta fonte ainda vem dois conectores de alimentação auxiliares para placas de vídeo usando cabos independentes, o que é excelente, um cabo contendo três plugues de alimentação para periféricos, um cabo contendo três plugues de alimentação para periféricos e um plugue de alimentação para a unidade de disquete e um cabo contendo dois plugues de alimentação SATA.
A principal desvantagem desta fonte é a presença de apenas dois plugues de alimentação SATA, que é insuficiente para os padrões de hoje. Se você tem mais de um disco rígido você precisará converter um dos plugues de alimentação para periféricos em um plugue de alimentação SATA usando um adaptador.
Todos os cabos para periféricos – incluindo os cabos de alimentação auxiliares para placas de vídeo – usam fios de bitola 20 AWG, que são mais finos do que os fios usados em outras boas fontes de alimentação na mesma faixa de potência. No entanto, os fios do cabo ATX12/EPS12V e do cabo principal da placa-mãe são 18 AWG.
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas