Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação PC Power & Cooling Silencer 750 Quad


         53.891 visualizações    Energia    8 comentários
Teste da Fonte de Alimentação PC Power & Cooling Silencer 750 Quad
Produto Recomendado

Análise do Primário

Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da PC Power & Cooling Silencer 750 Quad. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos que você leia nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.

Esta fonte de alimentação usa uma ponte de retificação GBJ1506 em seu estágio primário, que pode fornecer até 15 A (a 100°C). Como você pode ver na Figura 9 esta ponte está instalada em um dissipador de calor. Este componente está claramente superdimensionado: a 115 V ele seria capaz de puxar até 1.725 W da rede elétrica. Supondo uma eficiência típica de 80%, isso significa que essa fonte poderia entregar até 1.380 W sem que este componente queimasse. É claro que estamos falando especificamente do limite da ponte de retificação, e a potência máxima que uma fonte é capaz de fornecer depende dos demais componentes usados.

PC Power & Cooling Silencer 750 Quad
Figura 9: Ponte de retificação.

O circuito PFC ativo usa dois transistores de potência MOSFET SPW35N60C3, cada um capaz de fornecer até 21,9 A em modo contínuo a 100°C (ou 34,6 A a 25°C; veja a diferença que a temperatura faz) ou 103,8 A em modo pulsante a 25°C. Esses transistores estão localizados no mesmo dissipador de calor dos transistores chaveadores.

Na seção de chaveamento esta fonte usa dois transistores de potência MOSFET SPP24N60C3 na tradicional configuração de chaveamento direto com dois transistores. Cada transistor é capaz de suportar até 15,4 A a 100°C em modo contínuo (ou 24,3 A a 25°C) ou até 72,9 A em modo pulsante a 25°C.

PC Power & Cooling Silencer 750 Quad
Figura 10: Transistor do PFC ativo (esquerda), diodo do PFC ativo e transistores chaveadores (direita).

O primário desta fonte de alimentação é controlado pelo circuito integrado UCC28515DW, que é um controlador PFC/PWM. Este circuito integrado está localizado em uma pequena placa de circuito impresso presa à placa de circuito impresso principal.

PC Power & Cooling Silencer 750 Quad
Figura 11: Controlador do PFC ativo/PWM.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Ela custa 799 reais na WAZ, que é o importador oficial dela no Brasil.

Eu ia comentar o mesmo!

hehe

Eu ja li muitos review dessa fonte! Sempre vi q ela é considerada entre as melhores fontes que existem...

Dos teste jas feitos pelo Clube do Hardware... Tem alguma q poderia ser considerada melhor?

Queria saber se ela é silenciosa tirando toda a potencia(750W)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Com 5 anos de garantia nos EUA (na caixa do produto diz que a garantia é de 3 anos, mas esta informação não procede; lembrando que no Brasil a garantia dependerá do distribuidor – infelizmente nunca vimos no Brasil alguém honrar a garantia original do fabricante)

Acho que nunca devem ter entrado na página http://www.waz.com.br . Lá eles fornecem a garantia original do produto (neste caso 3 anos, que é o que está na caixa) para boa parte dos produtos que eles vendem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria saber se ela é silenciosa tirando toda a potencia(750W)

Como diz o teste na página 8, praticamente não se ouve a ventoinha até 750W. A partir daí ela começa a fazer bastante barulho. Porém, convenhamos: somente o mais entusiastas dos entusiasta precisa de mais de 750W de potência em um PC... Aliás, acho que só com CrossfireX de HD 3870X2 é que alguém poderia extrair mais que 750W! AhuAHuahAuh!

Só achei estranho ela possuir somente essa ventoinha de 8cm, já que muitas fontes modernas e de qualidade comparável à fonte analisada tem ventoinha de 12cm e uma grande abertura na parte de trás, para melhorar o fluxo de ar. Será que ela não esquenta muito não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa fonte deve ser boa mesmo, vocês não tem nenhuma seventeam tipo a minha pra testar ?

Ainda não entendo nada de eletrônica, mas adoraria saber se é possível fazer um monitoramento da fonte via pc ou via instrumentos de medição mesmo, tipo amperímetro e etc...seria legal ter esses dados disponíveis tipo os de temperatura do cpu, velocidade dos coolers, só falta a fonte, corrente usada, potência, acredito que seja bem complicado esse monitoramento...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa não é não. Ela é d+ mais, que fonte meu irmão. Rapaz o cara desembolsar R$ 800,00 só para uma fonte é arriscado, principalmente porque é chaveada. Sem levar em conta que não é redudante imagine se ela fosse aí era perfeição. Acho que o meu K6II 475Mhz num precisa dessa fonte não HAAAA.:D

Um dia ainda chego numa dessa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!