

Introdução
A Thermaltake Purepower 430 W NP, que também é conhecida por outros nomes como W0070, TR2-430W e XP550 NP, é uma das fontes de alimentação mais simples e baratas da Thermaltake. Neste teste nós desmontamos completamente esta fonte e a testamos para ver se ela realmente pode fornecer 430 W. Confira.
No passado nós demos uma olhada a fundo nesta fonte de alimentação quando ela ainda era chamada TR2-430W. Por conta da nossa nova metodologia de testes – que inclui muito mais detalhes e testes de carga – este é um artigo completamente novo, escrito do zero.
Figura 1: Thermaltake Purepower 430W NP.
Figura 2: Thermaltake Purepower 430W NP.
Como você pode ver, esta fonte de alimentação tem duas ventoinhas de 80 mm, uma na parte frontal e outra na parte traseira. Nós preferimos fontes de alimentação que têm uma ventoinha grande de 120 mm ou 140 mm na parte inferior, já que esta configuração oferece um melhor fluxo de ar e menor nível de ruído, já que a ventoinha pode girar com uma velocidade de rotação menor de modo a produzir o mesmo fluxo de ar de uma ventoinha de 80 mm.
A primeira coisa que você deve prestar atenção nesta fonte de alimentação é o que está escrito em sua caixa, onde a Thermaltake diz que esta fonte tem um circuito de PFC, o que não é o caso. Na verdade as letras “NP” no nome do modelo significam “No PFC”, ou em português “Sem PFC”. O PFC é opcional e está presente apenas no modelo W0069. A ausência do circuito PFC significa apenas que a Thermaltake não pode vender este modelo na Europa (leia mais sobre o PFC em nosso tutorial Fontes de Alimentação).
Figura 3: A caixa diz que esta fonte tem PFC.
Figura 4: A caixa diz que esta fonte tem PFC.
Figura 5: Fim do mistério. O PFC é opcional e não está presente no modelo testado.
No que diz respeito à eficiência, a Thermaltake diz que esta fonte tem uma eficiência mínima de 65%, que é um valor muito baixo para os padrões de hoje. Claro que mediremos a eficiência desta fonte durante nossos testes. Lembre-se que fontes de alimentação mais caras têm eficiência de pelo menos 80%. Quanto maior a eficiência, melhor – uma eficiência de 80% significa que 80% da potência extraída da rede elétrica é convertida em potência nas saídas da fonte de alimentação e apenas 20% é desperdiçada, o que significa uma conta de luz mais baixa – só para você ter uma ideia, fontes de alimentação convencionais possuem uma eficiência inferior a 70%.
Este fonte de alimentação vem com cinco cabos de alimentação para periféricos: um cabo de alimentação auxiliar para as placas de vídeo com conector de 6 pinos, dois cabos contendo tês conectores de alimentação padrão para periféricos e um conector de alimentação para a unidade de disquete, um cabo contendo três conectores de alimentação padrão para periféricos e um cabo contendo dois conectores de alimentação SATA.
Nós não gostamos da forma como os conectores para periféricos foram instalados nesta fonte. Em vez de usar a configuração tradicional onde os plugues são conectados ao longo do cabo que vem de dentro da fonte, nesta fonte de alimentação este cabo é conectado a um plugue (plugue do meio) e os outros dois plugues são conectados a este mesmo plugue. Veja a Figura 6 para entender.
Figura 6: Como os plugues para periféricos são instalados.
A quantidade de conectores é mais do que o suficiente para o usuário médio que certamente não terá mais do que dois dispositivos SATA e que está montando um micro básico com uma boa placa de vídeo. No entanto, usuários com mais de dois dispositivos SATA (ou seja, mais de dois discos rígidos), precisarão usar adaptadores caso optem por comprar esta fonte.
O cabo de alimentação principal da placa-mãe tem um conector de 20/24 pinos e esta fonte de alimentação tem um conector ATX12V, mas não possuindo um conector EPS12V.
No que diz respeito à estética, a Thermaltake usou acabamento de nylon em todos os cabos, mas esta proteção não parte de dentro da fonte.
Um problema mais sério é que os fios usados no cabo de alimentação auxiliar para a placa de vídeo e no cabo ATX12V são 20 AWG, ou seja, são mais finos do que o recomendado. Todos os outros fios são 18 AWG.
Esta fonte de alimentação é fabricada pela HEC (Compucase) e no site deles nós não encontramos nenhuma fonte de alimentação que seja idêntica à Purepower 430 W, portanto este é um modelo exclusivo fabricado apenas para a Thermaltake.
Respostas recomendadas