Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Thortech Thunderbolt Plus 800 W


     31.024 visualizações    Energia    5 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Thortech Thunderbolt Plus 800 W
Produto Recomendado

Análise do Primário

Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da Thortech Thunderbolt Plus 800 W. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos a leitura do nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.

Esta fonte de alimentação usa uma ponte de retificação GSIB2580, instalada em um dissipador de calor individual. Esta ponte suporta até 25 A a 98° C, portanto em teoria você é capaz de extrair até 2.875 W da rede elétrica; assumindo uma eficiência de 80%, a ponte permite que esta fonte forneça até 2.300 W sem a queima desse componente. Claro que estamos falando apenas deste componente e o limite real dependerá de outros componentes da fonte de alimentação.

Thortech Thunderbolt Plus 800 W
Figura 11: Ponte de retificação

O projeto do circuito PFC ativo é um pouco diferente. A Thortech Thunderbolt Plus 800 W tem dois circuitos PFC ativo, cada um conectado a uma das saídas retificadas da ponte de retificação. É por isso que existem dois transformadores no primário desta fonte de alimentação, eles são as bobinas do PFC ativo. Cada circuito PFC ativo usa um transistor MOSFET IXFH44N50P, que é capaz de fornecer até 44 A a 25° C ou até 28 A a 100° C (note o que a diferença de temperatura faz) em modo contínuo, ou até 110 A em modo pulsante a 25° C. Este transistor apresenta um resistência de 140 mΩ quando ligado, uma característica chamada RDS(on). Quanto menor esta resistência melhor, pois menos os transistores consumirão, significando maior eficiência.

Thortech Thunderbolt Plus 800 W
Figura 12: Diodos do PFC ativo e transistores

Esta fonte usa dois capacitores eletrolíticos, cada um conectado à saída de um dos dois circuitos PFC ativo. Ambos são japoneses, da Chemi-Con, e rotulados a 105° C.

O circuito PFC ativo é controlado por um circuito integrado UCC28061 (ver Figura 14).

Na seção de chaveamento outros dois transistores MOSFET IXFH44N50P são usados.

Thortech Thunderbolt Plus 800 W
Figura 13: Transistores chaveadores

Os transistores chaveadores são conectados usando um projeto chamado topologia meia-ponte ressoante, controlados por um circuito integrado L6599, que permite que o circuito PFC seja desligado quando a fonte está operando em carga leve.

Thortech Thunderbolt Plus 800 W
Figura 14: Placa de controle do primário

Vamos agora dar uma olhada no secundário desta fonte de alimentação.

Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Eu esperva que a conclusão do teste da "Thortech Thunderbolt Plus 800W" terminasse como, tipo: fonte impecável!

Contudo isso não aconteceu, pois foram constatados problemas importantes, embora ela tenha o selo de "80 Plus Gold".

Nada melhor do que as marcas consagradas.

Na minha opinião sempre serão as mais seguras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realizaram o meu sonho de consumo em matéria de fonte, na real o sonho é esse wattimetro, desde que conheci os testes de fontes do CDH eu sonhava com um equipamento desses integrado no PC, agora virou possível a compra, ou melhor, o desejo de ter um, espero que vire moda e que todas as outras marcas de fontes comecem a fazer o mesmo como opcional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!