Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Thortech Thunderbolt Plus 800 W


     31.031 visualizações    Energia    5 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Thortech Thunderbolt Plus 800 W
Produto Recomendado

Análise do Secundário

Esta fonte de alimentação usa um projeto síncrono em seu secundário, o que significa que os retificadores Schottky foram substituídos por transistores MOSFET de modo a aumentar a eficiência. Além disso, a fonte usa um projeto DC-DC no secundário, o que significa que ela é basicamente uma fonte de +12 V com as saídas de +5 V e +3,3 V sendo produzidas por duas fontes de alimentação separadas conectadas na saída de +12 V.

A saída de +12 V é gerada por quatro transistores MOSFET IXTH260N055T2, cada um capaz de fornecer até 260 A a 100° C em modo contínuo ou até 780 A a 25° C em modo pulsante, com um RDS(on) de apenas 3,3 mΩ. Os terminais desses transistores, no entanto, são limitados a 160 A. As saídas de +5 V e +3,3 V são produzidas a partir da saída de +12 V. Apenas como um exercício, se assumíssemos que toda carga fosse exclusivamente extraída da saída de +12 V, nós teríamos um limite de corrente máxima teórico de 457 A ou 5.486 W. Isto que é superdimensionamento!

Thortech Thunderbolt Plus 800 W
Figura 15: Transistores de +12 V

Normalmente fontes de alimentação que usam conversores DC-DC no secundário para gerar as saídas de +5 V e +3,3 V têm duas placas de circuito impresso separadas, uma para cada saída. Na Thortech Thunderbolt Plus 800 W, no entanto, o fabricante copiou a ideia usada pela Seasonic em suas fontes X-Series, instalando esses conversores na placa de circuito impresso do sistema de cabeamento modular.

Thortech Thunderbolt Plus 800 W
Figura 16: O conversor DC-DC

Thortech Thunderbolt Plus 800 W
Figura 17: O conversor DC-DC

Cada saída é gerenciada por um controlador PWM APW7073, usando dois transistores MOSFET APM3109NU (50 A a 25° C ou 35 A a 100° C em modo contínuo, 120 A a 25° C ou 80 A a 100° C em modo pulsante, resistência de 7,5 mΩ) e dois transistores MOSFET APM3116NU (sem documento técnico disponível).

O secundário é monitorado por um circuito integrado PS232S, responsável pelas proteções da fonte, como sobrecarga de corrente (OCP), sobretensão (OVP), subtensão (UVP) e superaquecimento (OTP). É interessante notar que este chip suporta seis canais OCP (quatro para +12 V, um para +5 V e um para +3,3 V), mas o fabricante decidiu configurar a fonte com apenas um barramento de +12 V.

Thortech Thunderbolt Plus 800 W
Figura 18: Circuito de monitoramento

No lado da solda da placa do circuito de monitoramento nós temos um microcontrolador ATmega 88, responsável pelo wattímetro digital.

Thortech Thunderbolt Plus 800 W
Figura 19: Microcontrolador para o wattímetro

Todos os capacitores eletrolíticos usados nesta fonte de alimentação são japoneses, da Chemi-Com, com alguns modelos sólidos sendo usados.

Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Eu esperva que a conclusão do teste da "Thortech Thunderbolt Plus 800W" terminasse como, tipo: fonte impecável!

Contudo isso não aconteceu, pois foram constatados problemas importantes, embora ela tenha o selo de "80 Plus Gold".

Nada melhor do que as marcas consagradas.

Na minha opinião sempre serão as mais seguras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realizaram o meu sonho de consumo em matéria de fonte, na real o sonho é esse wattimetro, desde que conheci os testes de fontes do CDH eu sonhava com um equipamento desses integrado no PC, agora virou possível a compra, ou melhor, o desejo de ter um, espero que vire moda e que todas as outras marcas de fontes comecem a fazer o mesmo como opcional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!