Introdução
No início do ano quando a NVIDIA estava promovendo sua tecnologia ESA (Enthusiast System Architecture) eles enviaram para alguns sites um gabinete Thermaltake Armor+ ESA, um sistema de refrigeração líquida Thermaltake BigWater 780e e uma fonte de alimentação Topower TOP-1100P10, e foi dessa forma que obtivemos o produto que estamos testando. Esta fonte, no entanto, nunca chegou ao mercado, mas ela é basicamente uma Tagan ITZ1100 com suporte à tecnologia ESA, e por isso neste teste também estaremos indiretamente avaliando este modelo da Tagan.
Portanto durante este teste tudo o que dissermos sobre a Topower TOP-1100P10 também é válido para a Tagan ITZ1100, exceto o suporte para ESA. A série de fontes de alimentação ePower Xscale também são baseadas no mesmo projeto, apesar de não haver nenhum modelo de 1.100 W nesta série, apenas de 1.000 W e 1.200 W.
A Topower TOP-1100P10 não tem sistema de cabeamento modular e usa duas ventoinhas de 80 mm em vez de uma única ventoinha de 120 mm ou 140 mm em sua parte inferior. Como você sabe, ventoinhas de 120 mm ou maiores na parte inferior da fonte são melhores já que oferecem um fluxo de ar maior e um menor nível de ruído.
Figura 1: Fonte de alimentação Topower TOP-1100P10.
Figura 2: Fonte de alimentação Topower TOP-1100P10.
Esta fonte de alimentação é maior do que outras fontes disponíveis no mercado, com 17,5 cm de profundidade em vez de 16 cm ou até mesmo 14 cm. Ela é, no entanto, menor do que vários produtos com a mesma faixa de potência, como a Corsair HX1000W, que mede 20 cm de profundidade.
Esta fonte tem seis cabos de alimentação auxiliares para placas de vídeo, dois usando conectores de 6/8 pinos e quatro usando conectores de 6 pinos. Quatro deles utilizam um excelente cabo com um anel de ferrite em uma das pontas para filtragem, mas os outros dois conectores compartilham o mesmo cabo. Seria melhor ver todos os seis conectores usando cabos individuais e anéis de ferrite em suas pontas.
Como placas de vídeo muito topo de linha necessitam de dois conectores de alimentação auxiliares, com a Topower TOP-1100P10/Tagan ITZ1100 você pode alimentar até três placas de vídeo muito topo de linha diretamente. Se você quiser instalar uma quarta placa de vídeo você precisará usar adaptadores para converter plugues de alimentação para periféricos em conectores de alimentação para placas de vídeo.
Figura 3: Quatro dos cinco cabos para placas de vídeo.
A Topower TOP-1100P10 tem seis outros cabos para periféricos, um com apenas um conector de alimentação padrão para periféricos, dois com três conectores de alimentação padrão para periféricos cada (sem plugue de alimentação para unidades de disquete) e três com quatro conectores de alimentação SATA cada.
A fonte ainda tem um conector EPS12V e um conector ATX12V usando cabos individuais e o conector principal da placa-mãe usa um conector de 20/24 pinos.
A fonte testada também tem um fio terra (que deve ser conectado em qualquer parte metálica do gabinete) e um conector USB para o recurso ESA (conector não disponível na Tagan ITZ1100, obviamente).
Figura 4: Aterramento e conectores ESA.
No que diz respeito à estética, todos os cabos utilizam uma proteção de nylon que parte de dentro da carcaça da fonte.
Vários fios usados nesta fonte de alimentação são mais grossos do que o normal (16 AWG em vez de 18 AWG), o que é excelente para um produto com esta faixa de potência. Os únicos fios 18 AWG são os usados nos cabos mostrados na Figura 3. Todos os outros fios são 16 AWG, incluindo os usados no conector principal da placa-mãe.
Esta fonte tem PFC ativo, o que significa que ela pode ser vendida na Europa e também tem seleção de tensão automática. A Tagan diz que sua fonte ITZ1000 tem eficiência mínima de 80%. Claro que mediremos a eficiência durante nossos testes.
Agora vamos dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas