Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Zalman ZM850-HP Plus


     38.542 visualizações    Energia    8 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Zalman ZM850-HP Plus

Análise do Secundário

Esta fonte vem com três retificadores Schottky e quatro transistores MOSFET instalados no dissipador de calor do seu secundário.

A corrente máxima teórica que cada linha pode fornecer é dada pela fórmula I / (1 - D), onde D é o ciclo de trabalho usado e I é a corrente máxima suportada pelo diodo de retificação. Apenas como um exercício, nós podemos assumir um ciclo de trabalho típico de 30%.

A saída de +12 V usa um projeto síncrono. Neste tipo de projeto o fabricante substitui os retificadores por transistores MOSFET para aumentar a eficiência. Nesta fonte, quatro transistores AOT480 são usados, cada um capaz de fornecer até 180 A 25° C ou até 134 A a 100° C em modo contínuo ou até 500 A a 25° C em modo pulsante, com um RDS(on) de apenas 4,5 mΩ.

A saída de +5 V usa um retificador Schottky STPS60L45CW (60 A, 30 A por diodo interno a 135° C, queda de tensão máxima de 0,73 V), o que nos dá uma corrente máxima teórica de 43 A ou 214 W para esta saída.

A saída de +3,3 V usa outro retificador Schottky STPS60L45CW, o que nos dá uma corrente máxima teórica de 43 A ou 141 W para esta saída.

Zalman ZM850-HP Plus
Figura 13: Transistores de +12 V e retificadores de +5 V, +3,3 V e +5VSB

O terceiro retificador Schottky é usado pela saída de +5VSB.

O secundário é monitorado por um circuito integrado PS232S. Este circuito suporta proteções contra sobrecarga de corrente (OCP), sobretensão (OVP), subtensão (UVP) e superaquecimento (OTP). Ele tem seis canais OCP (quatro para +12 V, um para +5 V e um para +3,3 V), coincidindo com a quantidade de barramentos de +12 V anunciado pelo fabricante (quatro). Nós vimos claramente os sensores de corrente (“shunts”) instalados em cada barramento de +12 V.

Zalman ZM850-HP Plus
Figura 14: Circuito de monitoramento

Todos os capacitores eletrolíticos usados no secundário são da Teapo e rotulados a 105° C.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Ela é bonita, mas não é boa e muito menos barata.

Essa passa longe das minhas recomendações, a não ser que tenha vindo uma amostra defeituosa. (se tiver vindo, tomara que o defeito não seja comum, que não se tenha uma outra série APS)

Me parece, de acordo com o Gabriel, que a Zalman está mandando uma outra ZM-850-HP Plus para ser testada.

Só falta começar a pouca vergonha de ficar enviando fontes mais parrudas para serem testadas sendo que não são elas que vão estar no mercado, como a 3r System fez com a iceage 650W.

Na minha opinião, se alguma amostra apresentar qualquer componente diferente dos modelos que vão ser comercializados o teste deveria ser invalidado pois não vai ser essa a fonte que as pessoas vão estar comprando.

Tomara que a zalman envie uma amostra identica a que vai ser vendida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após entrarmos em contato com a Zalman explicando esses resultados, eles nos enviaram uma segunda amostra do produto – afinal, poderíamos ter recebido um produto defeituoso. No entanto, a segunda amostra apresentou exatamente o mesmo problema de regulação na saída +3,3 V sendo, portanto, uma falha de projeto.

Parece que já testaram a segunda amostra e o resultado foi o mesmo. Pelo jeito a Zalman só acerta nos coolers mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que já testaram a segunda amostra e o resultado foi o mesmo. Pelo jeito a Zalman só acerta nos coolers mesmo.

Realmente golfcharlie, a segunda fonte foi enviada e testada. Eu não li o teste daqui, apenas quando ele saiu lá fora. Justamente por isso, postei a notícia incompleta.

Agora em relação as fontes da Zalman, não é bem assim, pois várias delas já foram testadas pelo CdH e foram aprovadíssimas.

A minha primeira fonte decente que eu tive foi a ZM-600-HP, depois passei para a ZM-750-HP e mais adiante a ZM-850-HP e todas sempre foram de um silêncio e desempenho muito bom. Tenho-as até hoje e estão em perfeito estado, com exceção da minha ZM-850-HP que está no pc do meu sobrinho, segurando todos aqueles jogos e mais jogos.

Agora, concordo que essa nova ZM-850-HP Plus, apesar de ter conseguido o selo de Silver (como ela entregou a sua potência rotulada, não haveria como não pegar esse selo, de acordo com a Ecos) é uma decepção por ter apresentado esse problema de regulação na saída +3,3V.

Quem sabe o teste do CdH sirva de um alerta para a Zalman, pois o teste da ZM-850-HP Plus está em quase todos os sites.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente entristecedora essa notícia... tenho uma ZM600-HP a uns 2 anos e é só alegria, nunca deu problemas e está inteira... esperava uma boa melhoria nessa nova "safra" de fontes, no cabeamento principalmente... acontece =/.

Mas uma coisa é certa, os preços aplicados nos produtos Zalman são de uma "periglitância" extraordinária para o bolso do povo tupiniquim, e concordo em não aprova-las, principalmente pelo fator custo...

...Zalman is going down :'(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...